Vídeos

Mulheres e as Ervas da Amazônia

 

Esses vídeos integram o projeto AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres da Amazônia que foi realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade em parceria com a Casa do Rio.

 

A produção multimídia lança luz aos conhecimentos de mães, agricultoras, artesãs, cozinheiras e curandeiras da Amazônia sobre o uso das ervas medicinais, suas práticas de manuseio para a criação de produtos para a saúde, bem-estar e beleza e procura não apenas resgatar usos e costumes de ervas da floresta mas, principalmente, valorizar esses saberes como uma riqueza das comunidades e fortalecer uma bioeconomia que preserva a floresta e estimula seu uso sustentável.

 

Xarope de Abacaxi:

 

 

 

Ingredientes

 

1 abacaxi cortado em rodelas

500 gr de rapadura picada ou açúcar mascavo

100 gr de raiz de gengibre fresco cortado em rodelas finas

50 gr de canela em pau batida no pilão

25 gr de cravo da índia

 

 

Modo de fazer: Acomodar as rodelas de abacaxi em camadas na panela, colocar a rapadura, o gengibre e o cravo. Deixar ferver até dar o ponto de xarope, coar. O abacaxi pode ser ingerido e fica delicioso. Este xarope é bastante artesanal e deve ser guardado na geladeira por até 20 dias. Pode-se adicionar própolis. Pode-se adicionar tintura de saião com hortelã. Tomar 1 a 2 colheres de sopa 2 a 3 vezes por dia.

 

 

REPELENTE NATURAL 

 

 

 

Ingredientes

 

30 ml de óleo de Andiroba

30 ml de óleo de Copaíba

30 ml de tintura de cravo com capim limão:

 

 

Como fazer a tintura: 1 litro de álcool, 50 gramas de cravo da índia, 200 gramas de capim limão, 1 litro de álcool. Colocar as ervas dentro do frasco de álcool e deixar macerando por 21 dias em local fresco e escuro. Procurar chacoalhar a garrafa uma vez por dia.

 

 

Modo de fazer: Colocar todos os ingredientes num recipiente, chacoalhar bem antes de usar para buscar uma mistura homogênea entre os componentes e espalhar sobre a pele. Esta proporção entre álcool e óleo pode variar dependendo da utilização. Pode-se aumentar a quantidade de álcool no caso de apenas borrifar sobre o corpo e roupas sem espalhar sobre a pele. Um pouco de óleo é sempre importante conter na fórmula, pois este evita a evaporação muito acelerada da tintura. Pode-se adicionar óleos essenciais de lavanda e óleo vegetal de neem. É importante lembrar que os repelentes caseiros, uma vez que não possuem veneno em sua fórmula, precisam ser aplicados com mais frequência; a cada uma ou duas horas.

 

 

POMADA DE COPAÍBA E ANDIROBA

 

 

 

Ingredientes:

 

150 ml de óleo de Andiroba,

150 ml de óleo de Copaíba,

75 gr de cera de Abelhas.

 

 

Modo de fazer: Aquecer os óleos numa panela de ágata ou inox, ir acrescentando a cera aos poucos até derreter completamente, sempre mexendo com uma colher. Quando estiver tudo homogeneamente misturado colocar nos frascos e deixar esfriar até endurecer.

Créditos do vídeo Roteiro e Produção: Mônica Borba Apresentação: Marta Magalhães. Direção, gravação e edição: Arthur Amaral.

 

Este projeto teve apoio financeiro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e União Europeia, da Associação BEM-TE-VI Diversidade, a AWÍ Superfoods e a Secretaria de Cultura do Município de Careiro-AM.

 

 

<< Voltar


Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio