Agenda 2030 – Mulheres da Amazônia

Finalizamos  em novembro de 2023 o curso Agenda 2030-Mulheres da Amazonia,  com 35  mulheres de Careiro-AM e Manaus- AM e que teve  foco nos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS.

 

Em 12 encontros o curso, trouxe o dialogo sobre o direto das mulheres e a sua força, educação, meio ambiente, mudanças climáticas  e em especial  a redução das disiguladades de genero.

 

Muitos encontos foram  um “canal de escuta” comentou uma participante tendo as mulheres no centro das discusões.

Gênero e Diversidade Sexual foi um tema aprofundado pela professora Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas Dra. Lidiany Cavalcante especialmente nas áreas de Direitos Humanos, Gênero e  Diversidade Sexual.

 

 

Já a professora Thais Dantas trouxe dados sobre a  desigualdade de gênero desde a infância. No encontro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Gênero e Mudanças Climáticas convidamos 2 especialistas do PNUD, Ismália e André que reforçaram que em  “cenário de desigualdades, a Agenda 2030 e seus ODS são o caminho para  reconstrução de um mundo melhor, sem deixar ninguém para trás”.

 

O que é uma política pública e como funciona a gestão pública na prática foi um encontro facilitado por Patricia Otero e Karine Julião da FGV sobre a participação das mulheres na elaboração e implantação de políticas públicas especialmente  para mulheres, nesta aula dialogamos sobre a inclusão de representantes de povos tradicionais, raça diversas e gênero.

O tema  Legislação eleitoral, cotas por sexo, e reformas políticas, foram apresentados por Dra. Márcia Álamo passando por  leis nacionais, as conquistas até agora  e o histórico de muitas mulheres que lutaram por direitos.

 

O Encontro sobre empreendedorismo social teve como professora Anamaria Schindler da Ashoka e  incentivou as participantes a se reconhecerem como empreendedoras, como Dona Cheila que comercializa  suas deliciosas geleias e biojoias e a oficina da  Ingrid sobre bolos  “foi um momento de escuta da vida delas, das dores e das alegrias”.

 

O encontro presencial, Mulheres Liderando as Ações Climáticas contou com atividades práticas em Careiro-AM que possibilitaram maior entrosamento e reflexão sobre  o lugar que cada uma delas vivem e como já vem enfrentando às Mudanças Climáticas . O  seminário presencial foi  facilitado por Heidy Anny e Mariana Cohen da Casa do Rio nossa parceira local.

 

Já no último encontro tivemos a parceria com o Observatório do Clima, e Joci Aguiar do GT Gênero  e Clima, contou sobre sua trajetória no Acre,  a participação das mulheres na COP 27, e incentivo para que este grupo do curso Agenda 2030 continue como rede e se fortaleça.

 

Patricia Otero, coordenadora do projeto destaca que “nos diálogos,  atividades em salas, o autocuidado foi fortemente expressado pelas participantes, gerando apoio e acolhimento”.

 

Todas as participante receberam uma sacola, camiseta e publicções sobre os temas dos encontros. Além disso há uma página no site do 5 Elementos com as apresentações das professoras, publicações, fotos  e videos.

 

Mel Farias conta como foi para ela estar neste grupo  “para mim cada dia de curso era muito especial, pois além de termos as convidadas (professoras) com as temáticas,  tivemos também as experiências de cada participante. Assim pudemos conhecer diversas realidades vividas por essas mulheres. Tivemos relatos muito íntimos e profundos, onde percebi que aquele espaço se tornava um espaço de confiança para   aquelas mulheres. Foram momentos cheios de emoção, e finaliza ” hoje compreendo que a mudança climática tem um grande impacto nas mulheres, principalmente quando fazemos um recorte de raça e classe”. 

 

Ao final nos foi entregue esta gentil  Moção de Aplausos:

Para essa edição do curso, contamos com a parceria da Casa do Rio, apoio do Fundo Casa Socioambiental, da embaixada da França e da GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action)  contemplado dentro da chamada “Mulheres Liderando a Ação Climática”.

Para saber de todas a edições dos Cursos Agenda 2030 – Mulheres da Amazonia  clique aqui.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio