NOVA GESTÃO DAS ÁGUAS NO ALTO TIETÊ TRAZ FORÇA E MAIS TRANSPARÊNCIA!!!

Por Mônica Pilz Borba – Vice Presidente do Subcomitê Pinheiros Pirapora e Coordenadora do Instituto 5 Elementos

Chico Brito – Prefeito de Embu das Artes, Maria Emilia – Secretária Executiva do Comitê do Alto Tietê, Laura Stela Naliato Perez – Diretora do Departamento de Gerenciamento de Recursos Hídricos (dir. para esq.)

A Nova Gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, presidida pelo prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, convidou todos os presidentes, vice-presidentes e secretários executivos dos 5 subcomitês *: Cotia- Guarapiranga, Billings-Tamanduateí, Tietê- Cabeceiras, Juqueri-Cantareira e Pinheiros-Pirapora; para iniciar este novo momento, na gestão das águas, com mais transparência e eficiência.

Na reunião de Embu das Artes que aconteceu no dia 24 de maio, no período da manhã, discutimos a criação de uma agenda comum entre o Alto Tietê e os subcomitês, dando ênfase a divulgação do Plano de Bacias do Alto Tietê, por meio de um seminário que será realizado no dia 24 de agosto, com o objetivo de envolver os trinta e quatro prefeitos dos municípios que compõem o Alto Tietê, além da sociedade civil e estado. Outro assunto relevante foi o processo de efetivação da Lei Específica nos subcomitês, para que possamos implementar a política de cobrança pelo uso da água, com o foco de aprimorar o processo de gestão das águas.

Os subcomitês irão se reunir no mês de junho, com as lideranças do Comitê do AT, para verificar o andamento das pendências. Para que tudo isso aconteça, também é necessário fortalecer a FABHAT (Fundação da Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê) por isso, serão promovidos encontros com outras fundações para conhecer experiências de sucesso, e avançar por aqui! Em relação ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), também vamos solicitar o impacto dos projetos financiados, bem como a avaliação da eficiência do funcionamento deste fundo. Outro ponto chave foi sobre a comunicação do Comitê, que não tem um site próprio, sendo assim será aberta uma demanda induzida junto ao FEHIDRO para efetivar este projeto o quanto antes.

* Cotia- Guarapiranga: Cotia, Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçú, São Paulo, São Lourenço da Serra e Juquitiba;

Billings- Tamanduateí: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo;

Tietê- Cabeceiras: Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Guarulhos, Arujá e São Paulo;

Juqueri- Cantareira: Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã e São Paulo;

Pinheiros- Pirapora: Pirapora de Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira e São Paulo.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio