Projeto Dedo Verde na Escola valoriza a vida e suas relações nas escolas de educação infantil na Lapa
Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade celebra fim do projeto Dedo Verde na Escola nas EMEIS da Lapa.
Por Fabiana Oliveira
A escola é um espaço de construção coletiva de conhecimento, onde o espaço e todos os saberes devem ser considerados e respeitados. A troca de saberes ou vivências de cada um pode se tornar um processo enriquecedor, sobretudo quando os diversos públicos envolvidos (alunos, professores, família, comunidade) são convidados a participar e contribuir com o ensino/aprendizagem de forma colaborativa, prazerosa e encantadora.
Trabalhar este reencantamento junto à escola foi um dos objetivos do projeto “Dedo Verde na Escola – Cultivando a Alfabetização Ecológica”, realizado entre os meses de março e outubro, nas EMEIS Ricardo Gonçalves e Dona Leopoldina, na Lapa, São Paulo, envolvendo 35 professoras, 350 crianças, além de funcionários, coordenação, direção e familiares.
O projeto tinha como base metodologias participativas (rodas de conversa, oficinas e mutirões) e vivências que estimulam a formação pessoal e socioambiental da comunidade escolar, despertando um ensino alicerçado em princípios de cooperação e aprendizados coletivos.
Entre os principais resultados destacamos a construção da horta orgânica, horta mandala, terrário, implantação de minhocários e canteiros verticais, realização de oficinas de formação de professores, com pais e funcionários e alunos.
Além disso, ocorreram também alguns mutirões. Entre as atividades, capoeira, plantio na horta mandala, com o uso de plantas companheiras e plantas repelentes, o coroamento das árvores com garrafas PETs, pintura dos muros com tinta natural e criação de desenhos inspirados nas imagens crianças. A presença e o envolvimento dos pais nestes momentos foram de fundamental importância para a construção e consolidação dos espaços educadores.
Assim, com todas as atividades vividas, aprendizados e reflexões compartilhadas, o projeto finaliza suas atividades, acreditando que cada ambiente escolar pode e deve ser um “espaço educador” capaz de contribuir para prática docente diária, por meio de atividades lúdicas e vivenciais, articulando sempre que possível as diversas formas de linguagens vinculadas às temáticas de formação.
Que muitos Projetos Dedo Verde possam ser implantados e que, sobretudo, possam contribuir para a construção de uma educação de fato transformadora.