Projeto Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara lança publicação sobre a pesca artesanal em território caiçara

O movimento Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara lançou a publicação “Pesca Artesanal no Território Cairuçu – Relatos das comunidades tradicionais de Ponta Negra, Pouso da Cajaíba, Sono e Trindade, Paraty (RJ)”. Esta publicação é o resultado de um processo de entrevistas e observação do cotidiano das comunidades e tem como objetivo trazer a memória e atualidades das comunidades pesqueiras do sul de Paraty (RJ). Foi concebida por meio de entrevistas com pescadores que fazem parte da história de Ponta Negra, Pouso da Cajaíba, Sono e Trindade, que contam sua história, sua relação com a vida caiçara e suas percepções do território.

 

As entrevistas realizadas durante o período de pesquisa revelaram as vozes e perspectivas dos membros da comunidade, que são referências na cultura tradicional, e cada um traz uma riqueza única de saberes e vivências. Para realizar as entrevistas presencialmente nas comunidades de Ponta Negra, Pouso da Cajaíba, Sono e Trindade em 2023, tivemos a participação dos pesquisadores Lucas Lippi, antropólogo, e Julia de Albuquerque, geógrafa, caiçara do território, tendo o acompanhamento e apoio das articuladoras locais: Flavia Paulino em Ponta Negra, Maria das Graças do Nascimento no Pouso da Cajaíba, Lidiane Albino no Sono e Raquel Possidônio e Lilian Rosa em Trindade – todas caiçaras nativas e moradoras locais.

 

Essa pesquisa foi uma das inúmeras ações do Projeto Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, sendo financiado pelo FUNBIO n° 05/2022 – Implementação de Projetos de Educação Ambiental e Geração de Renda para as Comunidades Pesqueiras da Região Norte do Estado do Rio de Janeiro, que foi realizado durante 18 meses entre outubro de 2022 e março de 2024.

 

Convidamos à todos a lerem essa publicação e compartilharem com seus amigos, familiares e conhecidos. Assim, a cultura e tradição caiçara irão ser ainda mais conhecidas. Leia a publicação aqui.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio