Instituto 5 Elementos protagoniza no VII Fórum de Educação Ambiental
O evento, considerado o mais importante no setor da Educação Ambiental no país, apresenta o campo para novos militantes e educadores.
Importante parceiro na realização do VII Fórum Nacional de Educação Ambiental, o Instituto 5 Elementos irá somar sua missão de disseminar conhecimentos para transformar a relação das pessoas com a natureza ao objetivo do evento que acontece em Salvador (BA), entre 28 e 31 de março.
Além do Instituto integrar a comissão de seleção dos trabalhos a serem expostos, irá apoiar a área de comunicação do Fórum e promover uma série de oficinas e painéis que fortalecem a cultura da organização em rede e o papel da educação ambiental para o desenvolvimento comunitário.
“Os três primeiros Fóruns Brasileiros de EA, aconteceram em São Paulo na década de 90, sendo que o Instituto 5 Elementos fez parte do comitê organizador, junto com outras ONGs e Universidades. Em 1997, aconteceu o IV fórum em Guarapari/ES; em 2004, o V encontro em Goiânia; em 2009, o VI no Rio de Janeiro; e agora, o VII em Salvador/BA. É muito importante ver sementes como estas caminharem pelo Brasil, disseminando a música da Educação Ambiental com tantos novos atores socioambientais em nossa orquestra”, fala Mônica Borba, coordenadora institucional da entidade.
Na oficina “Gestão participativa de projetos socioambientais e de processos de desenvolvimento local”, os coordenadores do 5 Elementos que atuam no Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, da ETH Bioenergia, André Biazoti e Samuel Protetti, pretendem facilitar a construção coletiva de estratégias para a gestão de projetos socioambientais e a formação de lideranças. A vivência terá duração de seis horas.
Já a coordenadora de comunicação da entidade, Flávia Santana e a consultora Simone Mamede desenvolvem a oficina “Educomunicação Radiofônica como Instrumento de Políticas Públicas em Rádios Comunitárias”. A ideia é mostrar como a educomunicação permite construir saberes coletivos e promove a difusão do conhecimento ambiental, e também levar técnicas de radiofonia, reportagem de campo, gravação, locução e criação de um programa de rádio na oficina. “Promover as rádios comunitárias é também um objetivo da iniciativa, pois estas contribuem ainda mais para os cidadãos se engajarem na temática ambiental”, comenta Flávia.
As educadoras ambientais do Instituto, Leila Vendrametto e Gabriela Arakaki, vão levar painéis abordando o “Programa de Educação Ambiental de Itapevi/SP”, uma parceria com o Instituto Eurofarma e “Centro de Educação Ambiental HSBC, em Caucaia do Alto/SP”, ambos conduzidos pelo 5 Elementos.