TEIA-USP convida: Diálogos 2010: “Redes sociais, cidadania e sustentabilidade”
Inscrição pelo site do TEIA (até 22 de abril): http://www.teia.fe.usp.br/ ou no momento do evento (limitada à capacidade do auditório).
O sistema de certificação ambiental escolar chileno
Samia Sulaiman é Mestranda em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Graduada e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Ambiente TEIA-USP. Correio eletrônico: samia.sulaiman@gmail.com
O Sistema Nacional de Certificação Ambiental de Estabelecimentos Educacionais (SNCAE) foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) da República do Chile em 2002. O SNCAE apresenta linhas de ação para que a escola insira a Educação Ambiental em seus processos educativos. E a orienta na formação de seu Comitê Ambiental responsável por propor, apoiar e avaliar as atividades ambientais que a escola realiza dentro e fora de seu estabelecimento. Nesse sentido, buscamos analisar as ferramentas dessa proposta de certificação ambiental escolar como política pública para o desenvolvimento de uma cultura de participação, descentralização e ação ambiental, tendo como centro articulador a escola.
A metodologia do mapa verde em São Paulo
Camila Mello é Técnica Ambiental pelo SENAC/Sorocaba e estudante de geografia da PUC/SP. Atua como educadora, monitora e gestora de projetos no Instituto 5 Elementos e também participa de diversas redes e coletivos como a REJUMA/SP, REPEA e Coletivos educadores do estado de São Paulo. Correio eletrônico: camila@5elementos.org.br
A rede de Mapas verdes, o Green Map System (GMS), é uma estrutura localmente adaptável e globalmente compartilhada para a elaboração de mapas socioambientais. Os Mapas Verdes usam uma linguagem visual compartilhada pelo GMS e um conjunto de ícones colaborativamente elaborados que representam os diferentes tipos de locais e recursos ambientais e culturais. Como “Mapeadores” produzimos, de forma independente, imagens únicas e com um “sabor local” do ambiente que nos cerca, satisfazendo as necessidades locais e, ao mesmo tempo, globalmente conectadas. Buscamos apresentar a experiência do Projeto “Dedo Verde na Escola” e a elaboração dos Mapas Verdes, metodologia vivenciada em duas Escolas de Educação Infantil na região da LAPA/São Paulo.