Programa Estadual de Educação Ambiental é entregue as Secretarias de Meio Ambiente e Educação

No dia 25 de agosto, durante a reunião ordinária da  Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA-SP, foi entregue  a minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental-ProEEA ao Subsecretário de Meio Ambiente Eduardo Trani e a Vanessa representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo – CIEA-SP, é instância colegiada criada pela Lei Estadual 12.780/2007 – Política Estadual de Educação Ambiental- PEEA com representantes de diversos seguimentos e o Instituto 5 Elementos esta presente neste primeiro mandato  com a finalidade acompanhar, propor  e avaliar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental.

 

No âmbito da CIEA foi criado um Grupo de Trabalho-GT com a incumbência de subsidiar a elaboração do ProEEA  dedicado ao desenvolvimento das contribuições da Comissão e seus pares para a criação do Programa Estadual de Educação Ambiental. Este processo de elaboração do Programa  durou um ano e foram realizadas dezenas de reuniões que acolheram mais de 200 contribuições ao documento.

 

Foram mais de 10 encontros promovidos pela CIEA,  Repea, Instituto 5 Elementos, Universidades, Comitês de Bacias, Órgãos Estaduais entre outros. “Há tempos  educadores incansáveis se dedicam a este processo de articulação e fortalecimento das ações e programas  de Educação Ambiental por meio da criação ou implementação de políticas públicas ambientais”, comenta Patrícia Otero.

 

O Programa Estadual de Educação Ambiental tem como objetivos específicos:

I – integrar a educação ambiental às diversas políticas públicas que organizam e regulam a vida em sociedade com vistas à formação de uma cidadania crítica e à transição para  sociedades sustentáveis no estado de São Paulo;

II – propor orientações gerais e instrumentos para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental para o conjunto do Estado e da sociedade paulista;

III -promover a ambientalização das diversas políticas públicas de modo transversal e estruturante, por meio de processos educadores e em diálogo permanente com os diversos atores e grupos  sociais.

 

Na reunião de entrega do Programa,  participantes ressaltaram a importância da incidência da EA nas diferentes politicas públicas e os processos educadores  em diálogo com orientações e instrumentos para sua  a implementação. Foi apontada também  a necessidade da articulação do ProEEA com o Plano de Ação Climática-PAC,  sendo urgente a formação na educação sobre segurança e adaptação às mudanças climáticas.

 

O Secretário Trani e a representante da Secretaria da Educação receberam a minuta do ProEEA, elogiaram  o trabalho realizado pela CIEA e levarão  às instancias do governo para os encaminhamentos burocráticos.

 

Conheça nossa história e atuação clicando aqui.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio