Intervenções socioambientais atingem o território dos resíduos sólidos

Por Samuel Protetti

O tema dos resíduos sólidos é um desafio para o planeta mas, mais instigante é refletir sobre o papel do ser humano frente à geração de resíduos e as intervenções socioambientais necessárias a essa relação. No colóquio “Intervenção socioambiental nos territórios e resíduos sólidos”, realizado no dia 29 de março no VII Fórum de Educação Ambiental, a coordenadora geral do Fórum, foram geradas provocações como o que é lixo, que impacto gera e quem é o responsável, o sujeito que consome ou o sistema que produz esses resíduos.

O representante da Faculdade do México, apresentou uma investigação orientada a solução de problemas, lembrando que o que buscamos é a participação ativa das pessoas na gestão, já que não existem problemas ambientais e sim processos sociais e culturais com problemas, uma verdadeira engenharia comportamental.

Angela Baeder, do Centro Universitário Fundação Santo André, falou sobre o projeto de Gestão Participativa e Sustentável de Resíduos Sólidos, que durou sete anos para fortalecer a associação dos catadores e melhorar sua qualidade de vida. Os desafios passaram pela organização para fortalecer o grupo e a criação de políticas públicas para inclusão dos catadores, ações de gestão, formação, diálogo (entre os grupos e entre governos), transversalidade (pesquisa e sistema de informação).

Maria Mônica, representante do Movimento Nacional dos Catadores contou sua experiência, reforçando o quanto resistiu até se engajar neste processo, quando se descobriu como uma liderança no projeto Brasil – Canadá. Enfatizou que a metodologia participativa empodera pessoas e, isso sim, é a verdadeira transformação, trabalhar em conjunto para o funcionamento do coletivo, por meio de uma rede de comercialização.

Ronalda Barreto, representante da Universidade Estadual da Bahia, apresentou o projeto Ecofolia Solidário, que visa organizar o sistema de coleta seletiva durante as festividades do carnaval. Ela relatou a situação precária das cooperativas de Salvador e salientou o quanto a luta pela sobrevivência gerou sustentabilidade política para os catadores. O projeto é organizado em cinco centrais de apoio ao catador onde ele recebe uniforme e três refeições diárias. O ganho educativo é reforçado, pois todos os serviços oferecidos nesse projeto são provenientes de empreendimentos de economia solidária, além do ganho no combate ao trabalho infantil, muito comum nessa época do ano.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio