No Pouso da Cajaíba aconteceram oficinas de saberes tradicionais caiçara valorizando a cultura local

O movimento Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara, incentivado pelo Instituto 5 Elementos, ofereceu três oficinas de saberes tradicionais no Pouso da Cajaíba, comunidade caiçara tradicional de Paraty/RJ. Essas oficinas de saberes tradicionais foram pensadas e oferecidas para valorizar a cultura tradicional e incentivar as novas gerações a conhecerem as tradições locais.

 

 

Oficina de Entalhe de Madeira

 

O artesanato feito com madeira é presente no cotidiano e está em todos os lugares das comunidades. Os mestres caiçaras produzem canoas, remos, colheres de pau e diversos produtos de artesanato em madeira. No dia 15 de setembro, o mestre Manequinho ministrou a oficina de entalhe de madeira no Pouso da Cajaíba/RJ. Ele é o único morador da Praia da Sumaca, nasceu no Pouso da Cajaíba e durante sua infância e adolescência aprendeu muito com os outros mestres caiçaras. O entalhe virou um grande amor na sua história, e Manequinho aprendeu a entalhar remos com seu tio “Badarati” o entalhe de canoas com o Seu Miguel. Com a chegada de seus netos, ele fez canoas para cada um deles, compartilhando esse feitio caiçara que carrega história para que a tradição continue viva!

 

 

Oficina de Fuxico

 

O artesanato feito com fuxico enfeita a vida e a decoração das caiçaras do Pouso da Cajaíba, sendo a oficina realizada pela artesã Lira Braga em dois dias de muita delicadeza e confecção de peças fuxicadas. A mestra caiçara Lira Braga nasceu e cresceu no Pouso da Cajaíba e aprendeu com sua mãe a fazer artesanatos e fuxicos, realizando artesanato com tecido a mais de 30 anos.

 

 

Oficina de Pintura

 

O Pouso da Cajaíba é uma comunidade colorida e cheia de vida em suas decorações e artesanatos, e isso acontece pois existe uma artesã que faz pinturas em madeira maravilhosas. Sendo assim, a Mestra Ana Paula, artesã e caiçara, nascida no Pouso da Cajaíba e desde pequena, tinha grande interesse pelas artes e trabalhos manuais. Na escola desenvolvia atividades com conchinhas e presenteava o pai, seu grande incentivador. Aprendeu técnicas de pintura observando sua mãe e avós pintando panos de prato. Com o tempo amadureceu suas técnicas, se tornando uma das principais artesãs de sua comunidade. Suas peças mini com canoas e barquinhos de madeira se transformam em decoração. Ela promoveu a oficina com participação de muitas crianças da comunidade.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio