Resíduos sólidos será tema de bate-papo no dia 10 de maio na Sala Crisantempo

Cineclube Socioambiental exibe documentário sobre catadores, com debate mediado pela especialista no tema, Rizpah Bensen, coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos

Entre a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos e os resíduos descartados diariamente há um ator social ainda marginalizado pela sociedade: os catadores de materiais recicláveis.

Cada vez mais conscientes e mobilizados, estes grupos estão prontos para lutarem por melhores condições de vida e por um país mais sustentável. Esta é a ótica do documentário brasileiro “À margem do lixo”, do diretor Evaldo Mocarzel.  O longa, de 2008, acompanha a rotina dos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, retratando seu dia a dia e apresentando seu movimento político a fim de regularizar a categoria e adquirir direitos justos.

“À margem do lixo”, longa de 2008, acompanha a rotina dos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo.

Claramente a favor dos catadores, o filme mostra a dureza de seu trabalho, importância ambiental e a dignidade e orgulho destas pessoas pelo que fazem.  As cooperativas, sua organização e funcionamento, também são abordados. Ao todo, são contadas as histórias de sete personagens que narram o filme através de seu cotidiano.

“À margem do lixo” será exibido nesta quinta-feira, 10 de maio, no Cineclube Socioambiental Crisantempo, e na sequência, será realizado um debate sobre o tema com a especialista em resíduos sólidos, Rizpah Besen, Coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos e Eduardo Ferreira do Movimento Nacional dos Catadores. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, os projetos de gestão municipal destes resíduos, as relações entre resíduos e consumo, além da experiência de Rizpah, ex-Secretária do Meio Ambiente em Embu das Artes, com as cooperativas de catadores da cidade serão alguns dos temas abordados neste debate.

Compareça!

Serviço

O Cineclube Socioambiental Crisantempo funciona na Sala Crisantempo, na rua Fidalga, 521, Vila Madalena.

As sessões ocorrem sempre às quintas-feiras, à partir das 20h. A entrada é franca.

Mais informações e programação completa: (11) 3814-2850 e www.cineclubesocioambiental.org.br




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio