“Movimento Da Floresta ao Mar promove Curso de Boas Práticas na Cozinha e Ingredientes Nativos da Mata Atlântica em Pouso da Cajaíba, Trindade, Praia do Sono e Ponta Negra”

Nos meses de Setembro e Outubro, o Movimento Da Floresta ao Mar promoveu uma série de cursos intitulados “Boas Práticas na Cozinha e Ingredientes Nativos da Mata Atlântica” em diversas comunidades da região, fortalecendo laços culturais e promovendo a sustentabilidade local.
A primeira etapa ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, na comunidade do Pouso da Cajaíba. O curso teve como objetivo abordar boas práticas na cozinha de forma teórica e prática, aliando-as à utilização de plantas alimentícias nativas da Mata Atlântica. O evento destacou o engajamento e a força das mulheres locais, contribuindo para a preservação e transmissão do conhecimento, tradição e uso das plantas alimentícias locais.

 

Nos dias 5 e 6 de outubro, foi a vez das comunidades da Praia do Sono e de Ponta Negra trabalharem as boas práticas na cozinha, garantindo sabor e segurança. O curso também destacou as plantas alimentícias nativas da Mata Atlântica encontradas localmente, enriquecendo a gastronomia local. Esse encontro gastronômico ampliou o conhecimento sobre plantas comestíveis locais e incentivou a criação culinária com ingredientes nativos.

 

E em Trindade, nos dias 7 e 8 de outubro, destacou-se as boas práticas na cozinha, aplicáveis tanto em lares quanto em restaurantes. A iniciativa também abordou as plantas comestíveis locais, ressaltando como esses ingredientes locais podem agregar sabor, saúde e sustentabilidade à gastronomia trindadeira. A experiência foi enriquecedora, demonstrando o comprometimento de um grupo consciente em preservar e compartilhar conhecimentos valiosos.

 

Essas iniciativas refletem a crescente união das comunidades costeiras, evidenciando a importância da participação, do compartilhamento de conhecimentos e do envolvimento em ações que promovem a preservação cultural e ambiental na região de Paraty. O Movimento Da Floresta ao Mar agradece a todos os participantes, apoiadores e colaboradores que tornaram esses cursos momentos de aprendizado, descoberta e celebração da riqueza gastronômica e cultural dessas localidades.

 

Agradecimento em especial ao espaço cedido pela comunitária Ana Paula Flores, na Casa da Japonesa. À Pousada Mãe D’agua em ceder espaço e sua cozinha para parte prática do curso e à AMOT (Associação de Moradores de Trindade) que desempenhou um papel fundamental ao ceder espaço e infraestrutura para a realização do curso.

 

Texto por Helena Ronchi, instrutora do curso “Boas Práticas na Cozinha e Ingredientes Nativos da Mata Atlântica”

 

Conheça mais sobre os instrutores:

 

Renata Ronchi

Bióloga e gestora ambiental, é diretora e responsável pela cozinha e criação do cardápio da Natural da Mata, restaurante que se destaca pela sua culinária inovadora, utilizando ingredientes nativos da mata Altântica.

 

Helena Ronchi

Engenheira florestal e doutora em Agronomia/Etnobotânica pela Unesp Botucatu, é uma renomada profissional que atua com ensino, pesquisa e consultoria em plantas alimentícias nativas.

 

Wesley Ortiz

Tem experiência com organização dos pré-preparos e boas práticas de higiene na cozinha e, atualmente, atua dentro da cozinha do Cantos da Mata, espaço versátil que trabalha com hospedagem e ecoturismo.

 

Veja aqui algumas fotos dessa linda iniciativa!




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio