Instituto 5 Elementos presenteia professores com a nova versão online da Coleção Consumo Sustentável e Ação

No dia 15 de outubro é comemorado no Brasil o Dia das (os) Professoras (es) e das (os) Educadoras (es) Ambientais !

 

Sabemos que atuar na área da educação é  extremamente desafiador em quase todas suas faces mas também é uma profissão que traz as melhores experiências de vida que poderíamos querer.

 

O Instituto 5 Elementos vem promovendo aprendizados, trocas e metodologias na área da  Educação para a Sustentabilidade há quase 30 anos e sempre está envolvido com as ações para  professoras (es) e educadoras (es) seja através de projetos, ações ou lives.  Nesta semana estamos na  na cidade de Careiro-AM  com atividades da Campanha Repartilhe o Brincar em parceria com a Casa do Rio auxiliando a implantação de bibliotecas comunitárias para crianças, despertando e incentivando o gosto pela leitura, o brincar  para a população local além de oferecer uma ótima ferramenta para o complemento das atividades das (os) professoras (es) da cidade e também oferecendo gratuitamente o livro do professor da Coleção Consumo Sustentável e Ação.

 

A Coleção Consumo Sustentável e Ação

A coleção Consumo Sustentável e Ação, elaborada pelo Instituto 5 Elementos, é um material pedagógico desenvolvido para o ensino e envolvimento de professores, crianças e adolescentes para a redução dos impactos gerados pelo ser humano sobre o meio ambiente. Trata-se de uma ferramenta para a inclusão da educação socioambiental na rotina escolar, em espaços educativos e comunidades.

 

Uma coleção literária (com 7 livros, um cartaz e cd) que irá conscientizar professores e os alunos mais jovens é extremamente necessária, tendo em vista os novos cenários e degradação ambiental que ocorrem no Brasil nos últimos anos. O incentivo de um consumo consciente, em que todos ao comprar buscam fazer isso de forma sustentável e sabem o destino correto de seus produtos após serem descartados é necessário para a sustentabilidade da vida.

 

O Instituto 5 Elementos e o Dia das (os) Professoras (es) e Educadoras (es) Ambientais 

Como forma de estimular a Educação para a Sustentabilidade e oferecer a oportunidade de todos terem acesso à nossos materiais, o Instituto 5 Elementos irá disponibilizar o Livro do Professor da coleção! Assim, cada professor interessado terá os meios para ensinar e estimular o consumo sustentável entre seus alunos e colegas.

 

Caso queira adquirir a coleção completa e ter uma experiência detalhada de nossos materiais, você pode fazer uma doação neste link e receber nossos livros em retorno!

 

Acesso o PDF do Livro do Professor –  Coleção Consumo Sustentável e Ação

5 Elementos participa da campanha Floresta Criativa da Pritt

Instituto 5 Elementos é selecionado pela Pritt  para ser parceiro da campanha “Floresta Criativa Pritt” ação global We Craft For Children, no Brasil Nós Criamos Pelas Crianças.

 

A proposta da campanha é trazer, de forma lúdica e pedagógica, elementos essenciais para o presente e futuro das crianças. A criação da colagem do animal preferido da floresta ou da imaginação utilizando produtos que seriam descartados  estimula a criatividade infantil e fortalece desde cedo a importância da reutilização, reuso e reciclagem. “Essa é uma iniciativa divertida, interativa e educacional, que faz o participante sentir sua colaboração diretamente para programas sustentáveis”, disse Beatriz Negrão, gerente de marca e produto da Pritt, marca de adesivos escolares e escritório da Henkel.

 

Nesta ação, cada animalzinho que for publicada com as hashtags #NósCriamosPelasCrianças #FlorestaCriativaPritt e #NósCriamosPeloInstituto5Elementos no Instagram, em conta aberta, será convertida em doações da Henkel  para o Instituto 5 Elementos. A campanha terá duração de 01 a 31 de outubro de 2021. As postagens podem ser feitas até 26 de outubro e os resultados serão divulgados em 29 de outubro.

 

“Além do desenvolvimento institucional, o projeto escolhido para apadrinhamento pelo 5 Elementos  é transformar em um curso online a premiada coleção ‘Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos’. O desenvolvimento de uma plataforma online de fácil acesso, moderna e interativa será dedicada a professores de ensino básico, estudantes e interessados no tema consumo responsável e a educação para a sustentabilidade”, destacou Mônica Pilz Borba, do Instituto 5 Elementos.

 

A campanha vai além da contribuição social e também selecionará as montagens de animais mais criativos para entrar na Floresta Criativa Pritt. As melhores criações também vão participar de uma votação no perfil da página da Pritt no Instagram. As seis criações escolhidas pela Pritt e pelo Instituto formarão três duelos. As criações mais curtidas de cada um dos três duelos serão as vencedoras e vão ganhar recriações por um passo a passo feito pelo ateliê Maria Flor @ateliemariafloroficial e postado no perfil de @PrittBrasil com a marcação do participante para que outras crianças possam fazer em casa.

 

“O Instituto 5 Elementos  com 30 anos de atuação realiza ações para promover conceitos e práticas educativas de educação para a sustentabilidade  e  os 5R´s reduzir, reciclar, reutilizar, reciclar e o repensar  trazem inspiração para a campanha “Floresta Criativa Pritt” complementa Patricia Otero Coordenadora de Projetos do 5 Elementos”.

 

A Pritt  está envolvida há anos em ações de responsabilidade social para a melhoria da qualidade da educação dentro e fora da sala de aula em todo o mundo. No Brasil, realizou parcerias com a Plan International, Instituto Ayrton Senna ,  e esse ano, com o desafio de desenvolver uma campanha para estímulo das crianças com a natureza  selecionou o Instituto 5 Elementos  para receber os recursos.

Mais uma aula do curso Mulheres e Jovens da Amazônia!

O Instituto 5 Elementos promove o curso Mulheres e Jovens da Amazônia, alinhado à Agenda 2030.

Hoje, mais uma aula de grande impacto, cujo tema  direitos da  mulher e dados dessa realidade na Amazônia,  abordou  relatos emocionantes sobre violências sofridas. A aula 5 reforçou o direito à cultura e a força da mulher.

 

Vamos votar? CECOM prorroga votação até o dia 10!

Integrante do Conselho Consultivo do Instituto 5 Elementos, Dal Marcondes, Jornalista com passagem em inúmeras editoras e Editor no Brasil do Projeto Terramérica-Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e  Desenvolvimento (PNUD) ainda,   Fundador e  diretor da Agência Envolverde- jornalismo, concorre ao premio especialista na área de sustentabilidade e saneamento.

Vamos apoiar?

https://premioespecialistas.com.br/

Instituto 5 Elementos promove a Integração e Fortalecimento das Mulheres da Amazônia

Durante 2021 o Instituto 5 Elementos vem realizando cursos on line sobre a Agenda 2030 para jovens e mulheres da Amazônia.

 

Temas como o poder da sexualidade, ciclo das mulheres, gênero e diversidade sexual, desigualdade de gênero começa na infância, direitos da Mulher e dados da realidade na AM, o que é uma política pública e como funciona a gestão pública na prática, legislação eleitoral, cotas por sexo, de reformas políticas, agroecologia conectada ao empreendedorismo e as redes sociais, degradação ambiental e pandemias, juventude e meio ambiente – programas internacionais fazem parte da formação online AGENDA 2030 Mulheres e Jovens da Amazônia promovida pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade com apoio da Bem-te-vi Diversidade e a Casa do Rio e tendo como parcerias estratégicas locais com as mulheres e jovens que atuam junto às ONGs da Amazônia – Casa do Rio e as ONGs do Pará – Instituto Zé Claudio e Maria, MMNEPA – Movimento de Mulheres do Nordeste do Pará, Saúde e Alegria e Xerimbabos.

 

A metodologia dos encontros é participativa onde assistimos vídeos com especialistas de diversas áreas do conhecimento possibilitando conversas entre as participantes sobre seus saberes e realidades locais, tecendo valores e princípios básicos para fortalecer o posicionamento de todas nós, visando transformar as realidades locais com foco na emancipação e proteção socioambiental.

 

No curso temos a participação de 17 especialistas do Brasil, sendo elas: Neise Galego Pedagoga, Palestrante, Terapeuta Tântrica, Educadora Sexual Somática, Pós Graduada em Terapia Sexual na Área da Saúde e Educação. Formada em Programação Neuro Linguística e Condutora de Círculos Femininos. Em formação em Couting Sexual. Co autora dos livros Colcha de Retalhos, O Grande Livro do Amor e do Sexo e do livro Atitude é Tudo. Rafa Ella Brites estudante de ciência política pela Unipampa, assessora parlamentar na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja-RS, transfeminista decolonial atuante em movimentos LGBTQIA+, feministas, jovens e ambientais. Mulher transvestigênere, pansexual, foi conselheira no Conselho Estadual LGBT-RS em 2017 representando o movimento Girassol, Amigos na Diversidade. Viviana Santiago negra, mulher, nordestina, professora e mãe. Faz parte da Coletiva Oniras e foi gerente técnica de gênero na Plan International Brasil, na militância pelos direitos de meninas, mulheres e da população negra. Thais Dantas Advogada, vice-presidente da Comissão de Direitos Infanto-juvenis da OAB-SP, coord. do Núcleo de Direitos da Criança e do Adolescente da Escola Superior de Advocacia de SP, e ex membro do Conselho Nac. dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pós-graduada em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina-Clacso. Bolsista do Master em Estado de Direito e Democracia Constitucional da Univ. de Genova. Silvia Maria da Silveira Loureiro escolheu a academia como ferramenta de trabalho para a defesa dos direitos humanos. Sua pesquisa é voltada às áreas de Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Constitucional. Quesia Reis engenheira florestal, diretora de programas na Casa do Rio e coordenadora do Projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Jovens de Careiro – AM7. Patricia Otero pedagoga, educadora ambiental e MSc em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Esteve como Secretária de Meio Ambiente do Município de Itu-SP por 6 anos. Experiência em implantação de políticas públicas no campo socioambiental. Coordenadora do Projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Jovens de Careiro – AM. Karine Julião Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). Márcia Álamo Advogada, Feminista, Conselheira Federal da OAB, Ex Secretária Executiva de Políticas Para Mulheres, Ex Conselheira Estadual de Política Para Mulheres do Amazonas. É voluntária da ONG  Maria Bonita é do Observatório de Candidaturas Femininas. Markelize Siqueira Feminista, Professora, Assistente Social e Mestra em Sociologia. Mônica Pilz Borba pedagoga, especialista em educação ambiental, agricultura biodinâmica e permacultura, coordenou o projeto Educação Ambiental para Agricultura Orgânica nas APAS Capivari Monos e Bororé Colônia na região sul da cidade de SP e liderança da Plataforma de Apoio a Agricultura Orgânica de SP. Coordenadora do Projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Jovens de Careiro – AM. Marina Yasbek Reia possui mestrado em Biologia (Ecologia) e doutorado em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é pesquisadora. Tem experiência com Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Maria Alexandre moradora de Careiro usa redes sociais para promover seu empreendedorismo. É Integrante do grupo Teçume da Floresta que tecem bolsas artesanais. Ex-candidata a vice-prefeita de Manaus em 2020 pelo PSOL. Adriana Vieira Lopes Médica Veterinária com Especialização em Saúde Pública e mestre em Ciências pelo Programa Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Foi gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos e de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Epidemiologia, Saúde Coletiva, Vigilância e Controle de Zoonoses com ênfase em Saúde Pública. Luciana Montenegro Valente É Advogada, formada pela Universidade Federal do Amazonas, tem mestrado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS/UnB, Mestrado em Direito Ambiental (LL.M) pela Pace University-EUA. É servidora do Ministério Público Federal-AM na área de meio ambiente. Foi Secretária Municipal de Meio Ambiente de Manaus, por 4 anos. Especialização em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Amanda Costa – Formada em Relações Internacionais e empreende o PerifaSustentavel, mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders (YCL). Tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um mundo inclusivo, colaborativo e sustentável. Ativista pelo movimento negro e justiça climática, através das redes Engajamundo, Embaixadores da Juventude da UNODC, Climate Reality Project, Global Shapers Community, United People Global. Destaque na lista Forbes under 30. Rita Teixeira Paraense da cidade de Santa Maria. Tem 50 anos, mulher negra, educadora popular e filha de agricultores analfabetos. Começou cedo ajudando seus pais e há muitos anos vive de plantar e colher: frutos, conhecimentos, saberes e experiências. É carregada pela energia das mulheres do Nordeste Paraense.

 

Na versão do 2º semestre de 2021 o curso traz  mais vozes e especialistas para compor as aulas.

 

Os encontros começaram em setembro e vão até final de novembro de 2021, acontecendo sempre as 4as feiras das 9h30 às 12h, e participam em torno de 40 mulheres e jovens da Amazônia, sendo 12 participantes da Casa do Rio que moram em Careiro e em Manaus, 10 do Instituto Zé Claudio e Maria que moram em Marabá/PA, 1 da MMNEPA – Movimento de Mulheres do Nordeste do Pará que mora em Capanema/PA, 12 do Saúde e Alegria que moram em Santarém/PA, 2 da Xerimbabos que mora em Belém do Pará, 3 mulheres de outras regiões da Amazônia e mais 4 da equipe do Instituto 5 Elementos.

 

Dessa forma o Instituto 5 Elementos vem cumprindo sua missão,  que é “Promover a transformação da sociedade por meio de práticas de Educação para a Sustentabilidade” e os valores: Respeito à vida e à diversidade; Colaboração cidadã e intersetorial; Transparência e responsabilidade mútua; Ética e criatividade.

 

Visite e curta nossas redes sociais!

Instagram: @instituto5elementos

Facebook: Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade

Linkedin: Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade

Vamos ver o que a Paz consegue fazer

Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, o Instituto 5 Elementos assinou, em conjunto com diversas organizações internacionais, o statement da Quaker United Nations Office pedindo por paz, inclusão e justiça durante esse período de pandemia. É possível ver a matéria completa em inglês no site https://quno.org/timeline/2021/9/let-us-see-what-peace-can-do mas também fizemos um resumo em português, para facilitar a leitura de todos.

 

“O COVID-19 nos mostrou a fragilidade de nossas instituições e a falha nas linhas de cooperação internacional, assim como a necessidade de uma ação unificada para o enfrentamento das mudanças climáticas. A Organização das Nações Unidas, criada em 1945, sempre teve como foco o progresso social e a melhoria na qualidade de vida da população mundial, porém esse progresso pode estar em risco devido a maneira em que a sociedade internacional responde aos desafios impostos à ela. Respostas que aumentam a violência, injustiça e exclusão somente irão causar perdas ao desenvolvimento e aumentar o sofrimento. 

 

Enquanto enfrentamos um planeta em aquecimento, devemos redobrar nossos esforços pela paz, ajudando a mediar as mudanças de poder e de recursos que serão necessárias para contornar o aumento da temperatura no planeta, prever e solucionar os conflitos relacionados às mudanças climáticas e prepara um caminho mais sustentável, pacífico e equitativo no futuro. Devemos nos dedicar às visões da Agenda 2030 de parcerias globais para atingir diversos objetivos além do decência cimento, sendo a paz o caminho e não só um objetivo. 

 

A  Quaker United Nations Office como uma organização que busca construir a paz e a justiça ao redor do mundo, pede a comunidade internacional que:

 

  • (Re)foquem sobre a paz, a justiça e a inclusão em uma situação de resposta de crises e em endereçar a emergência climática. 

A Agenda 2030 e os ODSs mostram que o ganho só é sustentável através dos esforços de todos os governos para a paz, justiça e inclusão. Sabemos que para uma resposta à crise ser eficiente, ela precisa de ser transformativa, enraizada nas necessidades das comunidades afetadas e amarrada a esforços de longo prazo. Agora, precisamos implementar essas lições em nossas ações para endereçar as causas das emergências climáticas. Todos os governos devem se unir, pedimos que os representantes entendam que nenhuma solução técnica ou política será sustentável se não for inclusiva e equitativa.

 

  • Investimento em paz

Os desafios enfrentados pelo mundo precisam de recursos significativos. Esses investimentos terão um impacto mais sustentável quando são direcionados à criação da paz, justiça e inclusão como uma parte integral de seus objetivos de saúde, econômicos e de segurança. Pedimos que os governantes promovam uma paz sustentável de longo termo para as crises. 

 

  • Priorizar a inclusão e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais

A inclusão e participação de todos é fundamental. Esse ano a exclusão das minorias aumentou e atingiu padrões sistêmicos. O desenvolvimento sustentável se baseia na inclusão e é um tópico tão importante quanto os outros. 

 

  • Afastamento de respostas securitizadoras

Em memória dos ataques de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos Estados Unidos, trouxe a guerra ao terrorismo a tona. A alta securitização e respostas violentas não são o caminho e os governos devem procurar respostas pacíficas que respeitem os direitos humanos e promovam a inclusão de todos.

2º Encontro: Mulheres e Jovens da Amazônia

No dia 08/09/2021 teve início o curso online Mulheres e Jovens da Amazônia, realizado pelo Instituto 5 Elementos com o apoio da Bem Te Vi Diversidade e Casa do Rio, e a parceria da MNEPA, Projeto Saúde e Alegria e Instituto Zé Claúdio e Maria. O principal objetivo do curso é levar para as meninas e mulheres conhecimento e ferramentas para que elas aprendam sobre si mesmas e sobre o meio que as cerca. A temática da primeira aula foi cooperação e a temática da segunda aula foi o poder da sexualidade feminina.

 

Na primeira aula do curso, as alunas puderam se apresentar e falar como e com o que iriam contribuir com o curso, além de estabalecer acordos para tornar a jornada ainda mais prazerosa. Já na segunda aula, foi possível abordar temas ligados a menstruação, prazer feminino e seus ciclos, com as mulheres contando suas inseguranças e forças que encontram em ser mulher.

 

O curso acontece toda quarta-feira, das 9h30 até as 12h, através da plataforma Zoom.

 

Concurso Captação de Recursos para o Consumo Sustentável: uma boa ideia pode ajudar o Planeta a ser mais vivo!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Estão abertas as inscrições do Concurso Captação de Recursos para o Consumo Sustentável: uma boa ideia pode ajudar o Planeta a ser mais vivo!

 

O concurso foi desenvolvido com o objetivo de potencializar o acesso e a venda dos livros da Coleção Consumo Sustentável e Meio Ambiente, garantindo o acesso de professores e alunos à qualidade da educação para a sustentabilidade em nosso país – tendo como foco o ODS 4 – Educação de Qualidade. Além disso, os fundos futuramente arrecadados serão utilizados na manutenção e criação de novos projetos do Instituto 5 Elementos.


Os três primeiros colocados receberão premiações.

1º Lugar – Receberá um certificado, a Coleção Consumo Sustentável e Ação, adesivos, uma camiseta, uma sacola reutilizável e ganhará a oportunidade de se voluntariar na implementação do plano de ação dentro do Instituto 5 Elementos.

2º Lugar – Receberá a Coleção Consumo Sustentável e Ação, adesivos, um certificado e uma menção honrosa de agradecimento.

3º Lugar – Receberá um certificado de agradecimento por ter participado e os adesivos do Instituto 5 Elementos.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro de 2021. Para mais informções ou dúvidas, entre em contato pelo email comunicacao@5elementos.org.br.

Hoje, 08/09, Webinário: Gênero e Natureza

WEBINÁRIO: Gênero e Natureza

 

O webinar  Gênero e Natureza, hoje,  8/9 às 19h será transmitido ao vivo pelo Youtube da Oca ESALQ/USP em https://bit.ly/3DlE8H7.

Os filmes abordados serão:

 

Afeto (Brasil, 2019), disponível de 8 a 10 de setembro no link https://ecofalante.org.br/filme/afeto,

Até o Anoitecer (Sérvia, Bósnia e Herzegovina, 2019), disponível de 29 de agosto a 9 de setembro no link https://ecofalante.org.br/filme/ate-o-anoitecer

 Omelia Contadina (Itália, França, 2019), disponível de 29 de agosto a 8 de setembro no link https://ecofalante.org.br/filme/omelia-contadina

A mediação será encabeçada por Lorena Guebara, gestora da @sustentabilidade.integral e conta com as convidadas:

 

 

Luciana Travassos arquiteta-urbanista, mestre e doutora em Ciência Ambiental (FAU-PROCAM-USP). Professora do Bacharelado em Planejamento Territorial e da Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território e pesquisadora do Laboratório de Planejamento Territorial, LaPlan, todos na Universidade Federal do ABC.

Mônica Pilz Borba, Educadora Ambiental, fundadora do Instituto 5 Elementos que se dedica a gestão e realização de inúmeros projetos realizados desde 1993, mestranda no PROCAM/iee

Autora de diversas publicações do Instituto 5 Elementos, desenvolvidas a partir dos projetos realizados, sempre em sintonia com políticas publicas ligadas a construção participativa de uma sociedade sustentável.

 

05 de Setembro, comemoração do nosso mais rico patrimônio ambiental !

Hoje, é o dia de celebração da  Amazônia! Apesar da incalculável riqueza ambiental, a Amazônia sofre graves ameaças. Com seus 7 milhões de quadrados sendo 5 deles em meio a florestas, habitat de inúmeras espécies, um bioma extremamente rico, sofre de grave ameaça.

 

 

0 Instituto 5 Elementos, através de nosso trabalho de Educação Ambiental e alinhados com a Agenda 2030, promove a conscientização e educação ambiental, para que crianças, jovens e adultos,  mesmo que à distância, possam em suas ações contribuir a fim de minimizar o terrível impacto ambiental por qual a Amazônia está  sendo dizimada.

 

 

O Instituto 5 Elementos faz parte do GT Agenda 2030.

 

HOJE – Mudanças Climáticas e Governança

O Presidente do Conselho Consultivo do Instituto 5 Elementos, Professor Pedro Roberto Jacobi, participa hoje com demais professores e estudiosos em mudanças climáticas e  ambientalistas, do ciclo de mesas redondas do ENNANPAS – Século XXI em Perspectiva,  que acontecerá de 05 a 08 de outubro/2021 em Campinas.

 

A referida mesa, acontece hoje às 19:00h ao vivo nos canais da ANPPAS no Youtube e Facebook.

Acesse e participe!

 

 

MapBiomas lança novas ferramentas e coleção atualizada de mapas de cobertura e uso da terra

Mapeamentos históricos das cicatrizes do fogo e da superfície da água no Brasil, além da coleção atualizada de mapas de cobertura e uso da terra, foram lançados no  mês de agosto pelo Projeto MapBiomas. O primeiro evento da série Brasil Revelado 1985-2020 foi  dia 16/08 com o lançamento da Coleção 1 do  MapBiomas Fogo. Todos os lançamentos com  apresentação e debate ao vivo no canal do MapBiomas no Youtube (@mapbiomasbrasil) e também no Facebook (@mapbiomas).

 

A Coleção 6 também chegou com novidades e aprimoramentos no mapeamento de uso e cobertura da terra no Brasil. O novo mapeamento inclui dados de 2020, ampliando a série histórica de uso e cobertura da terra no Brasil de 1985 a 2020, além de novas classes.

 

Acompanhe as transmissões:

 

Saiba mais sobre as novas plataformas:

 

MapBiomas Fogo: Iniciativa pioneira de mapeamento histórico das cicatrizes do fogo em todo o território brasileiro gera o mais abrangente banco de dados sobre áreas queimadas do País, com dados inéditos – e preocupantes. Conheça as cicatrizes deixadas pelo fogo no Brasil de 1985 a 2020.

 

MapBiomas Água: Conheça a redução da superfície de água no território brasileiro. A nova plataforma MapBiomas Água contará com dados inéditos de séries históricas mensais e anuais, de superfície de água no Brasil mapeadas com imagens Landsat, no período de 1985 a 2020.

 

“Projeto MapBiomas – é uma iniciativa multi-institucional para gerar mapas anuais de uso e cobertura da terra a partir de processos de classificação automática aplicada a imagens de satélite. A descrição completa do projeto encontra-se em http://mapbiomas.org“.

Programa Estadual de Educação Ambiental é entregue as Secretarias de Meio Ambiente e Educação

No dia 25 de agosto, durante a reunião ordinária da  Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA-SP, foi entregue  a minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental-ProEEA ao Subsecretário de Meio Ambiente Eduardo Trani e a Vanessa representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo – CIEA-SP, é instância colegiada criada pela Lei Estadual 12.780/2007 – Política Estadual de Educação Ambiental- PEEA com representantes de diversos seguimentos e o Instituto 5 Elementos esta presente neste primeiro mandato  com a finalidade acompanhar, propor  e avaliar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental.

 

No âmbito da CIEA foi criado um Grupo de Trabalho-GT com a incumbência de subsidiar a elaboração do ProEEA  dedicado ao desenvolvimento das contribuições da Comissão e seus pares para a criação do Programa Estadual de Educação Ambiental. Este processo de elaboração do Programa  durou um ano e foram realizadas dezenas de reuniões que acolheram mais de 200 contribuições ao documento.

