Oficina em Sorocaba
O 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental realizou nos dias 22 e 23 de novembro a oficina “Um retrato socioambiental da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê”. Participaram profissionais da secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba e estudantes.
O conteúdo do ciclo de oficinas está baseado na publicação “Atlas Socioambiental: um retrato da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê”. Na oficina são apresentados temas como a gestão das águas nos âmbitos local e nacional; a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba Médio Tietê; o cenário de projetos apresentados e financiados pelo FEHIDRO; apresentação do Atlas Socioambiental, Mapa Verde e Autocartografia.
Atividades
No primeiro dia, a pedagoga Patricia Otero falou sobre gestão das águas no Brasil e Local, Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba Médio Tietê e dos Cenários de projetos apresentados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), assim como procedimentos para apresentação de projetos ao Fundo. No segundo dia, a técnica ambiental Camila Mello abordou temas como mapas e autocartografia e desenvolveu atividades individuais e em grupo.
Camila Mello explicou o que é Ecologia Profunda, proposta, em 1973, pelo filósofo norueguês Arne Naess, como uma resposta a visão dominante sobre o uso dos recursos naturais. Em seguida, fez um resgate histórico-cultural sobre cartografia e depois sobre o que é Mapa Verde, para que serve e como utilizar as ferramentas (ícones).
Durante a oficina foram levantados temas como Agenda 21, conflitos da água na América do Sul, o que é um Comitê e um Subcomitê de Bacia Hidrográfica, gestão e cobrança do uso da água e cidades sustentáveis.
Mapas
Letícia Barroso, da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba, falou sobre a importância da Agenda 21 Local. Comentou sobre a Agenda 21 de Sorocaba e sobre o Fórum Permanente de Educação Ambiental da região. Segundo Barroso, através dos mapas podem-se observar melhor as características da região, identificar problemas e desenhar melhor e com mais detalhes propostas de soluções.
Viviane Aparecida Rachid Garcia, também da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba, destacou a importância da oficina “Um retrato socioambiental da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê” e sugeriu a continuidade do trabalho desenvolvido pela ong 5 Elementos em outros momentos e espaços em Sorocaba como na região Brigadeiro Tobias, em parques, etc. “Gostei do trabalho do projeto Dedo Verde na Escola. O trabalho pode inspirar ações nas escolas daqui de Sorocaba”.
“A maioria das pessoas não faz uso de mapas no dia a dia. Por conta de meu trabalho, uso mapas cartográficos com frequência”, falou Ricardo Ricca que complementou sua fala dizendo que as pessoas usam normalmente os mapas mentais e reforçou a relevância em se fazer o Mapa Verde nas escolas de Sorocaba e apresentar os dados na Semana de Meio Ambiente de 2011.
No geral, os participantes gostaram da oficina e disseram ser muito boa a estrutura da oficina e do material (apostila, cartilha, apresentações, etc.). “Eu não tinha ideia da região de Sorocaba. Olhando agora no mapa consigo entender, por exemplo, o cerrado. Vejo que o mapa é uma ferramenta pedagógica importante e interessante. É muito bom usarmos esse material na Educação”, disse a estudante Gimena A. V. Simon.
A oficina “Um retrato socioambiental da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio-Tietê” é financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e contou com a parceria do Comitê de Bacias Hidrográficas Sorocaba e Médio Tietê. Apoio: Prefeitura de Sorocaba / Secretaria do Meio Ambiente.
A oficina está sendo realizada até dezembro em vários municípios da Bacia. Podem se inscrever membros de Comitê de Bacia Hidrográfica, gestores e técnicos de recursos hídricos, educadores, profissionais de comunicação, educadores, ambientalistas, estudantes e demais interessados.
Próximas oficinas: Tatuí: 29 e 30 de novembro Ibiúna: 06 e 07 de dezembro Porto Feliz: 09 e 10 de dezembro Botucatu: 09 e 10 de dezembro Vagas limitadas: 35 pessoas por turma Carga horária: 16 horas Informações e inscrições: producao@5elementos.org.br