Programa Educar para Reciclar em Itapevi

O Curso de Educação Ambiental, realizado pelo Instituto 5 Elementos no município de Itapevi (SP), desde 2010 até 2011 disseminou metodologias participativas e propôs intervenções no espaço escolar, a partir do debate de temas como recursos hídricos, consumo sustentável e pegada ecológica. O objetivo foi capacitar professores da rede municipal de ensino, difundindo conhecimentos para que os docentes elaborem projetos ambientais junto aos alunos e à comunidade.

Assim, as aulas trouxeram conteúdos e atividades pedagógicas que foram replicados na escola, a exemplo da pegada ecológica, que permite ao professor medir com os alunos o tamanho de seu impacto no meio ambiente.

Com um total de 34 instituições de ensino atingidas pelo programa, ou seja, 50% das escolas da Secretaria Municipal de Educação de Itapevi e apoio financeiro do Instituto Eurofarma.

Os professores também receberam material didático, como a Coleção Consumo Sustentável e Ação, que orientou as 33 horas de formação, ao longo de oito encontros. O contato com especialistas, como o permacultor Peter Webb, possibilitou aprofundar conceitos sobre cultivo orgânico ou o preparo de hortas escolares.

Um exemplo de resultado conquistado com o curso foi a CEMEB Gov. André Franco Montoro, que após a capacitação em 2010 recebeu apoio do Instituto 5 Elementos e Instituto Eurofarma e transformou o espaço escolar, construindo um canteiro em forma de mandala, que funciona como uma sala de aula ao ar livre. Antes da construção do espaço educador na escola, foram desenvolvidos um diagnóstico participativo no local, um biomapa com os lugares preferidos por professores e alunos, até a construção de um plano de ação, que orientou a criação da nova horta com materiais recicláveis.

Mais informações sobre o curso, notícias e depoimentos podem ser encontrados no Blog da Rede Itapevi de Educação Ambiental, criado pelos educadores em 2011: http://redeitapevieducambiental.blogspot.com.br/

Galeria de Fotos:

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio