No Dia Mundial da Água, Instituto 5 Elementos comemora indicação como finalista do 1º Prêmio COFEHIDRO
Foram 40 projetos inscritos para concorrer aos prêmios de Melhor Projeto e Efetividade, destes foram habilitados 28 empreendimentos em quatro categorias.
Concorreram ao Prêmio Efetividade os 21 Comitês de Bacias do Estado. O vencedor, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, foi o que conseguiu maior rapidez na tramitação, contratação e desembolso dos recursos relativos aos empreendimentos indicados ao FEHIDRO no ano de 2008.
O Instituto 5 Elementos inscreveu o projeto “Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros Pirapora – Gestão de Comunicação na categoria 4 -Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental”, tendo ficado como finalista, recebendo menção honrosa. É importante ressaltar que o Instituto foi a única Organização da Sociedade Civil finalista, já que os demais eram prefeituras.
O Prêmio COFEHIDRO tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar iniciativas que, através da otimização da aplicação de recursos do FEHIDRO e do desenvolvimento de projetos, contribuem com o caminhar de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.
Foram duas as categorias de premiação: Efetividade e Melhor Projeto.
Na categoria Efetividade os premiados são os Comitês de Bacia Hidrográfica que, efetivamente, aplicam os recursos disponíveis pelo FEHIDRO. Foram avaliados a eficiência na tramitação dos empreendimentos indicados e o efetivo desembolso dos recursos.
Para concorrer ao Melhor Projeto, os Comitês inscreveram trabalhos já concluídos e que estivessem enquadrados ao menos em uma das seguintes categorias:
1 – Base de Dados e Gerenciamento dos Recursos Hídricos;
2- Recuperação da Qualidade da Água, Proteção e Conservação dos Mananciais e Prevenção e Defesa contra Eventos Hidrológicos Extremos;
3 – Aproveitamento Múltiplo e Promoção do Uso Racional dos Recursos Hídricos;
4 – Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental.
Entre os critérios de avaliação estão os resultados do empreendimento, os impactos produzidos, a adequação ao Plano de Bacia, o potencial de difusão e de sustentabilidade.
Além de Menções Honrosas, os Comitês de Bacia vencedores receberam um valor adicional aos seus recursos de investimento relativos a cada uma das modalidades:
I. Prêmio COFEHIDRO de Efetividade de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais);
II. Prêmio COFEHIDRO de Melhor Projeto de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada uma das categorias estabelecidas.
Para conhecer todos os vencedores visite:
http://www.sigrh.sp.gov.br/cgi-bin/sigrh_carrega.exe?f=/index/informe_files/informe48-cofehidro.html