Teatro leva biodiversidade para dentro do ambiente escolar

Alunos da EMEI Ricardo Gonçalves puderem ter contato com diversos animais durante a apresentação da peça Teatro Ambiental.

Tartarugas, sapos, lagartos, porquinhos e até baratas transformaram o interesse das crianças das EMEIs Dona Leopoldina e Ricardo Gonçalves, localizas no bairro da Lapa, em São Paulo, em pura diversão e convívio com a natureza. Animais de verdade viraram personagens da peça Show Ambiental, do grupo SOS Ambiental, apresentada em meados de setembro para cerca de 120 alunos em cada uma das escolas, parceiras do projeto Dedo Verde na Escola, do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.

“Já trabalhamos com contação de histórias, hortas e com o contato direto com a natureza, agora o teatro torna o aprendizado ainda mais concreto, possibilitando às crianças conhecerem o meio em que vivem de forma lúdica”, expressa Fabiana Oliveira, coordenadora do projeto no Instituto 5 Elementos.

Entender que sapos e pererecas têm comportamentos diferentes, que a coruja é o despertador da floresta, que lagartos são herbívoros e dependem intimamente das árvores em pé ou até que as baratas fazem parte da fauna de nossas matas, reciclando e transformando o lixo em adubo, foram conhecimentos demonstrados com a participação direta dos animais em cena.

Tartarugas, sapos, lagartos, porquinhos e até baratas, todos com autorização do IBAMA, fazem parte da apresentação.

“Eles já possuem bastante informação, cada sala de aula possui o nome de um animal, como a turma da tartaruga, onde até as mesas representam as espécies desse réptil. Isso facilita desenvolver o interesse para os temas ambientais. O teatro também permite trabalhar o comportamento, conforme transmitimos valores de respeito e organização antes da participação no espetáculo”, reforça a professora da EMEI, Lilian Gonçalves.

O objetivo do grupo SOS Ambiental é justamente criar atividades que façam as crianças se sentirem parte importante da preservação da natureza, ampliando a percepção para a relação de harmonia entre o ser humano e o meio ambiente”, afirma o coordenador do grupo, Diego Sanches. Todos os animais envolvidos nas apresentações são acompanhados por veterinários e possuem autorização do IBAMA para posse responsável.

No mesmo mês, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), levou voluntários a desenvolver o teatro de fantoches “Alimentação saudável” nas duas escolas, estimulando as crianças a observarem melhor o que comemos e de onde vêm esses alimentos. Neste caso, cerca de 50 crianças, em cada uma das instituições de ensino, assistiram ao espetáculo.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio