Instituto 5 Elementos promove Oficina de Peixe Seco na comunidade da Praia do Sono, em Paraty/RJ

O movimento da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara está realizando diversas ações no território caiçara do sul fluminense em que está atuando. No mês de julho, o movimento ofereceu gratuitamente uma oficina de Peixe Seco para os comunitários da Praia do Sono. 

 

Para entender o contexto, durante muitos anos, a Praia do Sono não teve acesso a energia elétrica e foi necessário desenvolver uma maneira de armazenar as tainhas pescadas na região. Para isso, foi desenvolvido a prática de salga desses peixes para que eles possam ser armazenados e consumidos posteriormente. O Peixe Seco produzido na Praia do Sono é muito conhecido e buscado regionalmente, mas essa prática vem se perdendo ao longo dos anos, principalmente após a chegada da energia elétrica.

 

Para reafirmar a importância desta cultura ancestral caiçara contamos com a presença da mestra caiçara Zeni que foi responsável por ministrar a Oficina de Peixe Seco para os comunitários interessados em aprender mais sobre a prática. 

 

Mestra Zeni, para ela é muito importante que a cultura caiçara seja passada para as novas gerações para que suas tradições continuem a existir.

Zeni, após se casar aos 16 anos, precisou aprender com seu sogro a como escalar e salgar peixes para também prover para sua família e, atualmente, a tradição ainda perdura em sua família e o marido de Zeni ainda vende peixe seco em Paraty. Da mesma forma que seu sogro a ensinou a escalar e salgar peixes, Zeni passou esse conhecimento para os demais comunitários, e explicou para os participantes todas as etapas do processo para fazer o peixe seco, desde o corte até a salga do peixe. Todos os participantes puderam colocar em prática esse conhecimento!

 

Veja abaixo algumas fotos que foram tiradas durante esse evento lindo!

 

 

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio