Movimento – Eu Voto Distrital
Por Juliana Caffé – Assistente de Coordenação e Advogada Ambiental
O Movimento – Eu Voto Distrital, formado por cidadãos brasileiros, propõem uma mudança no sistema eleitoral com o escopo de aproximar o eleitor do candidato eleito, aumentando, dessa forma, a fiscalização e o poder de decisão do cidadão. O Instituto 5 Elementos, como instituição que se compromete em trabalhar para o avanço da sociedade e do País, apoia esse Movimento.
Hoje a eleição dos representantes do povo no legislativo é feita por meio do voto proporcional. Nesse sistema, os partidos políticos ganham cadeiras proporcionalmente ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o estado ou município. Assim, quanto mais candidatos, mais votos.
A proposta do Movimento é, por meio do voto distrital, alterar essa logística que acaba afastando o eleitor do candidato. O voto distrital é um sistema de voto majoritário, no qual um estado ou um município é dividido em pequenos distritos, com aproximadamente o mesmo número de habitantes, podendo cada partido político indicar apenas um candidato por distrito, e cada distrito eleger um representante pela maioria dos votos.
A implementação desse sistema eleitoral ocasionaria diversas mudanças favoráveis ao sistema político brasileiro, entre elas, o aumento da fiscalização sobre os políticos, a diminuição do custo das campanhas políticas, o estimulo à redução de partidos políticos e o aumento do enraizamento dos partidos na sociedade, fortalecendo o legislativo e a relação representante/representado.
O Movimento ainda defende o sistema majoritário de dois turnos para preservar os interesses das minorias, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.
Nesse momento, o objetivo maior do “Eu Voto Distrital” é aprovar pelo Congresso Nacional a Lei que torna o Voto Distrital o sistema eleitoral para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. O foco da Campanha é conseguir um milhão de assinaturas até setembro de 2011, ou seja, antes da eleição de vereadores de 2012, para deixar clara a mudança que o Brasil quer.
Quem se interessou por essa causa, pode acessar o site do Movimento (http://www.euvotodistrital.org.br/mobilize/o-que-posso-fazer-agora/) para assinar a lista e conhecer outras formas de apoiar a campanha, além de contar com a disponibilização de materiais de comunicação, como folders, cartazes e um manual de mobilização. Ainda é possível acompanhar as ações do Movimento no Facebook e no Twitter.