O Projeto Consumo Sustentável a Ação na Subprefeitura da Lapa já começou.
Para contribuir com a melhoria da gestão dos resíduos na cidade de São Paulo, o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, em parceria com Subprefeitura da Lapa, o Jornal da Gente e outras entidades da região, iniciou o projeto Consumo Sustentável e Ação na subprefeitura da Lapa.
Financiado pelo Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, o projeto tem por objetivo reduzir a quantidade de resíduos coletados que são depositados e desperdiçados em aterros sanitários. Inicialmente será realizado um diagnóstico da gestão dos resíduos na região e produzido um material de apoio, que orientará os moradores na direção de um consumo de mais qualidade, indicará como participar da coleta seletiva, onde devolver embalagens e produtos e destinar resíduos eletroeletrônicos e entulhos.
O Projeto já conta como parceiros Jornal da Gente; Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e reciclagem da Região Oeste – Cooperação; Cooperativa de Produção, Recuperação, Reutilização, Reciclagem e Comercialização de resíduos Sólidos, Eletro Eletrônicos- COOPERMITI; SENAC Lapa Tito; Cades Lapa; Associação Comercial de São Paulo– Distrital da Lapa; Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – AFALESP, e busca ampliar as parcerias com o objetivo de somar esforços para potencializar o que está sendo desenvolvido e futuras ações conjuntas.
No ano de 2014 serão realizadas oficinas com os parceiros e lideranças das regiões para disseminar as práticas de consumo sustentável, separação dos resíduos para a coleta seletiva, implantação de compostagem doméstica e de minhocários.
Nesse mês já forma iniciadas as visitas às cooperativas parceiras que atuam na região como Cooperação, Coopermiti e a Coopervivabem.
A Cooperação é uma das 20 cooperativas de catadores de materiais recicláveis conveniadas com a Prefeitura de São Paulo para atuar na coleta seletiva na região.
A cooperativa conta com 51 cooperados e realiza a coleta seletiva porta a porta em caminhões cedidos pela prefeitura, e ainda triagem e venda desses materiais, a renda deles é obtida com a venda do material coletado. Possuem também um brechó no qual você pode comprar objetos, roupas, sapatos e também fazer doações. A cooperativa vende parte do que recebe como doação e divide o ganho entre seus trabalhadores e também doa para instituições beneficentes.
Você pode entregar seus recicláveis ou doar objetos para o brechó na cooperativa que fica na Rua Foben, 101 na Vila Leopoldina.