Campanha educativa Respira São Paulo
Em agosto de 1995 o Instituto 5 Elementos colaborou com a realização de campanha educativa RESPIRA SÃO PAULO da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da produção de materiais e disponibilização de equipe técnica de educadores ambientais para promoção da Operação Rodízio.
A ideia era ampliar a consciência dos cidadãos sobre o tema e pedir para deixarem seus carros uma vez por semana em suas garagens, de forma voluntária.
Foi um trabalho árduo e corajoso, principalmente para os educadores ambientais que atuaram nas ruas visando conversar com os motoristas, que em sua maioria não compreendiam a dimensão da proposta, pois a poluição do ar não é visível no dia a dia da população, porém os dados na área de saúde eram alarmantes. A imprensa também não contribuiu para apoiar essa reflexão junto a sociedade.
Depois de muitas discussões e disputas, a operação rodízio no inverno de 1996 foi incorporada pelo município de São Paulo, para reduzir o transito na cidade e não com foco na redução da poluição atmosférica.
Um tema difícil nas grandes metrópoles, que exige muito dialogo e ampliação da visão sobre o impacto dos automóveis na qualidade do ar e por consequência na qualidade de vida de seus habitantes.
Para saber mais conheça a publicação de cunho educativo da operação rodízio da gestão do secretário Fábio Feldmann.