Vídeos

Mulheres e as Ervas da Amazônia

 

Esses vídeos integram o projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia que foi realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade em parceria com a Casa do Rio.

 

A produção multimídia lança luz aos conhecimentos de mães, agricultoras, artesãs, cozinheiras e curandeiras da Amazônia sobre o uso das ervas medicinais, suas práticas de manuseio para a criação de produtos para a saúde, bem-estar e beleza e procura não apenas resgatar usos e costumes de ervas da floresta mas, principalmente, valorizar esses saberes como uma riqueza das comunidades e fortalecer uma bioeconomia que preserva a floresta e estimula seu uso sustentável.

 

 

 

XAROPE DE ABACAXI:

 

 

 

Ingredientes

 

1 abacaxi cortado em rodelas

500 gr de rapadura picada ou açúcar mascavo

100 gr de raiz de gengibre fresco cortado em rodelas finas

50 gr de canela em pau batida no pilão

25 gr de cravo da índia

 

 

Modo de fazer: Acomodar as rodelas de abacaxi em camadas na panela, colocar a rapadura, o gengibre e o cravo. Deixar ferver até dar o ponto de xarope, coar. O abacaxi pode ser ingerido e fica delicioso. Este xarope é bastante artesanal e deve ser guardado na geladeira por até 20 dias. Pode-se adicionar própolis. Pode-se adicionar tintura de saião com hortelã. Tomar 1 a 2 colheres de sopa 2 a 3 vezes por dia.

 

 

REPELENTE NATURAL 

 

 

 

Ingredientes

 

30 ml de óleo de Andiroba

30 ml de óleo de Copaíba

30 ml de tintura de cravo com capim limão:

 

 

Como fazer a tintura: 1 litro de álcool, 50 gramas de cravo da índia, 200 gramas de capim limão, 1 litro de álcool. Colocar as ervas dentro do frasco de álcool e deixar macerando por 21 dias em local fresco e escuro. Procurar chacoalhar a garrafa uma vez por dia.

 

 

Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes num recipiente, chacoalhar bem antes de usar para buscar uma mistura homogênea entre os componentes e espalhar sobre a pele. Esta proporção entre álcool e óleo pode variar dependendo da utilização. Pode-se aumentar a quantidade de álcool no caso de apenas borrifar sobre o corpo e roupas sem espalhar sobre a pele. Um pouco de óleo é sempre importante conter na fórmula, pois este evita a evaporação muito acelerada da tintura. Pode-se adicionar óleos essenciais de lavanda e óleo vegetal de neem. É importante lembrar que os repelentes caseiros, uma vez que não possuem veneno em sua fórmula, precisam ser aplicados com mais frequência; a cada uma ou duas horas.

 

 

POMADA DE COPAÍBA E ANDIROBA

 

 

 

Ingredientes:

 

150 ml de óleo de Andiroba,

150 ml de óleo de Copaíba,

75 gr de cera de Abelhas.

 

 

Modo de fazer: Aquecer os óleos numa panela de ágata ou inox, ir acrescentando a cera aos poucos até derreter completamente, sempre mexendo com uma colher. Quando estiver tudo homogeneamente misturado colocar nos frascos e deixar esfriar até endurecer.

 

 

 

BATON ORGÂNICO

 

Ingredientes:

 

• 20gr Cera de abelha

• 50ml Azeite

• Pós de cacau, beterraba, urucum, cúrcuma

 

Modo de fazer:

• Numa panela de ágata ou inox amornar o azeite e inserir a cera de abelha flocada ou picada até dissolver. Retirar do fogo e inserir os pós para dar a cor ao batom. Escolha conforme a sua preferencia. Colocar em recipientes pequenos para facilitar uso. Deixar secar e colocar a tampa e usar.

 

PASTA DE CÚRCUMA

 

Ingredientes:

 

• Cúrcuma em pó

• Gengibre ou Mangarataia em pó

• 1 pitada de sal

• Colher de sopa

• Água filtrada

• Gase ou pano fino de algodão

• Papel filme

 

Modo de fazer:

• Misturar os pós de Cúrcuma e Gengibre em partes iguais e colocar água até formar uma pasta.  Colocar essa massa na gase ou tecido e enfaixar a área do corpo que precisar do medicamento, sem encostar a massa na pele e enfaixar com papel filme. Pode ser usado de 3 a 12h para cuidar de alguma inflamação interna.

 

DESINFETANTE DE LIMÃO

 

Ingredientes:

• Cascas de limão espremido guardados numa jarra com água na geladeira

• tintura de cravo e capim limão

• tintura de cravo com capim limão ou álcool

 

Modo de fazer:

Depois de espremer o suco do limão, guardar as cascas num pote com água na geladeira. Juntar pelo menos a casca de uns quatro a oito limões. Bater no liquidificador. Se necessário acrescentar um pouco mais de água, quanto mais água tiver esta mistura, mais diluída ela ficará. Coar numa peneira para retirar apenas o líquido, a sobra sólida será descartada. Colocar um pouco de tintura de cravo com capim limão. Supondo que temos um litro deste “suco de limão” vamos adicionar em torno de cinquenta mililitros de tintura. No caso de não ter a tintura, pode-se adicionar apenas álcool. Essas medidas podem e devem ser adaptadas de acordo com as necessidades do momento. Para ampliar a capacidade de limpeza, acrescentamos um punhado de bicarbonato de sódio na hora de aplicar o desinfetante na superfície a ser limpa.

 

 

Créditos do vídeo Roteiro e Produção: Mônica Borba Apresentação: Marta Magalhães. Direção, gravação e edição: Arthur Amaral.

 

Este projeto teve apoio financeiro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e União Europeia, da Associação BEM-TE-VI Diversidade, a AWÍ Superfoods e a Secretaria de Cultura do Município de Careiro-AM.

 

 





Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio