Programa Estadual de Educação Ambiental é entregue as Secretarias de Meio Ambiente e Educação
No dia 25 de agosto, durante a reunião ordinária da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA-SP, foi entregue a minuta do Programa Estadual de Educação Ambiental-ProEEA ao Subsecretário de Meio Ambiente Eduardo Trani e a Vanessa representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo – CIEA-SP, é instância colegiada criada pela Lei Estadual 12.780/2007 – Política Estadual de Educação Ambiental- PEEA com representantes de diversos seguimentos e o Instituto 5 Elementos esta presente neste primeiro mandato com a finalidade acompanhar, propor e avaliar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental.
No âmbito da CIEA foi criado um Grupo de Trabalho-GT com a incumbência de subsidiar a elaboração do ProEEA dedicado ao desenvolvimento das contribuições da Comissão e seus pares para a criação do Programa Estadual de Educação Ambiental. Este processo de elaboração do Programa durou um ano e foram realizadas dezenas de reuniões que acolheram mais de 200 contribuições ao documento.
Foram mais de 10 encontros promovidos pela CIEA, Repea, Instituto 5 Elementos, Universidades, Comitês de Bacias, Órgãos Estaduais entre outros. “Há tempos educadores incansáveis se dedicam a este processo de articulação e fortalecimento das ações e programas de Educação Ambiental por meio da criação ou implementação de políticas públicas ambientais”, comenta Patrícia Otero.
O Programa Estadual de Educação Ambiental tem como objetivos específicos:
I – integrar a educação ambiental às diversas políticas públicas que organizam e regulam a vida em sociedade com vistas à formação de uma cidadania crítica e à transição para sociedades sustentáveis no estado de São Paulo;
II – propor orientações gerais e instrumentos para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental para o conjunto do Estado e da sociedade paulista;
III -promover a ambientalização das diversas políticas públicas de modo transversal e estruturante, por meio de processos educadores e em diálogo permanente com os diversos atores e grupos sociais.
Na reunião de entrega do Programa, participantes ressaltaram a importância da incidência da EA nas diferentes politicas públicas e os processos educadores em diálogo com orientações e instrumentos para sua a implementação. Foi apontada também a necessidade da articulação do ProEEA com o Plano de Ação Climática-PAC, sendo urgente a formação na educação sobre segurança e adaptação às mudanças climáticas.
O Secretário Trani e a representante da Secretaria da Educação receberam a minuta do ProEEA, elogiaram o trabalho realizado pela CIEA e levarão às instancias do governo para os encaminhamentos burocráticos.
Conheça nossa história e atuação clicando aqui.