Roda de Conversa organizada pelo Instituto 5 Elementos e OCA – Laboratório de Educação Ambiental e Política Pública reúne principais nomes da Educação Ambiental em São Paulo

Em cerimônia de lançamento do livro “Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências”, o Instituto 5 Elementos – Educação para Sustentabilidade, em parceria com a OCA – Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas, organizou uma roda de conversa com os autores do livro e autoridades no assunto. O evento ocorreu ontem, 15 de agosto, na Livraria da Vila e reuniu aproximadamente 42 pessoas, entre pesquisadores, estudantes e representantes de organizações não-governamentais. Estiveram presentes o Profº Marcos Sorrentino, assessor especial do Ministro da Educação Aloysio Mercadante, o Profº Pedro Roberto Jacobi, coordenador do curso de doutorado do PROCAM (Programa de Ciências Ambientais/USP) e autoras de capítulos do livro e pesquisadoras da OCA.

“A construção coletiva de políticas públicas na educação ambiental é um dos grandes desafios para o governo e a sociedade civil. Como criar processos educadores que problematizem a questão ambiental e se alicercem na construção de políticas públicas de forma participativa?”, comentou Marcos Sorrentino em sua fala, elucidando a problemática que gerou a ideia central do livro. Ele foi organizador dos artigos e coordena a OCA na Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (ESALQ/USP). O livro se estrutura em 5 eixos centrais, que serviram como temas geradores para os inúmeros diálogos e reflexões que deram luz ao livro: identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e participação. “A política pública é o que ampara nossa atuação e fortalece os diálogos”, afirmou Pedro Jacobi, sobre a importância da construção participativa de políticas públicas ambientais.

Durante o diálogo, a coordenadora do Instituto 5 Elementos, Mônica Borba, ressaltou a importância da participação das pessoas no processo de construção da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (PMEA). Está em discussão um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dalton Silvano (PV) para implantar a PMEA que é criticado por instituições da sociedade civil. É preciso ampliar o debate nas redes de educação ambiental e todos foram convidados a participarem da Audiência Pública sobre o PL, que será realizada dia 28/08/2013 às 10h30 no Salão Nobre Presidente Brasil Vita – 8º andar da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, nº 100 – Bela Vista – São Paulo.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio