Mutirão ecológico do Dedo Verde na Escola celebra o início da Primavera

“Reunir toda a comunidade escolar em torno de um mutirão reforça a importância de todos se apropriarem deste espaço. Um exemplo dessa integração é a sala verde, cujas hortaliças fazem parte da merenda e tem levado as crianças a aceitarem melhor alimentos saudáveis”, destaca Márcia Covelo Harmbach, diretora da EMEI Vila Leopoldina na Lapa. Sua opinião está relacionada com as ações do último Mutirão Ecológico realizado na EMEI Dona Leopoldina, no último dia 22 de setembro, com a participação de alunos, professores, familiares, voluntários e a equipe do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.

Além da sala verde, que no dia do mutirão recebeu oficinas de contação de histórias e capoeira, foram promovidos o plantio na horta mandala, com o uso de plantas “companheiras” e plantas “repelentes”, o coroamento das árvores com divertidas garrafas PETs cheias de água colorida com tinta, pintura dos muros com tinta natural e criação de desenhos inspirados nas imagens crianças.

Para a especialista em educação ambiental do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Paulo, Suzana Basualdo, que acompanhou as atividades, o diferencial deste projeto é o nível de capacitação da equipe do Instituto 5 Elementos, que desempenha um papel integrador na escola, sem impor algo “pronto” e sim construído conjuntamente: “Criam um vínculo verdadeiro com a escola, pela forma com que trabalham com os professores e estabelecem o diálogo, adaptando os fundamento teóricos à realidade escolar”, expressa Suzana.

O projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos, encerra em setembro ações voltadas à transformação do ambiente escolar ensinando professores e alunos a cuidarem e gostarem da Natureza. Nesse sentido, o mutirão aconteceu como forma de celebrar as realizações do projeto em 2012.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio