Instituto 5 Elementos promove Oficina de Peixe Seco na comunidade da Praia do Sono, em Paraty/RJ
O movimento da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara está realizando diversas ações no território caiçara do sul fluminense em que está atuando. No mês de julho, o movimento ofereceu gratuitamente uma oficina de Peixe Seco para os comunitários da Praia do Sono.
Para entender o contexto, durante muitos anos, a Praia do Sono não teve acesso a energia elétrica e foi necessário desenvolver uma maneira de armazenar as tainhas pescadas na região. Para isso, foi desenvolvido a prática de salga desses peixes para que eles possam ser armazenados e consumidos posteriormente. O Peixe Seco produzido na Praia do Sono é muito conhecido e buscado regionalmente, mas essa prática vem se perdendo ao longo dos anos, principalmente após a chegada da energia elétrica.
Para reafirmar a importância desta cultura ancestral caiçara contamos com a presença da mestra caiçara Zeni que foi responsável por ministrar a Oficina de Peixe Seco para os comunitários interessados em aprender mais sobre a prática.
Zeni, após se casar aos 16 anos, precisou aprender com seu sogro a como escalar e salgar peixes para também prover para sua família e, atualmente, a tradição ainda perdura em sua família e o marido de Zeni ainda vende peixe seco em Paraty. Da mesma forma que seu sogro a ensinou a escalar e salgar peixes, Zeni passou esse conhecimento para os demais comunitários, e explicou para os participantes todas as etapas do processo para fazer o peixe seco, desde o corte até a salga do peixe. Todos os participantes puderam colocar em prática esse conhecimento!
Veja abaixo algumas fotos que foram tiradas durante esse evento lindo!