O projeto 5Rs da Mantiqueira é uma campanha de educação ambiental voltada para promoção de boas práticas na gestão de resíduos sólidos para o fortalecimento da conservação e gestão dos recursos hídricos. A iniciativa incentiva o consumo sustentável e descarte responsável dos resíduos sólidos nos municípios de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, em parceria com as escolas públicas, o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.
O 5Rs da Mantiqueira é uma realização do Instituto 5 Elementos, o projeto foi induzido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira, alinhado às prioridades do Plano de Aplicação Plurianual de Investimentos da UGRHI 1 e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de SP – FEHIDRO.
O projeto tem 3 objetivos:
Público Beneficiário:
Período: Março a dezembro de 2025
Equipe:
Coordenação Geral: Eduardo Vitale
Coordenação Pedagógica: Karina Tatit
Coordenação de Comunicação: Fabiana Fonseca
Assistente de Coordenação: Nelise Bococina
Supervisão: Monica Pilz Borba
Para saber mais: www.5rsdamantiqueira.org.br
Ao longo do primeiro semestre e início do segundo, o Projeto 5Rs da Mantiqueira desenvolveu um ciclo formativo robusto com destaque para a Semana do Meio Ambiente, formações pedagógicas segmentadas por níveis de ensino, gestores educacionais e lideranças locais.
Além das escolas, profissionais da limpeza urbana e equipes técnicas, foram incluídas nas formações, fortalecendo o elo entre educação, gestão pública e operação cotidiana dos serviços de limpeza. A equipe técnica também conduziu reuniões com secretários de Educação, Meio Ambiente, Obras e Turismo, alinhando estratégias de atuação conjunta para a melhoria da gestão de resíduos e da educação ambiental. Essa abordagem integrada, orientada por mobilização, formação, engajamento comunitário e reconhecimento de boas práticas permitiram consolidar capacidades institucionais e ampliar o alcance territorial do projeto.
Entre os meses de setembro e outubro, os municípios de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal promoveram eventos sobre os 5Rs da Mantiqueira, encontros dedicados à educação ambiental e à valorização de práticas locais de sustentabilidade. A programação das Feiras de Educação para a Sustentabilidade foi marcada por atividades culturais, exposições educativas, palestras, rodas de conversa e mostras de trabalhos escolares. Crianças, professores e profissionais da educação foram reconhecidos publicamente por seu papel essencial na disseminação dos 5Rs — Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar — destacando a importância da separação e destinação correta dos resíduos e o protagonismo das escolas no fortalecimento da cultura da sustentabilidade.
A iniciativa também trouxe à tona a relevância de políticas públicas estruturadas de educação ambiental, incentivando a integração entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente para a construção de planos e ações permanentes de gestão de resíduos.
No segundo momento dos eventos, foram reconhecidos os parceiros da Rede 5Rs — secretarias, organizações e estabelecimentos comerciais que implementam boas práticas ambientais. Essa rede conta hoje com mais de 120 parceiros cadastrados nos dois municípios, incluindo pousadas, restaurantes, escolas, associações e serviços públicos que adotam medidas como compostagem, logística reversa e redução de descartáveis.
A mensagem central foi clara: grandes mudanças começam com pequenos compromissos comunitários, fortalecidos pelo trabalho colaborativo.
Durante os eventos, foi inaugurada oficialmente a Exposição 5Rs da Mantiqueira, composta por sete totens temáticos que abordam:
Educação para a sustentabilidade
Mudanças climáticas
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6, 11, 12 e 13)
Caminhos para a economia circular
📊 Mais de 2.000 pessoas mobilizadas nos eventos presenciais.
🏫 270 professores, técnicos e gestores capacitados com formações pedagógicas sobre os 5Rs e gestão de resíduos.
🏪 125 estabelecimentos parceiros reconhecidos por boas práticas ambientais.
🌱 Ampliação da comunicação digital: aumento de mais de 400% no alcance das postagens no Instagram do projeto.
🤝 Integração efetiva entre poder público, sociedade civil, setor privado e comunidade escolar.
As discussões realizadas nas Feiras reforçaram a importância de alinhar ações municipais com o novo Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira, atualmente em desenvolvimento a partir do projeto Caminho das Águas.
O projeto segue aberto à adesão de novos parceiros e apoiadores, consolidando uma rede de cooperação voltada à gestão integrada de resíduos, conservação dos recursos hídricos e fortalecimento da resiliência comunitária.