Técnica de Permacultura encanta professoras municipais de Itapevi
A Permacultura surgiu na Austrália na década de 70. O conceito da palavra evoluiu para “sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis”, como resultado de um salto na busca da Agricultura Permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.
No dia 26 de maio, a aula do Curso de Educação Ambiental de Itapevi, realizada na escola CEMEB Carlos Drummond, contou com a presença do agrônomo e permacultor australiano, Peter Webb. Após uma breve introdução à Permacultura, com enfoque na técnica “Canteiro de Palha”, o professor convidado realizou uma demonstração prática, construindo um canteiro.
Essa técnica é indicada para locais com limitação de espaço, já que pode ser aplicada em superfícies de cimento, asfalto, terra ou dentro de caixotes. Pela mobilidade do canteiro, também é uma ótima alternativa para lugares com pouco sol. Assim, é possível cultivar ervas e hortaliças com materiais simples: uma caixa (pode ser de feira), palha seca, mudas, adubo, e minhocas que transformam a terra em húmus.
A aula foi finalizada com um lanche saudável seguida da dinâmica em roda “Indivíduo – Coletivo”, e também com o exercício de troca de palavras, que expressou as impressões pessoais sobre o aprendizado da aula. As professoras ficaram entusiasmadas com a rica possibilidade de transformação dos espaços externos, com canteiros e hortas, por meio das técnicas permaculturais.