Instituto 5 Elementos faz 30 anos
Neste mês de abril o Instituto 5 Elementos está comemorando 30 anos de atuação em prol da educação ambiental no Brasil. Fundado em 7 de abril de 1993, o Instituto é uma referência na área e já desenvolveu diversos projetos, publicações, jogos educativos e iniciativas para sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade em relação às questões socioambientais.
Para celebrar este momento o Instituto preparou uma programação especial que inclui:
- -lançamento da Plataforma de Educação para Sustentabilidade onde serão disponibilizados 10 cursos ao longo deste ano,
- -uma nova versão do calendário socioambiental permanente,
- -uma live (transmitida pelo Youtube) comemorativa com as fundadoras, conselheiros, associados, colaboradores e reels de vários integrantes da família 5 Elementos no dia 18/04 terça-feira às 19h e;
- -uma festa no restaurante Canto da Madalena em São Paulo no dia 28/04 sexta-feira a partir das 18h.
O Instituto 5 Elementos foi um dos protagonistas na criação e fortalecimento da REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental sempre utilizando uma abordagem criativa para promover a Cultura da Sustentabilidade.
Além da incidência em políticas públicas, o Instituto 5 Elementos criou e desenvolveu diversos Centros de Educação Ambiental, recebendo crianças e jovens e a realização de formação para professores, com temas ligados ao consumo sustentável, água, segurança alimentar, horta nas escolas, jogos cooperativos e de integração com a natureza.
Nesta jornada recebemos 17 prêmios por nossa atuação e continuaremos por mais 30, 60, 90 anos, até que a Educação para a Sustentabilidade esteja estabelecida como uma base educacional no Brasil e no mundo.
Com o desafio da pandemia e a partir da nossa experiência de 25 anos realizamos diversas formações síncronas junto as mulheres da Amazônia por meio da Formação Agenda 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro-AM desde 2020 até 2022 e também focamos nossos esforços para construir uma Plataforma de Educação para Sustentabilidade que será lançada em 2023. E mais recentemente, desde 2022 estamos desenvolvendo o projeto Da Floresta ao Mar que tem como objetivo fortalecer o Turismo de base Comunitária e Marajó Socioambiental 2030 promovendo formação de professores nos municípios de Breves, Portel e São Sebastião da Boa Vista-PA.
Todas essas histórias se tornaram possíveis graças ao sonho de melhorar a educação no Brasil, tendo o protagonismo no final dos anos 80 as fundadoras Mônica Pilz Borba, Patricia Otero, Minka Ilse Bojadsen, Teresa Rebolho Rego e Mônica Renard que se uniram com muitas outras pessoas ousando numa potente jornada, sempre em busca de um bem maior, com muito amor, carinho e dedicação.
Nossa história, projetos, equipe e comemoração esta repleta de muitos depoimentos no Youtube.