Repea realiza V Encontro Estadual de Educação Ambiental

O Encontro faz parte dos objetivos da REPEA, que já realizou outras quatro edições. Cabe aqui resgatar um pouco da história dos Encontros Estaduais de Educação Ambiental. O primeiro, realizado no ano de 1999, no município de Santo André, teve como objetivo a troca de experiências e integrar educadoras e educadores do Estado de São Paulo; o segundo, em junho de 2003, em Rio Claro, foi reconhecido como uma pré-conferência setorial de Educação Ambiental e o terceiro, em 2007, em São José do Rio Preto, contribuiu para a construção participativa da Política Estadual de Educação Ambiental do Estado de São Paulo. Juntos, os três encontros contaram com a participação de um público total de cerca de 2500 educadoras e educadores ambientais.  O 5 Elementos esteve como Secretaria Executiva da rede e participou ativamente na mobilização desses dois últimos  encontros. A partir deles houve desdobramentos que desencadearam diferentes iniciativas em Educação Ambiental, sendo que no III EEEA o principal deles foi a construção coletiva da PEEA, que culminou no Projeto de Lei nº 749/2007, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em uma única votação, em 26 de outubro de 2007.

 

Instituída pela Lei nº 12.780, de 30 de novembro de 2007, a Política Estadual de Educação Ambiental sofreu inúmeros vetos. Com a mobilização e contribuição da REPEA, a regulamentação da lei resgatou artigos importantes para efetivação da EA no Estado, como a criação da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental (CIEA), que foi finalmente assinada pelo Governo do Estado de São Paulo em 05 de junho de 2019. Daí em diante os esforços foram no sentido de constituir a CIEA, sendo seus membros empossados por ato do Governador nos dias 01 de novembro e 12 de dezembro de 2019. Assim, o IV e último EEEA ocorreu em 2023, em São Paulo, tendo como prioridade a retomada dos diálogos sobre a implantação da PEEA, em parceria pela primeira vez com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo (CIEA-SP), finalmente instituída oficialmente.

 

Muito ainda há por fazer para enraizar a Educação Ambiental no Estado e o V Encontro Estadual de Educação Ambiental foi  um momento de reencontro de pessoas queridas, de abraços afetuosos e de fortalecimento dos educadores e educadoras ambientais que se organizam em rede para buscar uma sociedade sustentável.

 

A organização do encontro  contou com a importante contribuição da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, por meio de sua Cátedra Sustentabilidade, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de São Paulo – CIEA-SP, e da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz – UMAPAZ.

 

O V Encontro Estadual de Educação Ambiental  que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023 na UMAPAZ revitaliza a carta de princípios da REPEA.

 

Para saber mais siga a REPEA nas redes sociais ou entre em contato:repeasp@gmail.com




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio