História
-
2022
Projeto AGENDA 2030 – Mulheres e Jovens da Amazônia
No 2o semestre foi realizado o Curso para mulheres e jovens de Careiro-AM e Parque das Tribos em Manaus.
Para essa edição, contamos com o apoio do Fundo Casa Socioambiental, da embaixada da França e da GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action) e foi contemplado dentro da chamada “Mulheres Liderando a Ação Climática”.
Foram 12 encontros em ambiente de aprendizagem a distância com especilistas de varios temas e um seminário presencial em Carareiro-AM. As participantes receberam diversas publicações sobre os temas genero, direito das mulhers, empreendedorismo, objetivos de desenvolvimento sustentável, trazendo as mudanças climáticas como tema norteador.
Para saber mais clique aqui.
-
2021
Projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Jovens de Careiro – AM
Em fevereiro teve inicio o Projeto Agenda 2030 Saúde e Saberes das jovens de Careiro em parceria com a Casa do Rio, GT Agenda 2030 e União Européia. São 12 aulas on line em ambiente de aprendizagem a distância e 3 lives e muito conteúdo e publicações que conectam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a força e o direito das Mulheres. Folder do curso.
Na versão do 2º semestre de 2021 o Curso Agenda 2030 Mulheres da Amazônia trouxe mais vozes e especialistas para compor as aulas. Os encontros foram de setembro a novembro e participaram em torno de 40 mulheres e jovens da Amazônia, de Careiro, Manaus, Instituto Zé Claudio e Maria que moram em Marabá/PA, 1da MMNEPA – Movimento de Mulheres do Nordeste do Pará e do Saúde e Alegria que moram em Santarém/PA. Folder do curso.
Observatório do Clima
Passamos a integrar o Observatório do Clima-OC uma rede de organizações da sociedade civil para discutir mudanças climáticas. O OC coordena o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), promove encontros com especialistas na área, além de articular os atores sociais para que o governo brasileiro assuma compromissos e políticas públicas sobre mitigação e da adaptação à mudança do clima.
-
2020
Saúde e Saberes das Mulheres do Careiro – AM
Iniciamos a atuação na Amazônia em parceria com a Casa do Rio com a realização do projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro-AM. Elaboramos e produzimos a publicação “Mulheres e as Ervas da Amazônia” impressa e on-line e produção de 10 vídeos educativos com receitas dos produtos da formação junto às mulheres do Careiro, e utilizando as ervas da Amazônia.
Lives de Educação para a Sustentabilidade
Produzimos e promovemos conversas em 16 lives com conteúdos de Educação para Sustentabilidade. Os convidados expressivos, de diversos seguimentos, contribuíram significativamente para esclarecimento e troca de saberes.
GT Saúde Única e GT Educação Ambiental
Como membros da CIEA-SP participamos de 10 encontros on-line, do GT Saúde Única e GT Programa Estadual de Educação Ambiental que gerou contribuições para os dois temas
-
2019
Virada Sustentável
Participação na Virada Sustentável – Fala Sampa, no espaço Unibes Cultural e a promoção de atividades gratuitas sendo o Bingo dos Reinos Mineral, Vegetal e Animal temas que instigaram os participantes como a biodiversidade da floresta, detalhes sobre alguns animais da fauna e tantas belezas Brasileiras.
Prêmio 2030
Apoiamos o desenvolvimento do Prêmio Desafio 2030 (1ª , 2ª e 3ª edição), que selecionou bons projetos de escolas que estejam conectados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
GT Agenda 2030
Iniciamos como membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade. Todas as nossas ações educadoras orientadas pelos princípios expressos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
-
2018
Tenda Socioambiental
Com o objetivo de levar atividades educativas com as temáticas socioambientais percorremos 127 cidades pelo interior e litoral de São Paulo e atendemos 26.193 pessoas entre julho a outubro de 2018 em parceria com a Carrapeta Produções e com a entidade Seja Digital.
-
2017
Prêmio de Responsabilidade Socioambiental
Prêmio Destaque Responsabilidade Socioambiental 2017 reconhece a contribuição do Instituto 5 Elementos para a cidade de São Paulo.
Prêmio Desafio 2030
Apoiamos o desenvolvimento do Prêmio Desafio 2030 (1ª e 2ª edição), que selecionou bons projetos de escolas que estejam conectados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Reconectta e, a Virada Sustentável de São Paulo.
