Resíduos sólidos será tema de bate-papo no dia 10 de maio na Sala Crisantempo
Cineclube Socioambiental exibe documentário sobre catadores, com debate mediado pela especialista no tema, Rizpah Bensen, coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos
Entre a atual Política Nacional de Resíduos Sólidos e os resíduos descartados diariamente há um ator social ainda marginalizado pela sociedade: os catadores de materiais recicláveis.
Cada vez mais conscientes e mobilizados, estes grupos estão prontos para lutarem por melhores condições de vida e por um país mais sustentável. Esta é a ótica do documentário brasileiro “À margem do lixo”, do diretor Evaldo Mocarzel. O longa, de 2008, acompanha a rotina dos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Paulo, retratando seu dia a dia e apresentando seu movimento político a fim de regularizar a categoria e adquirir direitos justos.
Claramente a favor dos catadores, o filme mostra a dureza de seu trabalho, importância ambiental e a dignidade e orgulho destas pessoas pelo que fazem. As cooperativas, sua organização e funcionamento, também são abordados. Ao todo, são contadas as histórias de sete personagens que narram o filme através de seu cotidiano.
“À margem do lixo” será exibido nesta quinta-feira, 10 de maio, no Cineclube Socioambiental Crisantempo, e na sequência, será realizado um debate sobre o tema com a especialista em resíduos sólidos, Rizpah Besen, Coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos e Eduardo Ferreira do Movimento Nacional dos Catadores. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, os projetos de gestão municipal destes resíduos, as relações entre resíduos e consumo, além da experiência de Rizpah, ex-Secretária do Meio Ambiente em Embu das Artes, com as cooperativas de catadores da cidade serão alguns dos temas abordados neste debate.
Compareça!
Serviço
O Cineclube Socioambiental Crisantempo funciona na Sala Crisantempo, na rua Fidalga, 521, Vila Madalena.
As sessões ocorrem sempre às quintas-feiras, à partir das 20h. A entrada é franca.
Mais informações e programação completa: (11) 3814-2850 e www.cineclubesocioambiental.org.br