AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro-AM

Mulheres da Amazônia tem muito a nos ensinar, pois suas histórias de vida estão recheadas de conhecimento ancestral das nossas florestas amazônicas. As mulheres nas áreas rurais da Amazônia são em sua maioria mães, donas de casa, agricultoras, curandeiras, parteiras ou agentes de saúde; tendo uma rotina diária de muito cuidado para as famílias e comunidades, por meio de uma realidade do trabalho manual e pesado, com ausência de tempo para se cuidarem como merecem.

 

A ideia do projeto surgiu das necessidades das mulheres da região do Careiro, que ficaram evidentes a partir de diversas ações comunitárias realizadas pela ONG Casa do Rio. O município fica ao lado do trecho Norte da rodovia BR-319, que se tornou uma das regiões da Amazônia mais ameaçadas pelo aumento da degradação ambiental, da ocupação desordenada e de graves problemas sociais. A partir dessa constatação, o Instituto 5 Elementos se uniu à ONG, para montar o projeto que atendesse às demandas, trazendo o know-how de 28 anos do Instituto na realização de cursos de formação, com foco na transformação e ampliação da consciência socioambiental, em sintonia com os princípios da educação para a sustentabilidade.

 

“O cerne desse processo é valorizar o cuidar. O cuidar vem do feminino. E cuidar dos saberes é importante também para cuidar do corpo, para cuidar das pessoas, dos filhos, da comunidade. Esses cuidados estão sempre ligados à valorização e o conhecimento da natureza e das ervas de cada bioma brasileiro, no caso aqui, da Amazônia” explicou  Mônica Pilz Borba, pedagoga especialista em Educação Ambiental, que ao lado de Marta Schutzer Magalhães,  fisioterapeuta especialista em medicina Ayurvedica e Fitoterapia, forma a equipe de facilitadores do projeto pelo Instituto 5 Elementos.

 

Os principais focos são resgatar, atualizar e disseminar o conhecimento sobre o uso das ervas medicinais da Amazônia, dando ênfase aos cuidados referente à saúde da mulher e da família. E ainda empoderar essas mulheres para aprimorar a diversificação da manufatura artesanal de seus produtos para a saúde, bem-estar e beleza, tanto para uso pessoal, como familiar ou junto à comunidade onde atuam, estimulando a comercialização por meio da economia solidária.

 

Além de abordar os saberes sobre as ervas da Amazônia, as oficinas vão tratar de temas como os direitos das mulheres, economia solidária e educação sexual. Assuntos que estão em consonância com quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030, definida pelo Brasil e outros 192 países, num acordo na ONU, sendo eles: ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de gênero e ODS 15 – Vida terrestre.

 

Nessa formação também serão realizadas dinâmicas, rodas de conversas e apresentação de filmes e documentários, além da montagem de três hortas de ervas medicinais em diferentes comunidades e um laboratório na cozinha da ONG Casa do Rio, para que as participantes continuem se encontrando e produzindo sabonetes, pomadas, unguentos, xaropes, óleos de cura, repelentes, e todos os produtos úteis à realidade da comunidade local.

 

Foi dentro desse contexto que o Instituto 5 Elementos e a Casa do Rio ofereceram nesse em 2020 a formação Agenda 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres do Careiro/AM, apoiada financeiramente  do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da AG2030, União Europeia, Associação Bem-Te-Vi Diversidade, AWI Superfoods e a Secretaria de Cultura de Careiro Castanho-AM.

 

Os encontros com as 29 mulheres aconteceram em março e novembro de 2020 na sede da Casa do Rio na cidade de Careiro Castanho com 6.092 km², localizado a 102 quilômetros de Manaus, na BR-319, que além das belezas naturais, tem como destaque o cultivo do cupuaçu. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas do município, que tem uma população estimada em 30 mil habitantes.

 

Nesse ano de pandemia essa formação resgatou diversos conhecimentos sobre o uso medicinal das ervas para aumentar a imunidade e valorizar a alimentação saudável, entre ostros temas de fundamental importância tal como os Direitos das Mulheres, Violência contra a Mulher, Educação Sexual, Economia Solidária, Princípios da Agroecologia, Empreendedorismo.

 

Além da formação foi publicado o livro Mulheres e as Ervas da Amazônia os 10 vídeos educativos mostram como se produz pasta de Cúrcuma com Gengibre; água de Babosa; máscara facial com pó de Açaí e/ou farinha de Arroz; pomada de Copaíba e Andiroba; batom orgânico; xarope de abacaxi com ervas; desinfetante de limão; repelente natural; sabonetes naturais e como montar um minhocário e estão disponíveis no canal do Youtube do Instituto5Elementos.

 

Você pode acessar o folder da terceira edição do curso clicando nesse link.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio