Vamos ver o que a Paz consegue fazer

Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, o Instituto 5 Elementos assinou, em conjunto com diversas organizações internacionais, o statement da Quaker United Nations Office pedindo por paz, inclusão e justiça durante esse período de pandemia. É possível ver a matéria completa em inglês no site https://quno.org/timeline/2021/9/let-us-see-what-peace-can-do mas também fizemos um resumo em português, para facilitar a leitura de todos.

 

“O COVID-19 nos mostrou a fragilidade de nossas instituições e a falha nas linhas de cooperação internacional, assim como a necessidade de uma ação unificada para o enfrentamento das mudanças climáticas. A Organização das Nações Unidas, criada em 1945, sempre teve como foco o progresso social e a melhoria na qualidade de vida da população mundial, porém esse progresso pode estar em risco devido a maneira em que a sociedade internacional responde aos desafios impostos à ela. Respostas que aumentam a violência, injustiça e exclusão somente irão causar perdas ao desenvolvimento e aumentar o sofrimento. 

 

Enquanto enfrentamos um planeta em aquecimento, devemos redobrar nossos esforços pela paz, ajudando a mediar as mudanças de poder e de recursos que serão necessárias para contornar o aumento da temperatura no planeta, prever e solucionar os conflitos relacionados às mudanças climáticas e prepara um caminho mais sustentável, pacífico e equitativo no futuro. Devemos nos dedicar às visões da Agenda 2030 de parcerias globais para atingir diversos objetivos além do decência cimento, sendo a paz o caminho e não só um objetivo. 

 

A  Quaker United Nations Office como uma organização que busca construir a paz e a justiça ao redor do mundo, pede a comunidade internacional que:

 

  • (Re)foquem sobre a paz, a justiça e a inclusão em uma situação de resposta de crises e em endereçar a emergência climática. 

A Agenda 2030 e os ODSs mostram que o ganho só é sustentável através dos esforços de todos os governos para a paz, justiça e inclusão. Sabemos que para uma resposta à crise ser eficiente, ela precisa de ser transformativa, enraizada nas necessidades das comunidades afetadas e amarrada a esforços de longo prazo. Agora, precisamos implementar essas lições em nossas ações para endereçar as causas das emergências climáticas. Todos os governos devem se unir, pedimos que os representantes entendam que nenhuma solução técnica ou política será sustentável se não for inclusiva e equitativa.

 

  • Investimento em paz

Os desafios enfrentados pelo mundo precisam de recursos significativos. Esses investimentos terão um impacto mais sustentável quando são direcionados à criação da paz, justiça e inclusão como uma parte integral de seus objetivos de saúde, econômicos e de segurança. Pedimos que os governantes promovam uma paz sustentável de longo termo para as crises. 

 

  • Priorizar a inclusão e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais

A inclusão e participação de todos é fundamental. Esse ano a exclusão das minorias aumentou e atingiu padrões sistêmicos. O desenvolvimento sustentável se baseia na inclusão e é um tópico tão importante quanto os outros. 

 

  • Afastamento de respostas securitizadoras

Em memória dos ataques de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos Estados Unidos, trouxe a guerra ao terrorismo a tona. A alta securitização e respostas violentas não são o caminho e os governos devem procurar respostas pacíficas que respeitem os direitos humanos e promovam a inclusão de todos.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio