Rede de voluntários do HSBC se mobiliza para recuperar mata ciliar com a coordenação do Instituto 5 Elementos

No dia 22 de outubro, foi realizado em Campo Grande-MS mais uma ação de plantio para recuperação de área
degradada em torno de nascente. Trata-se da nascente do córrego Imbirussu, localizada no Clube de Campo da Associação Brasil – AB, que tem como associados funcionários do banco HSBC de Campo Grande. Nesta edição, participaram mais de 50 pessoas, entre associados voluntários da instituição bancária, membros da família, amigos, parceiros, funcionários da AB e equipe do Instituto 5 Elementos, que coordenou e facilitou a ação.

Além do plantio direto de mudas de espécies vegetais nativas, o público infantil, adolescentes e alguns adultos
integraram a equipe de observação das aves que ocorreu no local e ocupam os poleiros secos instalados em torno da nascente, os quais têm o propósito de contribuir e acelerar o processo de recomposição vegetal da área degradada.
Após a observação, as crianças participaram de vários jogos lúdicos temáticos sobre a fauna e flora do Cerrado, oportunizando integração, conhecimento e reconhecimento da biodiversidade da região. Muito mais que imagens, esse
público pôde observar de perto os animais, manusear binóculos e outros instrumentos específicos à observação de aves, tornando a atividade ainda mais interessante, interativa e enriquecedora.

A mobilização entre os associados assegurou maior participação de pessoas, motivação e possível ampliação do projeto que faz parte do Programa Espaços Educadores do Instituto 5 Elementos. Se a proposta inicial era recuperar uma área de nascente, agora os associados consideram importante envolver a comunidade do entorno, numa proposta de ressignificar a ação, a partir do pressuposto que “só se ama e se protege o que se conhece e quando considerado elemento partícipe”. Dessa forma, para a próxima edição de plantio, está previsto diálogo prévio nas escolas adjacentes e abertura para participação de pessoas da comunidade na ação de plantio e observação de aves no clube de campo da AB. Conforme considerou Ney Costa, “além de estarmos motivados, precisamos motivar e trazer outras pessoas para nossa rede, criando novas situações e resgatando cidadania”.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio