Desafios para transformar Lixo em Resíduo

Conceição do Rio Verde/MG tem 369,681km², uma população de 13.604, com 4.607 domicílios, e 93,17% do lixo é coletado. Segundo Instituto Água e Saneamento, 691 habitantes ainda queimam seu lixo e 131 utilizam outras formas de destino. A diretora de Meio Ambiente informou que o município gera uma média de 200 toneladas de resíduos por mês, encaminhados semanalmente por meio de 2 a 3 caminhões ao aterro sanitário no município de Nepuceno/MG, que fica a 126km de distância, com um gasto mensal de 60 mil reais aos cofres públicos.

Nos dias 16 e 17 de junho, Mônica Pilz Borba, a educadora ambiental, diretora e fundadora do Instituto 5 Elementos e associada da Ecovila Águas Contentes ofertou de forma voluntária uma formação para os professores da rede municipal de ensino de Conceição do Rio Verde, sobre o tema Lixo ou Resíduo. No 1o dia do encontro aconteceu uma palestra sobre os princípios básicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou seja os 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  A Secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza trouxe dados locais, para a reflexão do grupo, e as necessidades do município investir em novas formas de tratamento. No 2o dia os participantes receberam a Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos, material educativo premiado pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente em 2025, e aconteceu a oficina onde conheceram a proposta pedagógica da publicação com 7 exemplares, um livro do professor e os demais abordando o ciclo de vida do vidro, metal, papel, plastico, orgânicos e perigosos, para ser utilizado com as crianças das escolas locais e promoverem feiras de ciências de sustentabilidade.

O atual desafio do município está na busca de e recursos para implantar novas formas de tratamento dos resíduos secos e orgânicos, que tragam benefícios ambientais, sociais e econômicos. Atualmente é necessário montar uma cooperativa de catadores para coleta dos resíduos secos e recicláveis e uma usina de compostagem para os resíduos orgânicos. Porém, a prefeitura depende de incentivos dos governos estaduais e federais, para apoiar esta importante necessidade para construir uma economia circular, deste e de tantos municípios brasileiros, que poderiam reduzir mais de 50% dos resíduos que vão para o aterro, e em Conceição do Rio Verde, poderiam economizar até 30 mil reais mensalmente, e destinar este recurso financeiro em projetos inovadores articulados à educação ambiental e mobilização social.

Esta formação teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura, com o objetivo semear novas ideias e conceitos, junto aos educadores municipais, para que possam iniciar esta jornada de ampliar a consciência socioambiental em Conceição do Rio Verde em Minas Gerais, e quem sabe, em breve se tornar um exemplo para a efetivação dos 5Rs da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

 

plugins premium WordPress