Subcomitê Pinheiros-Pirapora debate resíduos sólidos na Bacia Hidrográfica do rio Cotia
Durante a 11ª reunião ordinária de Câmara Técnica de Planejamento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora, realizada (12/11), governos (Municipal e Estadual), sociedade civil e pessoas interessadas nos recursos hídricos discutiram licenciamento ambiental, problemas e ações para proteção do Cotia.
O licenciamento ambiental é um serviço muito difícil e para melhorar o entendimento dessa questão a educadora Mônica Borba, vice-presidente do Subcomitê e representante da ong 5 Elementos, propôs a formação de parcerias e do compartilhamento de conhecimentos e de informações sobre a atividade. Sugeriu que o compartilhamento de informações sobre licenciamento e outros temas de interesse dos membros do Subcomitê seja realizado pela lista de discussão da região Pinheiros-Pirapora.
Sob o tema “descarte de resíduos na Bacia Hidrográfica do rio Cotia”, Walter Huber, da Sabesp, apresentou dados e imagens sobre os principais impactos na bacia. Enfatizou o descarte de entulho e lixo nas áreas de mananciais com abrangência nos municípios de Cotia, Carapicuíba e Barueri. Também comentou sobre as ocupações irregulares nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e destacou a importância de se proteger e de monitorar continuamente as ocupações nestas áreas.
Saiba mais: www.pinheirospirapora.org.br