-
2016
Viveiro educador na Ecovila Águas Contentes
Apoiamos a construção do viveiro de mudas no Centro de Educação Ambiental da Ecovila Águas Contentes.
Festival Reverbere
Em parceria com o Cineclube Socioambiental Crisantempo e a UMAPAZ – Universidade de Meio Ambiente e Cultura de Paz realizamos o Festival Reverbere, que teve como objetivo disseminar a permacultura, valorizando seus princípios fundamentais: cuidar da Terra, cuidar das pessoas e compartilhar os excedentes. O festival promoveu exibição de Documentários e Ações Educativas e Culturais, com a participação de mais de 1.000 pessoas.
-
2015
Prêmio Milton Santos
O projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa realizado pelo Instituto 5 Elementos, recebeu uma menção honrosa do Prêmio Milton Santos em junho de 2015.
Concurso Geração Sustentável
O concurso Geração Sustentável para jovens do 8º e 9º anos (ensino fundamental) das escolas públicas, orientou o desenvolvimento de vídeos sobre tema água em 17 cidades brasileiras nas áreas de influência da empresa InterCement.
Atlas para a Sustentabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
Lançamento da publicação Atlas para a Sustentabilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – Uma aventura pelos seus recursos naturais, traz o retrato da situação das águas na Bacia Hidrográfica mais complexa e adensada do nosso País, tendo seu conteúdo voltado ao público juvenil, professores e técnicos da área ambiental. Disponível para download.
-
2014
Plataforma de Agricultura Orgânica na cidade de São Paulo
Lançamento da Plataforma de Agricultura Orgânica na cidade de São Paulo em parceria com o Instituto Kairós e AAO – Associação de Agricultura Orgânica e mais 40 entidades apoiadoras.
Projeto Consumo Sustentável e Ação na Lapa é um sucesso
Instituto 5 Elementos finaliza o projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa, que contribuiu com a melhoria da gestão dos resíduos na cidade de São Paulo, em parceria com a Subprefeitura Lapa e outras 40 instituições da região, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para aterro e aumentando os que vão para as centrais de reciclagem.
-
2013
Curso de Mediação de Conflitos
Com o objetivo de atuarem como mediadores de conflitos socioambientais nas casas de mediação na cidade de São Paulo, a UMAPAZ e o Instituto 5 Elementos promoveram oito cursos para 409 cidadãos, 237 guardas civis e 172 profissionais entre conselheiros de meio ambiente de subprefeituras, educadores,
profissionais e estudantes. -
2012
Debate sobre gestão de resíduos no Cineclube Socioambiental Crisantempo
Visando implantar o Plano de Resíduos em São Paulo, com a participação das cooperativas e associações de catadores, foi promovido, em maio de 2012, um encontro entre catadores e especialistas em gestão de resíduos. Desde sua fundação, o Instituto 5 Elementos vem contribuindo para a construção da Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovada em 2010.
Plataforma para Agricultura Urbana
Em setembro de 2012, O Instituto 5 Elementos, em parceria com doze instituições, apresentou a plataforma de Agricultura Orgânica para a cidade de São Paulo. Dois candidatos à prefeitura e seis vereadores se comprometeram com este documento.
Dedo Verde na Escola
Em 2012, o Instituto 5 Elementos promoveu a 2ª edição do projeto Dedo Verde na Escola, que já tinha ocorrido em 2009, nas EMEIS – Escolas Municipais de Educação Infantil Dona Leopoldina e Ricardo Gonçalves, em São Paulo. O projeto tem como objetivo desenvolver a alfabetização ecológica junto aos professores, alunos e pais, incentivando a alimentação saudável e os cuidados com todos os seres vivos do Planeta.
-
2011
Mudança da Logomarca
Em abril de 2011, o Instituto completou 18 anos e se renovou com uma nova logomarca!
-
2010
Cenários e oficinas
Em outubro de 2010, foram articuladas, em 12 municípios, oficinas para o fortalecimento e gestão participativa e compartilhada da Bacia Hidrográfica e Medio-Tietê utlizando Atlas Socioambiental, ambos projetos financiados pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos de SP.
Programa energia social para sustentabilidade local
Com facilitação do Instituto 5 Elementos, o Programa da ETH Bioenergia promove o desenvolvimento sustentável em nove municípios da região Centro-Oeste do Brasil. Os projetos e ações são concebidos em fóruns com gestão participativa, envolvendo o governo municipal, a empresa e a sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.
Programa Educar para Reciclar
Desde 2010, o Programa Educar para Reciclar em Itapevi (SP), do Instituto Eurofarma em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, forma professores da rede municipal de ensino em Educação Ambiental. Na CEMEB Governador Franco Montoro, também em Itapevi, acontece o projeto Dedo Verde na Escola, que promove mutirões de integração com a natureza.
-
2009
Educação Ambiental para incentivar a agricultura orgânica nas APAS Bororé-Colônia e Capivari-Monos
Em abril de 2009, o Instituto 5 Elementos iniciou seu trabalho na área de agricultura urbana, passando a apoiar a difusão da agricultura orgânica na região das APAS – Áreas de Proteção da cidade de São Paulo, com financiamento do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente do município de São Paulo.
Lançamento da Coleção Consumo Sustentável e Ação
Em março de 2009, foi lançada a Coleção Consumo Sustentável e Ação. Desde o inicio da sua história, o Instituto 5 Elementos elabora materiais educativos como a “Coleção Lixo e Reciclagem” que nasceu em outubro de 1995.
Lançamento Atlas Socioambiental – um retrato da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê
Em outubro de 2009, o Instituto 5 Elementos lançou o “Atlas Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio-Tietê”, promovendo a cartografia social, que inspirou este importante material educativo.
-
2008
Lançamento CEA HSBC
Em junho de 2008, nasce o CEA – Centro de Educação Ambiental em Caucaia do Alto, Cotia (SP). Financiado pelo Instituto HSBC, o CEA é uma referência em práticas de sustentabilidade, como: captação de água de chuva, tratamento biológico de águas cinzas e negras, irrigação por aspersão e gotejamento, agrofloresta, jardins comestíveis, minhocário, composteira e recuperação de Área de Proteção Permanente (APP).
Lançamento Cineclube Socioambiental
Em agosto de 2008, Cineclube Sociambiental Crisantempo, do qual o Instituto 5 Elementos é curador e apoiador, inaugurou suas atividades. Até 2012, o Cineclube teve mais de 8.000 expectadores nas sessões e debates promovidos.
Curso de Educação Ambiental em SP
De 2008 a 2010, o Instituto 5 Elementos formou 120 alunos nas seis turmas que participaram do curso de Educação Ambiental promovido por Mônica Borba, fundadora do Instituto.
-
2007
Curso de formação em EA para monitores Trilha do Imperador na Estação Ecológica da Juréia/SP
Em novembro de 2007, o Instituto formou 40 monitores ambientais que atuaram na Trilha do Imperador na Estação Ecológica da Juréia, com foco no aprendizado sobre a legislação em Unidades de Conservação.
-
2006
Lançamento livro REPEA
Em 2006, o Instituto 5 Elementos lançou a publicação” Orientação para a Educação Ambiental nas Bacias Hidrográficas do Estado de SP – Origem e caminhos da REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental”, fruto do projeto de fortalecimento da REPEA, em que o Instituto foi gestor apoiando a realização do III Encontro Estadual de Educação Ambiental.
Centro de Educação Ambiental Villa-Lobos
De 2006 a 2008, o Instituto 5 Elementos concebeu e coordenou o CEA – Centro de Educação Ambiental Villa-Lobos, promovendo visitas monitoradas e oficinas de alimentação saudável, danças circulares, terrário, uso de ervas medicinais, observação de pássaros e dos astros e mutirão de plantio com uma forte participação da comunidade do entorno do parque. O projeto foi financiado pelo Instituto Unibanco e apoiado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP.
Capacitação no Subcomitê Pinheiros-Pirapora
No 2º semestre de 2006, foram promovidos oito cursos de capacitação nos municípios da sub-bacia Pinheiros-Pirapora voltados aos gestores públicos, professores, gerentes de meio ambiente das indústrias, lideranças comunitárias e ambientalistas, utilizando a publicação “Águas no Oeste do Alto Tietê – Uma radiografia da sub-bacia Pinheiros-Pirapora”, lançada em março deste ano. Ambos os projetos foram financiados pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos de SP.
-
2005
Lançamento da Publicação “Um Olhar sobre o Ambiente de Jandira”
Em 2005, o Instituto 5 Elementos, em parceria com a Prefeitura de Jandira, desenvolveu cursos de Educação Ambiental para professores e, como resultado, elaborou conjuntamente esta publicação que foi distribuída gratuitamente nas escolas municipais.
-
2004
Políticas Públicas
O Instituto 5 Elementos que tem em seu DNA a participação em processos de políticas públicas, em 2004, foi representante da sociedade civil no CADES – Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo, Conselho do Parque Villa-Lobos e do parque Vila dos Remédios.
-
2003
História
Em 2003, o Instituto 5 Elementos fez seu primeiro planejamento estratégico. A instituição comemorou 10 anos de fundação, tornando-se uma OSCIP e reformulando seu estatuto.
II Encontro Estadual de Educação Ambiental
Em julho de 2003, o Instituto 5 Elementos, na secretaria executiva da REPEA, em parceria com diversas instituições, organizou o II EEEA em Rio Claro (SP), onde participaram mais de 1.300 pessoas, tendo como resultado o primeiro diagnóstico da Educação Ambiental no Estado de SP.
Agenda 21 da Zona Oeste
Em 2003 e 2004, o Instituto liderou a implantação da Agenda Socioambiental – Rede da Lapa, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, envolvendo lideranças da região. Como resultado desta ação, em novembro de 2004, foi lançada a publicação “Responsabilidade com o Futuro”, que relata a metodologia da implantação da Agenda 21.
-
2002
Tom da Mata
Para apoiar a implantação de projetos de Educação Ambiental como tema transversal dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foram promovidas, em 2002, oficinas utilizando o kit-educativo multimídia Tom da Mata, que aliava a obra musical e poética do maestro Tom Jobim com um diagnóstico das questões ambientais da Mata Atlântica, para professores da rede municipal de ensino de São Paulo.
-
2001
Campanha em prol da Qualidade do Ar em São Paulo
Em agosto de 2001, em parceria com a Controlar e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, o Instituto promoveu o Seminário “Saúde e Poluição do Ar na cidade de São Paulo”, envolvendo técnicos das secretarias municipais de meio ambiente, saúde, planejamento e transporte.
Concurso Sede de Viver
O concurso Sede de Viver, realizado entre 2001 e 2003, envolveu 85.127 alunos e 5.546 professores de escolas públicas e particulares de ensino fundamental do Estado de São Paulo, que desenvolveram projetos com o tema “água” de forma multidisciplinar, com financiamento da empresa de filtros Cuno Latina.
-
2000
Fórum Lixo e Cidadania
Entre 2000 e 2002, o Instituto foi integrante da coordenação do Fórum “Lixo e Cidadania”, para erradicar o trabalho infantojuvenil no lixo, reaproveitar os resíduos sólidos urbanos, integrar os catadores no circuito oficial da coleta, triagem e comercialização; reduzir a geração de resíduos e segregar os resíduos perigosos, nas fontes geradoras.
Portal Neoambiental
De fevereiro de 2000 a dezembro de 2001, o Instituo 5 Elementos subsidiou o conteúdo de um dos portais pioneiros com foco na educação ambiental, cidadania e meio ambiente, de âmbito internacional. A equipe do portal também desenvolveu o logo da REPEA.
-
1999
Trilha Morumbi Verde
De 1999 a 2002, o projeto “Trilha Morumbi Verde”, em parceria com a Nestlé, atendeu 9.465 alunos e professores nos jardins da Fundação Maria Luiza e Oscar Americano (em São Paulo), onde se uniu o tema Meio Ambiente e Arte, por meio de visitas monitoradas e atividades lúdicas que apresentavam a história local, biodiversidade e acervo cultural.
Curso de Educação Ambiental
Entre setembro de 1999 e dezembro de 2000, o Instituto 5 Elementos realizou curso de capacitação para professores de Montenegro e Triunfo (RS), visando instrumentalizar a implantação e avaliação de projetos de Educação Ambiental do local ao global, com abordagem multidisciplinar na escola. Esse projeto foi financiado pela COPESUL – Companhia Petroquímica do Sul.
-
1998
Operação Rodízio
Em 1998, o Instituto 5 Elementos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, colaborou com a realização da Operação Rodízio disponibilizando técnicos e auxiliando na elaboração de materiais para a campanha.
-
1997
Seminários Cidadão do Século XXI
Em 1997 e 1998, foram promovidos quatro seminários “Cidadão do Século XXI”, abordando os seguintes temas: O lixo e você, Cadê o verde?, Combatendo o desperdício e Água: Recurso Limitado.
Operação Litoral Vivo e Praia Limpa
Nos anos de 1997 e 1998, o Instituto 5 Elementos apoiou a Operação Praia Limpa, desenvolvendo uma série de atividades educativas nas praias paulistas, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.
Gincana Ecológica
Em junho de 1997, para comemorar o mês do Meio Ambiente, foram desenvolvidos jogos educativos e gincanas para apoiar a Exposição “Dez anos fotografando a Natureza”. de Fabio Colombini.
-
1996
Revitalização Parque Água Branca
Em comemoração ao mês do Meio Ambiente de 1996, o Instituto foi convidado a promover uma série de atividades voltadas à educação ambiental,no Parque da Água Branca (SP). As ações visavam celebrar a revitalização do Parque e atenderam 20.000 alunos, 1.500 professores e 30.000 visitantes!
Capacitação de técnicos ambientais
Em junho de 1996, o Instituto 5 Elementos promoveu a formação de 27 agentes ambientais estaduais na Reserva Biológica Augusto Ruschi em Santa Teresa (ES), financiada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo.
Plástico: Uma Matéria Reciclável
O projeto “Plástico: Uma Matéria Reciclável”, parceria do Instituto 5 Elementos e Plastivida, envolveu 27 escolas, 32.000 alunos, 2.000 professores e 140 toneladas de plástico coletado, entre 1996 e 2002. As ações do projeto tiveram como objetivo informar professores, alunos e comunidade sobre o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, estimulando a reflexão para novas posturas em prol do meio ambiente e do consumo sustentável.
-
1995
Trilha Radical Verde
De 1995 a 1999, o projeto “Trilha Radical Verde”, que contou com financiamento da Panamco Spal e Coca-Cola, atendeu 31.000 estudantes e professores, utilizando uma metodologia que transformou o Parque Ibirapuera em um laboratório. Durante a caminhada, os participantes aprendiam sobre a história do parque, fauna e flora local, qualidade das águas dos lagos, poluição atmosférica, como separar os resíduos, por meio de jogos e brincadeiras.
Jogo Trilha Radical Verde
O projeto Trilha Radical Verde recebeu o Prêmio Itaú-Unicef e, com o recurso, o Instituto 5 Elementos investiu na elaboração do jogo de tabuleiro que representa um passeio educativo e ecológico num parque urbano, onde os jogadores recebem missões e exercitam a cidadania, respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas.
-
1994
Curso de Educação Ambiental em Iguape
No 1º semestre de 1994, o Instituto 5 Elementos promoveu curso de EA para professores do Município de Iguape, sobre o bioma Mata Atlântica, além de visitas monitoradas na Estação Ecológica Juréia Itatins, fundada em 1986.
Viravolta
Em maio de 1994, o Instituto 5 Elementos lançou o vídeo “Viravolta” que aborda a forma correta de descartar os resíduos. O evento de lançamento foi realizado no SESC Pompéia (SP), que também sediou uma exposição de artistas que utilizavam sucatas para criar obras de arte.
Exposição Pelos Direitos das Futuras Gerações
Entre setembro e outubro de 1994, o Instituto 5 Elementos, em parceria com a Fundação Jacques Cousteau, realizou a exposição “Direito das Futuras Gerações” no SESC Pompéia (SP).
-
1993
Fundação do Instituto 5 Elementos
Fundação No dia 7 de abril de 1993, o Instituto 5 Elementos foi fundado em São Paulo (SP).
Conhecer para Respeitar – Rio Tietê
Conhecer para Respeitar – Rio Tietê Entre 1993 e 1994, foi realizado o curso “Rio Tietê: Conhecer para Respeitar”, em parceria com o Núcleo Pró-Tietê da SOS Mata Atlântica, com o objetivo de formar monitores que mediriam a qualidade da água do rio em diversos municípios.