CIEA – SP um balanço do Instituto 5 Elementos

Com objetivo de colaborar com a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental-PEEA lei 12780/2007 especialmente no primeiro mandato da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA-SP , o Instituto 5 Elementos esteve representado por Patricia Otero  durante os  3 últimos anos  nessa comissão.

 

A CIEA  é instância pública colegiada do nosso estado, e que reúne representantes de diversos órgãos públicos, de comitês de bacias hidrográficas, de entidades da sociedade civil, de especialistas de Instituições de Ensino Superior, entre outras.

 

De acordo com Patricia Otero “foram mais de 15 reuniões sobre temas fundamentais como: construção do Programa Estadual de EA-ProEEA,   EA e o enfretamento da covid, orçamento para iniciativas de educação ambiental  e a desafiante  integração com as demais políticas públicas relevantes a questão ambiental”.

 

No início da pandemia colaboramos com a criação do  Grupo de Trabalho-GT sobre a  EA e Saúde Única, lançando uma campanha nas redes sociais e participando de encontros e lives. Outros GT ´s  foram constituídos como o de Resíduos Sólidos e o do ProEEA.

 

Manifestações  e cartas foram enviadas solicitando ao estado aumentar e qualificar os investimentos em Educação Ambiental para implantar programas e iniciativas em Educação Ambiental por exemplo. Estas reivindicações podem ser conferidas clicando aqui.

 

Saídas e caminhos estão traçados para o enfrentamento da crise civilizatória e de emergência climática, e um novo mandato CIEA está em transição. Patricia Otero faz uma avalição com relação ao próximo mandato e renovação de membros que se iniciará em 2022 “foi muito produtivo participar deste primeiro mandato da CIEA com educadores tão comprometidos com a EA, temos  muitas expectativas, dentre elas, destaco  a publicação e desenvolvimento do Programa  Estadual de Educação Ambiental-ProEEA e o apoio da CIEA-SP para a realização do IV Encontro Estadual de Educação Ambiental organizado pela Rede Paulista de Educação Ambiental-REPEA”.

 

Para acompanhar a CIEA-SP visite o site.

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio