Projeto Agenda 2030, traz o tema Solidariendade e Direitos da Mulher no Amazonas

 

Hoje foi realizado o 8 Encontro do Curso Agenda 2030 – Mulheres e Jovens e  tivemos  a participação de cerca de  23 alunas de Careiro Castanho e Parque das Tribos.

 

A facilitadora  Dra. Flavia Melo antropóloga, ofereceu a oportunidade para aprofundar os desafios para mulheres a que vivem no Amazonas acessarem seus direitos como: como atendimento da saúde, denuncia a violência doméstica, direito a mobilidade,  proteção social e endividamento dos idosos entre muitos outros.

 

Durante o encontro foi dialogado com as participantes sobre os equipamentos para o atendimento como a delegacia, centros de acolhimento e assistência, que na região de  Careiro Castanho são difíceis de acessar. Muitas vezes os Conselhos Tutelares-CT´s tem atendido  denuncias e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes e famílias.  Os CT´s Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.  E aplica as medidas protetivas pertinentes a alguns casos. Já os  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)  são  unidades públicas da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco e em Careiro  acolhem  mulheres e meninas  que tem seus direitos violados.

 

O grupo de mulheres presentes no encontro quer  ter e/ou  criar novas formas de “nos proteger para acessar as informações de como funcionam os equipamento que asseguram os diretos das mulheres,  os programas benefícios por exemplo”.

 

A travessias para Manaus e outras cidades  vem causando dificuldades e muitos desafios a cada uma.

 

Dia 28/09/22 a ponte do quilômetro 12 da BR-319 desmoronou e diversos veículos caíram no rio. Há 6 vitimas e um senhor desaparecido. Desde então, a comunidade vem sofrendo em decorrência da interdição do trecho.

Neste encontro muitas mulheres relataram que estão com muitas dificuldades nas travessias adaptadas, sejam por terra ou balsa.

Ingrid, uma participante do curso  afirma que no dia anterior a aula precisou ir para Manaus por motivos de saúde e foi necessário uma caminhada de 2 kilometros. Após essa caminhada, que foi acompanha de altas temperaturas características da região, ela teve febres que duraram até o próxima dia. Já a participante  Cheila que faz doces deliciosos,  compartilhou conosco que ela, foi se tratar  em Manaus e deste a tragégia não consegue voltar  para Careiro onde mora.

As alunas que estavam presentes na aula compartilharam que precisam sair da cidade para irem até a capital mas todas as aconselharam a ficarem em Careiro devido às muitas dificuldades que existem no percurso. Além disso, esse caminho é ainda mais difícil para idosos, pessoas com alguma deficiência física e mulheres que possuem filhos ou filhas pequenas.

A mobilidade é promoção da cidadania, da inclusão social e da qualidade de vida e a ineficiência de ações e políticas públicas que assegurem o acesso  das  mulheres  à Manaus, ou qualquer outra comunidade  é um  direito primordial que esta sendo violado.

Constituição Federal de 1988 efetivou o direito de ir e vir, expresso no artigo 5º – XV, garantindo a liberdade de todo o cidadão de se locomover, seja nas cidades ou por todo o território nacional, não podendo Estados e Municípios de forma arbitrária restringir essa liberdade.

 

Ao final  o grupo conclui que “espaços de solidariedade, proteção e acolhimento  de mulheres com mulheres  como este curso , traz mais segurança e aconchego.”

 

O projeto  Curso Agenda 2030 – Mulheres e Jovens é realizado pelo Insitituo 5 Elementos, Casa do Rio e conta com o apoio do Fundo Casa.

 

ponte destruída

 

Noticias sobre a ponte

 

 

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio