Projeto Dedo Verde na Escola promove Mutirão Ecológico com a comunidade para revitalizar escola na Lapa

Jardinagem, plantio de árvores, danças circulares, contação de histórias, construções com barro… Cerca de cem participantes, entre pais, alunos, corpo docente e comunidade envolveram-se com o mutirão ecológico na EMEI Dona Leopoldina, organizado em parceria com o Instituto 5 Elementos, no último dia 19 de maio. Com a participação de todos foi possível construir espaços educadores e educativos, onde todos podem fazer a diferença por um ambiente mais harmonioso e próximo à natureza.

Na visão dos educadores do Instituto 5 Elementos, o mutirão é um meio das pessoas se juntarem para melhorar o espaço onde vivem e convivem. “Do início das atividades até a transformação final do espaço, é possível observar as próprias pessoas se transformando, percebendo que todos podem colocar a mão na massa”, expressou Estela Cunha, do projeto Dedo Verde na Escola, do Instituto 5 Elementos.

Com apoio da Casa dos Hólons, as atividades também incluíram a construção de um muro de adobe no local onde se encontra a chamada Sala Verde da escola. “A proposta é integrar a sociedade numa escala local, formando uma verdadeira comunidade ligada ao meio ambiente. A permacultura traz essa característica de nos envolvermos de corpo inteiro, com os pés no barro e as mãos no jardim, dentro de uma nova educação que ensina as pessoas a assumirem responsabilidades pela vida”, destacou Tomáz Ahau, da Casa dos Hólons.

Sua opinião foi compartilhada pela diretora da EMEI Dona Leopoldina, Márcia Covelo Harndabch, que vê no mutirão um trabalho educativo para crianças e adultos colocarem o coração no projeto escolar. “Funciona como um chamamento da comunidade para dentro do espaço e por isso, só temos a agradecer às ONGs e aos pais, sem os quais o trabalho não seria possível”, afirmou Márcia.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio