Resistência da comunidade rural espanhola é tema do próximo Cineclube Socioambiental
O Cineclube Socioambiental Crisantempo é uma iniciativa voltada à reflexão de questões socioambientais, que busca colaborar com a construção de respostas possíveis para a complexidade dos desafios da realidade atual. Esse projeto é desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos em parceria com a Sala Crisantempo.
As sessões acontecem todas as quintas-feiras, às 20:00h. Nessa semana, no dia 1º de setembro, será exibido o documentário “A Tornallom”, que conta a história de resistência de uma comunidade rural nos arredores de Valência, na Espanha.
Na luta contra a especulação imobiliária, que quer expulsá-los da terra cultivada há séculos por seus antepassados, os moradores de La Punta buscam a solidariedade do “movimento okupa”. Vários jovens da cidade se mudam para a comunidade e aprendem com os mais velhos como arar a terra, fazer pão em fornos artesanais, e trabalhar em mutirão. Assim, surgem os “agropunks”, que levam para La Punta as formas de luta de desobediência civil e ação direta contra a violência da polícia e das retroescavadeiras.