 

Foram mais de 10 encontros promovidos pela CIEA,  Repea, Instituto 5 Elementos, Universidades, Comitês de Bacias, Órgãos Estaduais entre outros. “Há tempos  educadores incansáveis se dedicam a este processo de articulação e fortalecimento das ações e programas  de Educação Ambiental por meio da criação ou implementação de políticas públicas ambientais”, comenta Patrícia Otero.

 

O Programa Estadual de Educação Ambiental tem como objetivos específicos:

I – integrar a educação ambiental às diversas políticas públicas que organizam e regulam a vida em sociedade com vistas à formação de uma cidadania crítica e à transição para  sociedades sustentáveis no estado de São Paulo;

II – propor orientações gerais e instrumentos para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental para o conjunto do Estado e da sociedade paulista;

III -promover a ambientalização das diversas políticas públicas de modo transversal e estruturante, por meio de processos educadores e em diálogo permanente com os diversos atores e grupos  sociais.

 

Na reunião de entrega do Programa,  participantes ressaltaram a importância da incidência da EA nas diferentes politicas públicas e os processos educadores  em diálogo com orientações e instrumentos para sua  a implementação. Foi apontada também  a necessidade da articulação do ProEEA com o Plano de Ação Climática-PAC,  sendo urgente a formação na educação sobre segurança e adaptação às mudanças climáticas.

 

O Secretário Trani e a representante da Secretaria da Educação receberam a minuta do ProEEA, elogiaram  o trabalho realizado pela CIEA e levarão  às instancias do governo para os encaminhamentos burocráticos.

 

Conheça nossa história e atuação clicando aqui.

 

Últimos dias para inscrições no Curso On-line , Mulheres e Jovens da Amazônia

 

 

Você Mulher da Amazônia, não pode perder. Venha fazer parte deste curso on-line promovido pelo Instituto 5 Elementos e alinhado com os conceitos da Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável.

 

O curso tem como abordagem, saúde, empreendedorismo, meio ambiente, sexualidade e seus direitos!  Você precisa estar conosco neste movimento,  esse plano de  ação para a melhoria do planeta e a prosperidade, conhecendo e atuando  no campo de nosso Universo Feminino.

 

CURSO 

 

Quando:  de 8 de setembro a 17 de novembro todas as 4as feiras

Horário: das 9h30 às 12h (horário de Brasília).

 

Para mulheres, jovens e trans a partir de 15 anos.

 

Inscrições até 27 de agosto ou até serem preenchidas todas as vagas, por ordem de chegada.

Garanta já sua participação, preenchendo a ficha de inscrição.

Sua participação é importante, conheça mais o Instituto 5 Elementos.

 

Nossos projetos continuam durante a pandemia e,  queremos dar andamento em nosso compromisso  de promovermos  a Educação Ambiental alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável presentes na Agenda 2030.

 

Conheça as importantes ações que desenvolvemos durante esse período mas, precisamos de sua doação,  sua participação para que continuemos com nosso propósito de conscientizarmos sobre a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Saiba mais em:https://bityli.com/DkfCi

 

Inscrições Curso on line Agenda 2030 – Mulheres e Jovens da Amazônia

Um curso online do universo feminino para você mulher da Amazônia ter aprendizados sobre sexualidade, seus direitos, saúde, empreendedorismo, meio ambiente e a Agenda 2030 para estar conectada ao planeta Terra.

 

CURSO 

 

Quando:  de 8 de setembro a 17 de novembro todas as 4as feiras

Horário: das 9h30 às 12h (horário de Brasília).

 

Para mulheres, jovens e trans a partir de 15 anos.

 

Inscrições até 27 de agosto ou até serem preenchidas todas as vagas, por ordem de chegada.

Garanta já sua participação, preenchendo a ficha de inscrição.

 

 

Aulas e temas

Aula inicial 1: Apresentação do curso. Consciência da cooperação e descobrindo o viver em Comum-Unidade

 

Aula 2: Sexualidade e ciclos da mulher

 

Aula 3: Gênero e diversidade sexual

 

Aula 4: Desigualdade de gênero começa na infância

 

Aula 5: Direitos da Mulher e dados da realidade na Amazônia

 

Aula 6: O que é uma política pública e como funciona a gestão pública na prática

 

Aula 7: Legislação eleitoral, cotas por sexo e reformas políticas

 

Aula 8: Agroecologia conectada ao empreendedorismo e as redes sociais

 

Aula 9: Degradação ambiental e Pandemias

 

Aula 10: Juventude e Meio Ambiente – Programas internacionais

 

Aula 11: Encerramento

 

 

Datas dos encontros online:

 

Setembro: 8,15,22,29

Outubro: 6,13,20,27

Novembro: 3,10,17

 

Será emitido certificado de participação no curso para as que tiverem  75% de presença.

 

Dúvidas e detalhes procure a instituição mais perto de você mandando uma mensagem pelo WhatsAPP:

 

Casa do Rio – 92 98433 6547

Coletivo Xelimbabos -91 98146 9884

Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade – 11 9663 7 7816

Instituto Zé Claudio e Maria -94 98196 9760

Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA– 91 991964395

Projeto Saúde e Alegria – 93 99161 6056

 

Realização

 

 

 

 

 

Apoio

Parcerias

Coletivo Xerimbabos

 

Contato: comunicacao@5elementos.org.br

Live com Patricia Otero sobre Meio ambiente e saúde: um diálogo urgente

O Comitê de Bacias Hidrográficas Tietê Jacaré esta promovendo encontros sobre a participação social na gestão das águas.

 

Nesta quarta-feira, dia 28/07, das 19h as 20h Patricia Otero do Instituto 5 Elementos participará da  Live: Meio ambiente e saúde: um diálogo urgente.

 

“Vamos contar sobre nossa experiência  em educação ambiental  nos Comitês de Bacias no Estado de São Paulo e nossa  atuação no GT Saúde Única da CIEA-SP que vem discutindo com diversos segmentos  sobre a abordagem Saúde Única na Educação Ambiental”  comenta Patricia.

 

Esperamos por vocês.

 

Link para a live: https://www.youtube.com/watch?v=Z0HJkcETIHs

Organizações cobram fortalecimento do MPF contra crime ambiental na Amazônia

Carta enviada à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal destaca resultados da Força-Tarefa Amazônia, criada em agosto de 2018 e encerrada em fevereiro deste ano

 

DA TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL BRASIL – Cinquenta e seis organizações da sociedade civil, entre elas a Transparência Internacional – Brasil, WWF-Brasil, Human Rights Watch, Conectas, Instituto 5 Elementos e Instituto Igarapé, enviaram uma carta à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal destacando a importância do fortalecimento da atuação do MPF no combate aos crimes e à degradação ambiental na Amazônia.

 

A carta cita a preocupação das organizações com a  descontinuidade da Força-Tarefa Amazônia em fevereiro deste ano, sem haver sinalização acerca de sua renovação ou de alguma outra estrutura que pudesse substituí-la no combate às ilegalidades praticadas na região. De acordo com as organizações, além da medida representar um recuo na atuação do MPF, ela traz consigo a perda de uma ação mais coordenada e estratégica do órgão no combate a essas ilegalidades, benefícios que a Força-Tarefa proporcionava. Isso tudo em um cenário de avanço da degradação ambiental, que pode ser evidenciada pelo aumento das taxas de desmatamento e queimada no bioma, bem como pelo crescimento da exploração de madeira e garimpo ilegais.

 

As organizações também deixam claro no documento que os crimes ambientais não apenas trazem prejuízos à sustentabilidade socioambiental, mas também podem causar danos econômicos, como restrições dos produtos brasileiros no mercado internacional, fuga de investimentos e dificuldades na assinatura de acordos comerciais.

“É momento de fortalecer as estruturas que investigam e punem o crime ambiental, sobretudo no momento em que as taxas de desmatamento e queimadas batem recordes. É isso que vai colocar o Brasil na rota exigida pelo século XXI e pelos desafios da crise climática. Do contrário, estaremos na contramão do mundo, correndo o risco de ver o fechamento dos mercados internacionais para as commodities agrícolas brasileiras” explica Michel Santos, gerente de políticas públicas do WWF-Brasil.

 

O texto enviado ao MPF e ao CSMPF enfatiza que por trás dos crimes ambientais também há uma estrutura que envolve grupos organizados que realizam diversas práticas criminosas que servem de “sustentação” à ilegalidade ambiental.

Os crimes ambientais na Amazônia não ocorrem de forma isolada. Muitas vezes estão associados a práticas ilícitas como corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes, evasão fiscal, formação de milícias e assassinatos. Combater os crimes ambientais é também promover a segurança pública, a integridade das instituições e o próprio Estado de Direito. O Ministério Público Federal tem um papel fundamental nisso e precisa fortalecer a sua atuação na região” comenta Renato Morgado, gerente de Meio Ambiente e Clima da  Transparência Internacional – Brasil.

 

Recomendações apresentadas na carta – As organizações defendem que a Força-Tarefa Amazônia, que já apresentou resultados importantes no enfrentamento ao problema (foram mais de 19 operações contra crimes ambientais realizadas), seja fortalecida ao invés de ser descontinuada. No entanto, caso se mantenha a decisão pela sua não renovação, a proposta é que o MPF estabeleça uma estrutura permanente para a Amazônia, que permita maior coordenação e escala de atuação, especialmente dedicada ao combate dos crimes ambientais e da degradação ambiental, aproveitando, inclusive, da experiência da própria Força-Tarefa.

“A política de enfraquecimento das ações de fiscalização ambiental e de proteção aos territórios indígenas, intensificadas a partir de 2019, deram sinal verde às redes criminosas que promovem a destruição ambiental, muitas vezes cometendo atos de violência contra aqueles que se colocam em seu caminho. É preocupante que num momento tão crítico o Ministério Público Federal não tenha uma estrutura dedicada ao combate ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais“, afirmou Anna Livia Arida, diretora adjunta da Human Rights Watch no Brasil.

 

Independentemente do formato institucional escolhido, as entidades demandam que tal estrutura tenha os recursos humanos e materiais necessários para a sua atuação, incluindo procuradores com dedicação exclusiva. Na mesma direção, reforçam que é necessário o fortalecimento de forma ampla do MPF na região, com mais ofícios e procuradores dedicados a temas ambientais e à proteção de direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais.

 

Por fim, as organizações sugerem a manutenção e o fortalecimento de iniciativas do MPF que incidem na região, como o Amazônia Protege, que de forma inovadora permite a instauração de ações civis públicas na escala necessária para o enfrentamento do desmatamento no bioma.

 

Acesse a íntegra da carta neste link.

 

 

Sobre a Transparência Internacional – Brasil – A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença global da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas. Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções anticorrupção.

 

 

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação 

André Dayan +55 11 3817-7985   andre.dayan@cdicom.com.br

Marcia Avruch +55 11 3817-7964   marcia.avruch@cdicom.com.br

Anaísa Silva +55 11 3817-7917   anaisa@cdicom.com.br

 

Temos vaga na área de comunicação – Instituto 5 Elementos

Instituto 5 Elementos abre seleção para contratação de técnica (o)  e/ou estagiária (o)  para atuar no setor de Comunicação e Mídias Sociais alinhado a missão do Instituto e contribua com o projeto Projeto – AGENDA 2030 – Jovens e Mulheres da Amazônia.

 

Maiores informações  estão detalhadas no Termo de Referencia Comunicação.

 

Vem trabalhar com agente !

 

O Período de inscrição é até 2 de agosto de 2021.

 

Mulheres e as Ervas da Amazônia – Vamos seguir?

Essa é uma super dica do Instituto 5 Elementos. Já que estamos numa estação de maior recolhimento em virtude do frio,  por que não,  dedicarmos nosso tempo à leitura? Não deixe para depois e ajude  a  Instituição, solicitando este exemplar e mergulhe na sabedoria das informações ali contadas.

Uma publicação rica, elaborada por Mônica P. Borba fundadora do 5 Elementos e Marta Magalhães, fisioterapeuta e uma das diretoras do Instituto.

 

Mulheres e as Ervas da Amazônia

 

Este trabalho é resultante da grande coleta de informações e troca de experiências junto às Mulheres do Careiro/AM, como parte integrante do Projeto AGENDA 2030 Saúde e Saberes das Mulheres do Careiro/AM.

Lançamento do V Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030

Está chegando a hora! O lançamento nacional do V Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil será no próximo dia 12/07, às 10h, durante audiência pública no Congresso Nacional. Transmissão interativa pelo e-Democracia (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2057) e também pelo YouTube da Câmara dos Deputados (https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA).

 

Entre os nomes já confirmados estão o deputado federal Nilto Tatto, presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Ana Beatriz Martins, chefe adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil; Deborah Duprat, jurista e ex vice-procuradora geral da República; Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada do TJSP; Thomas Law, presidente da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã da OAB Nacional; e Patrícia Menezes, coordenadora da Rede ODS Brasil.

 

O Relatório Luz é a única publicação no Brasil que apresenta um panorama sobre como todos os 17 ODS estão sendo implementados no Brasil. Neste ano, todas as 169 metas da Agenda 2030 foram analisadas. Além disso, o relatório traz recomendações para o que o Brasil avance no cumprimento da agenda.

 

 

O Instituto 5 Elementos faz parte do GT Agenda 2030.

Baixar – Manual do Rio Tietê: Conhecer para Respeitar


Baixar – Guia Prático de Educação Ambiental em Parques Urbanos


Baixar – Caderneta de Apoio ao Professor – Programa de Coleta Seletiva de Plásticos

Baixar – Cartilha Responsabilidade com o Futuro: implantação de agenda 21 na Lapa – SP


Baixar – Sociedade e Natureza – Um olhar sobre o ambiente de Jandira

Baixar – Orientação para EA nas Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo


Baixar – Água no Oeste do Alto Tietê


Baixar – Centro de Educação Ambiental Villa-Lobos


Baixar – Educação Ambiental para Incentivar a Agricultura Orgânica

Baixar – Plataforma de Apoio a Agricultura Orgânica na Cidade de SP

Baixar – Manual de Mediação de Conflitos Socioambientais

Baixar – Guia de Fontes Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Baixar – Plataforma de Apoio a Agricultura Orgânica na Cidade de São Paulo

Baixar – Revista Elementar 20 anos

Para baixar Mulheres e as Ervas da Amazônia

Conheça como foi o curso on line para jovens do Amazonas

Em fevereiro de 2021 teve inicio o projeto  Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM  com objetivo de promover uma formação on-line dinâmica e interativa para apoiar a formação de um coletivo de jovens feministas das comunidades rurais e urbana da região de Careiro Castanho no Estado do Amazonas. 

 

 

As aulas ocorreram todas as 5a feiras a tarde e contemplaram os temas como: Sexualidade e ciclos da mulher, Gênero e diversidade sexual, Casamento na infância e juventude, Direitos da Mulher , O que é uma política pública, legislação eleitoral,  Agroecologia conectada ao empreendedorismo e as redes sociais, Consciência da cooperação, Degradação ambiental e Pandemias, Juventude e Meio Ambiente – assuntos que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030.

 

“Uma aula mais incrível que a outra, muito emocionante. O que achei mais interessante  que neste grupo tem mulheres diferentes e com coisas parecidas.  A união entre mulheres, os desabafos, muito rico” Nina . Para conhecer mais sobre as aulas, professoras e todas as participantes baixe o folder aqui.

 

 

 

Durante o curso  Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM as participantes receberam  em uma sacola do projeto, uma agenda de 2021, camisetas, canetinhas  e estes incríveis livros: Eu sei porque o pássaro canta na gaiola,  Heroínas Negras Brasileiras,  Ideias para Adiar o fim do Mundo,  O Grande Livro de Amor e  Sexo e Sempre foi sobre nós. 

A aluna Karina  comentou “nunca ganhei livro de ninguém, eu agradeço a vocês do curso. Eu estou lendo o livro da Maya Angelou-Eu sei porque os pássaros cantam na gaiola, muito interessante, fiquei impactada. Veio na hora certa, ajuda e estou aprendendo. Também já li o do Krenak. Me fazem muito bem as leituras”.

 

As participantes  interagiram por WhatsApp para trocas em complemento as aulas on line e  também na página do site do Instituto 5 Elementos com a gravação dos encontros  e todos os materiais das aulas.

 

O curso terminou em maio e para a aluna Claudenice “A nossa voz teve chance. Agente queria ser ouvida.  O curso mostrou que nós somos capazes”. 

 

Ao final do projeto produzimos um  vídeo com depoimentos de professoras, equipe e alunas:

 

Esta sendo planejada a reedição do curso para o 2o semestre, mais informações aqui.

 

O Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM,  é realizado pelo Instituto 5 Elementos, Casa do Rio com apoio financeiro do GT Agenda 2030 e União Europeia.

 

Para baixar o Atlas Hidrográfico do Alto Tietê

Para baixar o Caderno de Atividades Educativas do Atlas Alto Tietê

Formulário






Insira o Código: captcha

Conheça a história do Projeto Dedo Verde na Escola

Dia 23 de junho às 16:30 h, imperdível relato de um projeto encantador implementado pelo  Instituto 5 Elementos na EMEI Dona Leopoldina em São Paulo. Uma escola modelo sob a direção de Márcia Covelo Harmbach, Pesquisadora das vozes infantis, Criancista e Criançóloga  que instruída com a capacitação de Mônica Pilz Borba Fundadora do Instituto, Pedagoga e Educadora Ambiental,  vão nos contar o excelente êxito que obtiveram com as praticas de ações ambientais,  que despertaram um olhar diferenciado pelas crianças da escola.

 

Como resultado do projeto, foi elaborada a publicação Dedo Verde na Escola. Participe, um exemplar impresso, será sorteado durante a live.

Atlas Socioambiental da Bacia Sorocaba e Médio Tietê

O Atlas é uma ferramenta para a gestão e conservação dos recursos hídricos, de forma participativa, na região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Neste projeto estabelecemos uma importante parceria com a rede de Mapas Verdes, (Green Map System – GMS), uma estrutura localmente adaptável e globalmente compartilhada para a elaboração de mapas ambientais. Desta forma, nossos mapas temáticos se articulam com esta ferramenta e trazem uma nova visão sobre a região da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

 

Projeto coordenado por Patricia Otero. Parceria entre Instituto 5 Elementos, Comitê de Bacias Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê-CBH-SMT e financiado pelo FEHIDRO.

 

Download da publicação: PUBLICACAO_atlas_socioambiental-compressed

Resultado do projeto Saúde e Saberes das mulheres de Careiro – AM

Assista !

No  dia 22 de Junho às 18:00 h, teremos um ótimo encontro com Marta Magalhães e Monica Borba, autoras do livro MULHERES E AS ERVAS DA AMAZÔNIA resultado do projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia.

 

Durante a exibição da Live,  ocorrerá um sorteio para os participantes,  de um exemplar impresso do livro.

 

Serão abordadas importantes informações colhidas no Careiro,  sobre os saberes ancestrais de receitas sustentáveis,  com  as ervas da Amazônia.

 

Atlas para a Stentabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

O Instituto 5 Elementos  produziu o  Atlas para a Sustentabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê  em parceria com Fehidro,  Procam e  Editora Evoluir Cultural.

 

Essa publicação conta com uma série de mapas, textos e sugestões de atividades visando ampliar o conhecimento sobre as regiões hidrográficas brasileiras, sistemas de tratamento da água e de esgoto e como cuidar desse recurso.

 

O material contém conhecimento e apoio para as escolas de ensino fundamental II e Ensino médio,  e pode ser baixado em modelo PDF aqui  no site http://5elementos.org.br/…/atlas-hidrografico-do-alto…/

Promoção da Coleção Consumo Sustentável e Ação

 

Promoção da Coleção Consumo Sustentável e Ação.

Você recebe  3 coleções colaborando com apenas R$ 99,00.

 

 

A Coleção Consumo Sustentável e Ação é um material pedagógico voltado à redução de nossos impactos sobre o meio ambiente por meio de mudanças de atitude e estilo de vida. Trata-se de uma ferramenta para a inclusão da educação ambiental na rotina escolar, em espaços educativos e comunidades.

 

Em linguagem simples e por meio de narrativas recheadas de criatividade e bom humor, a Coleção contribui para a compreensão de temas complexos. Voltada a educadores e alunos do Ensino Fundamental I e II, apresenta conteúdos conceituais e práticos, difundindo os conceitos dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Com o objetivo de promover a cultura da sustentabilidade e estabelecer sua relação com o consumo, o primeiro volume da coletânea, dirigido ao professor, aborda temas referentes às mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e atitudes sustentáveis, além do manual de Atividades Educativas, que propõe metodologias que possibilitam um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.

 

Os seis demais volumes, voltados às crianças e jovens, trazem um enredo no qual os alunos da fictícia Escola da Vida têm a tarefa de pesquisar sobre o ciclo do papel, plástico, metal, vidro, orgânicos e resíduos perigosos. Nesse contexto, as crianças interagem com vários personagens da comunidade que apresentam novos conhecimentos e reflexões sobre de onde vêm e para onde vão os resíduos gerados neste planeta.

 

Desenvolvida pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e publicada pela primeira vez em 2009, a Coleção Consumo Sustentável e Ação foi reeditada a partir das orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, que trouxe avanços e novos desafios a serem enfrentados por todos os setores da sociedade.

 

Em 2015 a Coleção e Oficinas Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos recebeu a certificação como Prática de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos –EducaRES  concedida pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

Promoção  3 Coleções: R$ 99,00 (noventa e nove reais)

Cada Coleção sai  por 33,00 (trinta e três reais).

Clique no botão abaixo para comprar seu exemplar!

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

Sua colaboração ajuda o Instituto 5 Elementos a implantar Projetos e  promover a

 Educação para Sustentabilidade.

Encerramento do curso online AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Jovens de Careiro-AM.

 

 

Em  28/05 realizamos nossa aula de encerramento do Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM   onde contamos com a presença da professora Rita Teixeira @ritateixeira40 , com depoimentos das organizadoras que agradeceram a construção e implementação do projeto e as alunas tecendo a oportunidade de participarem, ampliando seus conhecimentos e saberes diversos.

Agradecemos a equipe da @casadorio_ , @uenobrasil , @gtagenda2030 e tods que participaram.

Esperamos continuar promovendo nossa missão de transformação da sociedade através de práticas de educação para a sustentabilidade.

 

Confira o detalhamento do projeto  das Jovens feministas no Amazonas  em AGENDA 2030 – Jovens do Amazonas

Curso Agenda 2030 aula – Juventude, Meio Ambiente e Programas Internacionais

Em 20/05 foi realizada  a 11° aula do Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM em parceria com a @casadorio_ sobre Juventudes, Meio ambiente e Programas Internacionais com Amanda Costa e Mahryan Sampaio. O encontro foi bastante participativo,  com  as alunas e interação com Amanda Costa e Mahryan Sampaio.

O Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM,  é realizado pelo Instituto 5 Elementos, Casa do Rio com apoio financeiro do GT Agenda 2030 e União Europeia.

 

Confira o detalhamento do projeto  das Jovens feministas no Amazonas  em AGENDA 2030 – Jovens do Amazonas

Encontro REPEA discute texto base do Programa Estadual de Educação Ambiental

Dia  21 de maio em encontro da REPEA com apoio do Instituto 5 Elementos, foi apresentado a pessoas e instituições o texto base do Programa Estadual de Educação Ambiental – ProEEA.

 

A CIEA-SP vem trabalhando os principais itens do Programa e este é um momento de  participação da sociedade para a construção do nosso ProEEA – Programa Estadual de Educação Ambiental.

 

Para participar seguem as orientações abaixo:

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1uV4OmZm3D70mtwncoJjVXTXO_FBF1vfN/view?usp=sharing

Documento para Discussão com pares (apresenta conceitos, objetivo, princípios e arquitetura do ProEEA).

Formulário: https://forms.gle/uuPJafVRVfLXTtg69

 

O Instituo 5 Elementos compõe a CIEA-SP como membro desde 2018.

 

Por favor, preencher o formulário até o dia 28/05.

Curso Agenda 2030 Jovens do Careiro Aula -Degradação Ambiental e Pandemias

 

Em 13/05 aconteceu a 10° aula do Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM em parceria com a @casadorio_ com as professoras Luciana Valente e Adriana Vieira, tratando sobre o tema Degradação Ambiental e Pandemias.

 

Luciana trouxe todo o histórico da Agenda Ambiental, dados  e Adriana abordou a relação da degradação ambiental com doenças e a importância da Saúde Única para este enfrentamento.

 

O Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM,  é realizado pelo Instituto 5 Elementos, Casa do Rio com apoio financeiro do GT Agenda 2030 e União Europeia.

 

Para conhecer mais sobre o projeto, temas, professoras, equipe e alunas baixe o folder aqui.

 

Convite da COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ESTADO DE SP – CIEA-SP

A CIEA-SP está em processo de elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental de São Paulo e a sua participação pelo seguimento sociedade civil, redes e grupos é muito importante. Convida a  todos que atuam no campo da EA no Estado de São Paulo para a apresentação do processo de contribuições dia 21/05 das 15h as 16h30.

 

Link de acesso: https://mla.bs/7abee36a

 

O Instituto 5 Elementos, é parceiro no CIEA com atuação de nossa Diretoria de Comunicação que coordena projetos de GT Saúde Única entre outros.

Curso Agenda 2030 – 9º aula/ Consciência da Cooperação

 

Em 06/05 realizamos a 9° aula do curso Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM em parceria com a @casadorio_ .

 

Falamos sobre Consciência da COOPERAÇÃO e Descobrindo como viver em Comum – Unidade, contamos com a presença das professoras  Carla Albuquerque, Cristina Cantergiani e Vanda Ortega  em um  momento de muita interação entre as participantes.

 

Para conhecer mais sobre o projeto, temas, professoras, equipe e alunas baixe o folder aqui.

 

Curso Mulheres da Amazônia – 2º semestre de 2021

Um curso online do universo feminino para você mulher da Amazônia ter aprendizados sobre sexualidade, seus direitos, saúde, empreendedorismo, meio ambiente e a Agenda 2030 para estar conectada ao planeta Terra.

 

CURSO 

 

Quando:  de 8 de setembro a 17 de novembro todas as 4as feiras

Horário: das 9h30 às 12h (horário de Brasília).

 

Para mulheres, jovens e trans a partir de 15 anos.

Inscrições até 27 de agosto.

Garanta já sua participação, preenchendo a ficha de inscrição.

 

 

Aulas e temas

Aula inicial 1: Apresentação do curso. Consciência da cooperação e descobrindo o viver em Comum-Unidade

 

Aula 2: Sexualidade e ciclos da mulher

 

Aula 3: Gênero e diversidade sexual

 

Aula 4: Desigualdade de gênero começa na infância

 

Aula 5: Direitos da Mulher e dados da realidade na Amazônia

 

Aula 6: O que é uma política pública e como funciona a gestão pública na prática

 

Aula 7: Legislação eleitoral, cotas por sexo e reformas políticas

 

Aula 8: Agroecologia conectada ao empreendedorismo e as redes sociais

 

Aula 9: Degradação ambiental e Pandemias

 

Aula 10: Juventude e Meio Ambiente – Programas internacionais

 

Aula 11: Encerramento

 

 

Datas dos encontros online:

 

Setembro: 8,15,22,29

Outubro: 6,13,21,27

Novembro: 3,10,17

 

Será emitido certificado de participação no curso para as que tiverem  75% de presença.

 

Dúvidas e detalhes procure a instituição mais perto de você mandando uma mensagem pelo WhatsAPP:

 

Casa do Rio – 92 98433 6547

Coletivo Xelimbabos -91 98146 9884

Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade – 11 9663 7 7816

Instituto Zé Claudio e Maria -94 98196 9760

Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA– 91 991964395

Projeto Saúde e Alegria – 93 99161 6056

 

Realização

 

 

 

 

 

Apoio

Parcerias

Coletivo Xerimbabos

Contato: comunicacao@5elementos.org.br

Jovens de Careiro no Amazonas recebem livros em apoio ao Curso sobre Agenda 2030

Em fevereiro de 2021 teve inicio o projeto  Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM  com objetivo de promover uma formação on-line dinâmica e interativa para apoiar a formação de um coletivo de jovens feministas das comunidades rurais e urbana da região de Careiro Castanho no Estado do Amazonas. 

 

 

Durante o curso  Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM as participantes receberam  em uma sacola do projeto, uma agenda de 2021, camisetas, canetinhas  e estes incríveis livros: Eu sei porque o pássaro canta na gaiola,  Heroínas Negras Brasileiras,  Ideias para Adiar o fim do Mundo,  O Grande Livro de Amor e  Sexo e Sempre foi sobre nós. 

 

Para a aluna Heidy Anny Nogueira “foi ótimo  receber a sacola com os materiais,  fora a agenda que é maravilhosa”. “Esse curso tem sido maravilhoso pra minha vida… amo ler, então será ótimo ter mais livros a disposição em casa”.

 

 

 

 

As aulas ocorrem todas as 5a feiras a tarde e contemplam os temas como: Sexualidade e ciclos da mulher, Gênero e diversidade sexual, Casamento na infância e juventude, Direitos da Mulher , O que é uma política pública, legislação eleitoral,  Agroecologia conectada ao empreendedorismo e as redes sociais, Consciência da cooperação, Degradação ambiental e Pandemias, Juventude e Meio Ambiente – assuntos que estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030.

 

Durante o curso as participantes também interagem por whasapp para trocas em complemento as aulas on line e  também tem uma página no site do Instituto 5 Elementos com a gravação dos encontros  e todos os materiais das aulas.

 

Para conhecer mais sobre o projeto, temas, professoras, equipe e alunas baixe o folder aqui.

 

O Projeto Agenda 2030 – Saúde e Saberes das jovens de Careiro-AM,  é realizado pelo Instituto 5 Elementos, Casa do Rio com apoio financeiro do GT Agenda 2030 e União Europeia.

 

 

 

 

Missao

Campanha – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Apoie esta iniciativa do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 em parceria com a Rede ODS Brasil e a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e financiamento da União Europeia.

 

Para participar, confirme presença no evento de lançamento nacional da campanha na próxima sexta-feira (23/04), às 10h, pelo canal do GT Agenda 2030 no YouTube.

 

O  Instituto 5 Elementos esta alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de fazer parte do GT Agenda 2030.

 

Campanha Repartilhe o Brincar

Estimular o brincar é essencial para processos de aprendizagem, e sabemos que nesses tempos de pandemia é fundamental apoiar o hábito da leitura, da diversão e da arte para a formação das crianças.

Pensando nisso o Instituto 5 Elementos está lançando a Campanha REPARTILHE O BRINCAR em parceria com a Casa do Rio.

Vamos arrecadar doações de livros infantis, jogos educativos em bom estado e, blocos de papel em branco e giz de cera, para enviar a crianças de 0 a 12 anos do município de Careiro-AM, que fica a 120km de Manaus.

 

A campanha teve início no Dia do Amigo, 18 de abril e durará 2 meses,  encerrando-se dia 30 de junho. Para participar é só entregar suas doações na sede do Instituto 5 Elementos – Rua Catão, 1173 – Lapa. Entre em contato por WhatsApp 11-992976321 para agendar o horário da entrega.

 

O Instituto 5 Elementos tem 29 anos de atuação se inspira nos 5R´s e os reedita para enfrentar a pandemia. Os 5R’s são: Repensar, Redistribuir, Reutilizar,  Realegrar e Repartilhar por meio da campanha REPARTILHE O BRINCAR, doando livros infantis, jogos educativos e materiais de arte (papel branco e giz de cera).

 

Para exercitar os 5R’s sugerimos as famílias selecionarem livros e jogos que não usam mais junto com seus filhos/as e os embalem reutilizando sacolas com seus dados (nome do responsável, email e/ou numero whatsApp) para que possamos enviar notícias sobre sua doação.

 

Compartilhar, doar conhecimento, cultura, diversão e educação. Tudo isso está presente nos livros e jogos. Converse com seus familiares e demonstre o quão importante é o ato de doar, e que essa atitude irá ajudar as crianças da Amazônia, um lugar tão especial do Brasil e para o nosso planeta.

 

O que pode ser doado para crianças de 0 a 12 anos

 

Livros infantis em bom estado

Jogos divertidos e educativos em ótimo estado

Bloco de papel em branco, sem linha para desenho

Giz de cera de diversos tamanhos novos

 

O que acontece após a doação

 

Temos uma equipe que analisará o conteúdo para garantir que ele vai proporcionar a melhor experiência para as crianças.

O material será separado e embalado por faixa etária e encaminhado para a Casa do Rio em Careiro-AM.

A equipe de comunicação da Casa do Rio irá registrar com fotos e depoimentos quando a doação for entregue as crianças, e a equipe do Instituto 5 Elementos irá compartilhar com os doadores via e-mail ou WhatsApp.

 

O endereço da campanha de doação é:

Rua Catão, 1173 Lapa – São Paulo-SP

Cel: 11-992976321 e e-mail: comunicacao@5elementos.org.br

 

Como ajudar mais?

 

Contribuindo com os custos do envio, tais como transporte, custos operacionais, entre outros.

Você escolhe o valor que pode doar.  Por exemplo: 1 unidade para doar  R$ 50,00  ou 10 unidades para doar  R$ 500,00

Doe aqui

 

Ou use o pix: 69101970000180

 

Mais informações: 11 9929-76321

 

O Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em 1993,  com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade. Trabalhamos em parceria com organizações públicas, do terceiro setor e privadas construindo conjuntamente projetos e soluções que orientem a consolidação de uma sociedade sustentável.

 

 

A Casa do Rio é uma instituição sem fins lucrativos que desde 2014 atua na região da BR 319, no Estado do Amazonas, com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento humano e territorial, por meio da educação integral, empreendedorismo, pratogismo feminino e de jovens e a agroecologia.

 

Muito obrigada por repartilhar o brincar !

 

Live com Advogadas: Direitos das Mulheres na Amazônia

No próximo dia 27 de Abril às 14h de Manaus e 15:00h em São Paulo, sob a mediação de Quesia Reis, Diretora de programas na Casa Rio e Coordenadora do projeto  AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia , o 5 Elementos transmitirá esta Live, com a presença das advogadas Luciana Montenegro, Marcia Álamo e Silvia Loureiro – Professora acadêmica de Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Constitucional.

 

O encontro promete salientar o importante papel das mulheres naquela região.

 

Reunião On-line do Conselho do Instituto 5 Elementos

Em 31 de março de 2021, às 18:00 h, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária pelo Instituto 5 Elementos. Em virtude da pandemia, a reunião foi efetuada On-line e assumiu a presidência da Assembleia  o Sr. Aron Belinky, vice-presidente, que convidou a associada fundadora e diretora executiva, Mônica Pilz Borba, para secretariar os trabalhos. Participaram da reunião os membros abaixo relacionados.

 

Conselho Consultivo: Presidente – Pedro Roberto Jacobi, Vice Presidente – Aron Belinky, Adalberto
Wodianer Marcondes, Célia Maria de Azevedo Mizinski, Maria Cecília Wey Brito e Rita de Cássia
Bernardo Mendonça.
Diretoria: Diretora Executiva e Associada fundadora – Mônica Pilz Borba, Diretor Superintendente –
Alan Dubner e Diretora Financeira – Marta Schutzer de Magalhães.
Associados: Patricia Otero, Eduardo Tatit Vitale, Gina Rizpah Besen e João Mauro.

Ausente justificada: Renata Junqueira Ayres Villas Boas.

 

As questões em pauta foram : 1. Relatório de Atividades de 2020; 2. Perspectivas para 2021; 3. Situação do 5
Elementos na Ecovila Águas Contentes; 4. Quadro de associados para 2021; 5. Renovação do conselho
em 2022 e 6. Aprovação do balancete 2020.

 

Os temas em questão foram  analisados. Como exemplo, foi a  área de comunicação  amplamente  intensificada divulgando as ações vivenciadas pelo Instituto 5 Elementos em 2020 que se  transformaram em
notícias postadas no site,  campanhas e divulgadas nas redes sociais como: facebook, twitter , instagram e
youtube.

 

Foram realizadas 16 LIVES com convidados muito especiais, que permanecerão vivos no acervo
digital do Instituto. Essas lives se encontram no Youtube,  e algumas neste Post.

 

Salientou-se as parcerias que o Instituto vem tecendo  e ampliando alinhadas aos 17 ODS – Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável, e da AGENDA 2030.  Com relação à esta Agenda em 2020 o Instituto iniciou a atuação na Amazônia em parceria com a Casa do Rio e a realização do projeto   AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia

Neste projeto foi elaborado e produzida a publicação “Mulheres e as Ervas da Amazônia” (impressa e On-line) e produzidos 10 vídeos educativos com receitas dos produtos da formação junto às mulheres de Careiro/AM, utilizando as ervas da Amazônia.

 

Em continuidade as ações em   Careiro foi apresentado um novo projeto com  o inicio no 1º semestre de 2021, a realização do projeto Saberes das Jovens de Careiro-AM em parceria com a Casa do Rio, alinhado à Agenda 2030 de Saúde. Tem como foco,  promover uma formação on-line dinâmica e interativa, para apoiar a formação de um coletivo de jovens feministas das comunidades rurais e urbana de jovens da Amazônia.

 

Foi aprovado  o balancete de 2020 e data para a próxima reunião definida para agosto próximo, tendo como tema entre outros  a renovação do conselho.

 

Maiores detalhes sobre nossas ações podem ser vistos no site http://www.5elementos.org.br/noticias/ .

 

 

 

 

Água de babosa – Mulheres e as Ervas da Amazônia

Mais uma incrível receita  poderosa fonte de vitamina C,  que ajuda no sistema imunológico e tem ação antiviral, antibacteriano e antisséptico.

 

Este vídeo integra  o projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia que foi realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade em parceria com a Casa do Rio.

 

 

 

 

Seja um apoiador do Instituto 5 Elementos

Carta da Sociedade Civil Brasileira ao Governo dos Estados Unidos

Um grupo de 199 organizações da sociedade civil brasileira e o Instituto 5 Elementos  publicou nesta terça-feira (6/4) uma carta ao governo americano, alertando sobre o risco que um acordo de cooperação iminente entre os Estados Unidos e o governo Bolsonaro traz para o meio ambiente, os direitos humanos e a democracia.

 

O governo de Joe Biden vem mantendo há mais de um mês conversas a portas fechadas com a administração de Jair Bolsonaro sobre meio ambiente. Um acordo entre os dois países deverá ser anunciado na cúpula sobre o clima convocada por Biden para os próximos dias 22 e 23. Fontes próximas à negociação afirmam que o acordo deve envolver transferência de recursos para o Brasil — na campanha, Biden chegou a falar em levantar US$ 20 bilhões para a Amazônia.

 

Segundo a carta, as negociações com Bolsonaro — negacionista da pandemia de Covid-19 que desmontou a política ambiental brasileira e que foi processado por indígenas no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade — colocam sob teste a narrativa de Biden, que prometeu em sua gestão lidar com a pandemia, o racismo, a mudança do clima e o lugar dos EUA na promoção da democracia no mundo. “O presidente americano precisa escolher entre cumprir seu discurso de posse e dar recursos e prestígio político a Bolsonaro. Impossível ter ambos”, afirma o texto.

 

Ainda de acordo com a carta, qualquer negociação com o Brasil sobre a Amazônia deveria envolver a sociedade, os governos subnacionais, a academia e o setor privado. E nenhuma tratativa deveria prosseguir antes de o Brasil reduzir o desmatamento aos níveis determinados pela Política Nacional sobre Mudança do Clima e da retirada dos retrocessos ambientais encaminhados pelo governo ao Congresso. “Negociações e acordos que não respeitem tais pré-requisitos representam um endosso à tragédia humanitária e ao retrocesso ambiental e civilizatório imposto por Bolsonaro” dizem as ONGs. “Não é razoável esperar que as soluções para a Amazônia e seus povos venham de negociações feitas a portas fechadas com seu pior inimigo.”

 

“O governo Bolsonaro tenta a todo custo legalizar a exploração da Amazônia, trazendo prejuízos irreversíveis para nossos territórios, povos e para a vida no planeta. Estamos unidos para mobilizar todo o apoio nacional e internacional que fortaleça as lutas pela defesa das nossas vidas e da mãe Terra. Seguimos mobilizados contra o projeto genocida que tenta nos eliminar há mais de 520 anos no Brasil e que também destrói a nossa biodiversidade. E é por isso que jamais deixamos de afirmar: Sangue indígena, nenhuma gota a mais”, disse Alberto Terena, coordenador- executivo da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), uma das organizações signatárias da carta.

 

“Quando o Cerrado, a Amazônia ou o Pantanal queimam, é o nosso povo que queima. O governo Bolsonaro faz acordos bilaterais de destruição da natureza que não cumprem o que está na Constituição; ele não respeita e não demarca nossos territórios. Mesmo neste momento de pandemia, em que não podemos enterrar nem chorar nossos mortos, Bolsonaro continua a querer nos derrotar, destruindo nossa biodiversidade”, declarou Biko Rodrigues, articulador nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).

 

“O Brasil é hoje um país dividido. De um lado, estão os indígenas, quilombolas, cientistas, ambientalistas e pessoas que atuam contra o desmatamento e pela vida. De outro, está o governo Bolsonaro, que ameaça os direitos humanos, a democracia e coloca em risco a Amazônia. Biden precisa escolher de que lado ficará”, afirmou Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima.

 

Informações para imprensa
Solange A. Barreira – P&B Comunicação
solange@pbcomunica.com.br
+ 55 11 9 8108-7272

Claudio Angelo – Observatório do Clima

claudioangelo@observatoriodoclima.eco.br

+55 61 9 9825-4783