Segundo ano do Curso de Educação Ambiental de Itapevi dá continuidade a ações efetivas

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”     – Hebert de Souza, o Betinho

Professoras da rede municipal de Itapevi no Curso de Educação Ambiental

O Instituto 5 Elementos desenvolve, em parceria com o Instituto Eurofarma e apoio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Itapevi, o Curso de Educação Ambiental para 26 professores da rede pública de ensino. Iniciado em 2010, o curso entra no segundo ano com novidades e a implantação do Projeto Dedo Verde na CEMEB Franco Montoro.

Os temas das aulas desse semestre foram escolhidos pelas professoras que elaboraram também uma “Carta de Reivindicações” para a SABESP solicitando melhorias nas condições de saneamento básico do município. O curso abordou iniciativas como a elaboração da Agenda 21 Local e Escolar, e metodologias participativas para a criação de Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável. As professoras sugeriram a criação de um blog do grupo, como canal de divulgação dos trabalhos, meio de reivindicação de melhorias para o município, e ferramenta de debate mais amplo.

O Projeto Dedo Verde na Escola, que será baseado em uma metodologia criada pelo Instituto 5 Elementos, mobiliza a comunidade escolar para ações de sustentabilidade na escola e na comunidade. A proposta é construir um espaço ecológico educacional de forma cooperativa e solidária para a transformação do ambiente escolar, buscando a valorização da vida e dos espaços ao ar livre. Com tantas iniciativas a expectativa é grande de ambas as partes.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio