Instituto 5 Elementos participa da Audiência Pública sobre Resíduos Sólidos em São Paulo

A Terceira Audiência Pública para a construção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi realizada entre os dias 10 e 11 de outubro em São Paulo. A primeira delas, na região Centro-Oeste, aconteceu em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de setembro. A segunda ocorreu em Curitiba-PR, seguida das audiências estaduais de Belém e Recife.

Em São Paulo, cerca de 400 participantes, entre representantes do Ministério do Meio Ambiente, do governo do Estado e da sociedade civil organizada reuniram-se com o objetivo de discutir questões relacionadas à gestão dos resíduos sólidos no País.

Os grupos trataram dos temas Resíduos Sólidos e a Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis; Resíduos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários; Resíduos Industriais; Resíduos de Mineração; Resíduos Agrosilvopastoris; e Resíduos da Construção Civil.

A audiência foi sediada pela FIESP, e na abertura do evento, foi apresentada a proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O encerramento contou com uma plenária de contribuições.

As coordenadoras do Instituto 5 Elementos, Mônica Borba e Rizpah Besen, participaram dos Grupos de Trabalho de resíduos urbanos, nos quais foram discutidas diretrizes, estratégias e metas do Plano. As contribuições tiveram três focos principais, sendo o primeiro aprimorar metodologias na área de educação para a sustentabilidade, pois a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos exige um novo olhar e atitudes proativas de todos os setores envolvidos. O segundo foco foi fortalecer e apoiar a inclusão dos catadores na coleta seletiva e na logística reversa. E o terceiro visa priorizar o tratamento adequado dos resíduos úmidos por meio da compostagem, tanto em centrais municipais de compostagem quanto nas residências.

As audiências públicas têm o propósito de garantir a participação da sociedade na construção do Plano. A próxima audiência será em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro. Inscreva-se aqui Conheça o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio