Centro de Educação Ambiental – CEA/HSBC

Fruto de uma parceria de cinco anos entre o Instituto 5 Elementos e Instituto de Solidariedade do HSBC, que teve seu início em 2009 até 2013 o Centro de Educação Ambiental (CEA-HSBC) situado no Clube de Campo do HSBC em Caucáia do Alto em Cotia/SP, uniu atividades de sensibilização e difusão de conhecimentos sobre práticas sustentáveis e uso consciente de recursos naturais.

 

A maior parte das atividades acontecia aos finais de semana, onde eram recebidos grupos de voluntários do banco e seus familiares para construção participativa do Centro de Educação Ambiental, como  plantio de arvores nativas da Mata Ciliar para recuperar as margens do córrego existente, visitas monitoradas na trilha da Nascente, entre outras ações voltadas a preservação ambiental.

O CEA também atendeu a comunidade do entorno escolas conduzindo atividades educacionais em prol da cultura de sustentabilidade promovendo temas com uma abordagem lúdica, com foco na sensibilização, jogos cooperativos e atividades de integração com a natureza, ou atividades focadas em conteúdos técnicos, incluindo a produção e ou o plantio de mudas nessas visitas.

Mais de sete mil pessoas visitaram o local nesse período participando e aprendendo,  por meio de atividades interativas e participativas.

 

Em 2012, os espaços e equipamentos foram revitalizados para facilitar as visitas autoexplicativas que são a marca do Centro. Desta forma, foi  possível conhecer mais sobre a interação entre plantas de uso agrícola e árvores nativas, caminhar pela trilha da nascente, pelo jardim das borboletas e degustar hortaliças do jardim comestível. Conheceram o sistema de tratamento alternativo de esgoto e água cinza, de captação de água da chuva, minhocário, composteira, e uma agrofloresta.

 

 

No ano de 2013 foi construído uma área de difusão do Consumo Sustentável dos Resíduos Sólidos, um local para realização de oficinas com enfoque na conscientização dos 5R´s e construção de materiais com resíduos reutilizados.

 

O local é um importante fragmento de Mata Atlântica e edificações construídas com diferentes materiais ecológicos, como bambu, o tijolo de solo cimento, materiais de baixo consumo de carbono.

 

Blog do projeto: http://ceahsbcsp.wordpress.com/

 

Banners educativos

 

Galeria de Imagens:




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio