Projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura da Lapa recebe menção honrosa do Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo em 2015

O projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa finalizado em julho de 2014, recebeu uma menção honrosa do Prêmio Milton Santos em junho de 2015 devido aos bons resultados que ofereceu a cidade de São Paulo.

 O projeto Consumo Sustentável e Ação foi realizado no período de julho de 2013 a agosto de 2014, na região oeste de São Paulo, subprefeitura da Lapa, composta pelos distritos da Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina, teve como objetivo reduzir a quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados na região. Por meio da articulação e envolvimento de 40 instituições (públicas, privadas e organizações sociais) atuantes na região, foi possível realizar 97 ações de conscientização que impactaram direta e indiretamente na melhoria da gestão dos resíduos dessa região e contribuiu para ampliar a participação da população na coleta seletiva e reduzir a quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados e destinados ao aterro sanitário.

Como material de subsidio à todas as atividades do projeto e instrumento multiplicador de conhecimento foi produzido o Mapa do Consumo e Descarte Sustentável, com tiragem de 85.000 exemplares, todos distribuídos pelos parceiros do projeto e encartado no Jornal da Gente, mídia impressa local. A publicação consiste em um mapa da Subprefeitura Lapa no qual apresenta a localização de 102 pontos de entrega de diversos tipos de resíduos domiciliares, de alimentação orgânica e de práticas sustentáveis. O mapa também informa o dia em que os caminhões de coleta seletiva passam em cada região.

O verso do mapa traz informações educativas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como separar e destinar adequadamente cada tipo de resíduo gerado nas residências e técnicas de compostagem doméstica de resíduos úmidos. Para conduzir a adoção de hábitos mais sustentáveis, o material apresenta pequenas orientações de consumo e descarte, baseadas no conceito dos 5 Rs – Reduzir, Repensar, Recusar, Reutilizar e Reciclar.

O projeto foi um sucesso fazendo a subprefeitura da Lapa sair a frente de outras regiões na implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), além de ser contemplada com uma Central de Triagem Mecanizada para ampliação da coleta seletiva. A repercussão do projeto também foi muito positiva, despertando o interesse de outras subprefeituras e municípios, pois sua metodologia de implantação pode ser replicada em outras regiões.

O Prêmio Milton Santos foi instituído pela Câmara Municipal de São Paulo em 2002 com o objetivo de reconhecer e valorizar projetos que propiciem a ampliação de direitos territoriais e culturais, além de projetos que resultem em novas formas de solidariedade social (promoção da saúde, estímulo à arte e a à cultura, fomento a geração de renda, inclusão social, entre outros). O prêmio homenageia Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, cujas ideias modificaram os conceitos de território, espaço e globalização, ao enfatizar a força do lugar, por sua dimensão humana.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio