Curso online Agenda 2030 – Mulheres  e Jovens  da Amazônia – 4a edição

O Curso online Agenda 2030 – Mulheres  e Jovens  da Amazônia integra seus conteúdos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU enfatizando principalmente a temática gênero, direitos e participação política das mulheres. Os resultados focam na melhora da qualidade de vida e no acesso a novos ambientes para  as participantes através das informações apresentadas nos encontros e materiais oferecidos.

 

Em 2020, iniciamos o projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro/AM (1a edição) presencial, porém devido a COVID, a partir de 2021 transformamos o projeto em um curso virtual síncrono, em parceria com outras entidades  locais da Amazônia. 

atividade prática da 1a edição

 

As primeiras 3 edições desse curso formaram um coletivo online de mulheres feministas das comunidades rurais e urbanas na Amazônia, conectando a outras redes, revelando seus direitos, saberes e valorizando a saúde e o bem viver dessas comunidades, além da troca de experiências e ajuda comum. Essa conexão vem dando visibilidade às mulheres participantes nas redes sociais por meio de depoimentos e aprendizagem dos conhecimentos ligados à Agenda 2030, do local ao global, fomentando debates políticos e sociais que possam impulsionar possíveis candidaturas eleitorais, como por exemplo a candidatura de Vanda Ortega Witoto para Deputada Estadual pelo partido Rede Sustentabilidade do Amazonas participante da 2a edição do curso.

 

Nossos cursos têm sido um espaço de convergência entre as mulheres, que ao se conhecerem se fortalecem mutuamente.

cursistas 2a edição

 

O curso tem 10 encontros virtuais por encontro, com  páginas online do curso com as aulas gravadas, as apresentações e todo o acervo do curso com publicações, vídeos disponibilizados para as alunas como ferramentas da aprendizagem virtual e as alunas do curso tem  acompanhamento visando complementar a formação e criar um canal permanente de comunicação (e-mail e WhatsApp) e apoio comum usando ferramentas das mídias sociais. Além disso, a mediação das aulas será realizada pela coordenação e formadoras convidadas, de forma dialógica e participativa.

 

Temáticas apresentadas : luta das mulheres e feminilidade; orientação sexual, identidade de gênero e diversidade; desigualdade de gênero e racial na infância; direitos da mulher e dados na Amazônia;  política pública e gestão pública na prática; legislação eleitoral, cotas por sexo e reformas políticas; agroecologia e empreendedorismo; degradação ambiental, educação ambiental e pandemias e juventude, meio ambiente e programas internacionais.

participantes da 3a edição

 

As participantes são selecionadas a partir de critérios definidos pelas ONGs locais, com foco prioritário em mulheres negras, populações originárias, LGBTQIA+ e em situação de vulnerabilidade social. As participantes  recebem uma sacola e camiseta com logo do projeto, um caderno, canetas e 4 livros sobre os temas das aulas.  Cada participante pode receber um apoio  por mês para custear a internet. 

entrega de certificados

 

A comunicação interna para as alunas conta com o site do curso com conteúdo, e-mail marketing para alunas e lembretes e acompanhamento de presença e aproveitamento através do WhatsApp. A divulgação Externa tem um folder de divulgação nas redes sociais das ONGs parceiras e financiadoras, postagem semanais nas redes sociais das instituições realizadoras, parceiras e financiadoras utilizando: WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.

Nossas alunas atestam uma mudança de atitude e de cenário após o curso, como a presidente da cooperativa Turiarte, Ingrid Godinho, que afirmou que as trabalhadoras da cooperativa que fizeram o curso passaram a se impor, buscar seus direitos e políticas para melhoria de vida. A aluna Claudelice afirma: “A nossa voz teve chance. A gente queria ser ouvida.  O curso mostrou que nós somos capazes. Nossa luta continua”. Para saber do impacto dos materiais doados, também é importante conhecer o depoimento da aluna Karina: “Nunca ganhei livro de ninguém, eu agradeço a vocês do curso. Eu estou lendo o livro da Maya Angelou – Eu sei porque os pássaros cantam na gaiola, muito interessante, fiquei impactada. Também já li o do Krenak. Me fazem muito bem as leituras”.  Assim, nosso curso possui um grande impacto na vida dessas mulheres e de todos ao seu redor. 

 

Materiais entregue as participantes

 

O curso Agenda 2030 – Mulheres e Jovens da Amazônia 4a edição preza pelo fortalecimento e pela criação de redes de apoio entre as diversas organizações dos estados da região Norte do Brasil. O principal foco dessa próxima edição do curso é o de integrar ainda mais organizações da região, indo além dos estados do Amazonas e Pará. Para isso, buscaremos estabelecer parcerias com novas instituições que possuem um viés feminista e de auxílio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de oferecer espaços de fala para grupos da própria região. 

 

Agenda 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro/AM – 1a edição

Publicação

 

Agenda 2030 – Saúde e Saberes das  Jovens de Careiro – 2a edição

Folder

 

Agenda 2030 – Mulheres e Jovens da Amazônia – 3a edição 

Folder

 

 

Para apoiar este projeto nos procure enviando e-mail para instituto5elementos@5elementos.org.br 

Para saber sobre as novas turmas nos mande um e-mail para instituto5elementos@5elementos.org.br indicando o assunto: curso Agenda 2030 – Mulheres e Jovens da Amazônia-4a Edição




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio