Instituto 5 Elementos ministra oficina de metodologias de gestão participativa no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Por Flávia Santana

“Gestão participativa de projetos socioambientais e de processos de desenvolvimento local sustentável” foi o tema da oficina ministrada no dia 30 de março por Samuel Protetti, André Biazoti, Emanuela Alfieri e Lílian Marques, coordenadores de projetos do Instituto 5 Elementos no Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

A atividade teve como objetivo apresentar aos participantes metodologias aplicadas em processos de gestão participativa envolvendo projetos de sustentabilidade. As dinâmicas selecionadas foram Investigação Apreciativa, Café com Prosa e Aquário.

A abertura da oficina se deu com a Investigação Apreciativa, na qual os participantes foram divididos em grupos de três pessoas, sendo que cada uma delas tinha a função de entrevistar um colega, responder a perguntas pré-estabelecidas pelos oficineiros e registrar as respostas. Ao final da atividade, aqueles que se sensibilizassem com histórias de vida contadas no grupo tinham espaço para compartilhá-las com todos os presentes. A investigação apreciativa é uma metodologia muito utilizada para aproximar e engajar pessoas que trabalharão em processos de gestão participativa, por meio da troca de experiências de vida.

Em seguida, foi proposto um Café com Prosa, com o seguinte questionamento: “Como a Educação Ambiental pode ser trabalhada no processo de desenvolvimento local?”. Os participantes foram divididos em três grupos para debater e formular propostas de ações que respondessem a essa pergunta. Nessa metodologia, cada grupo tinha um anfitrião, responsável por colher as ideias sugeridas pelos demais e sistematizá-las num único documento. Ao final da atividade, os anfitriões apresentaram um quadro geral das construções de cada grupo.

Para encerrar, foi aplicada a dinâmica Aquário, na qual a equipe que ministrou a oficina se reuniu, na presença dos participantes, para debater os principais pontos e resultados das atividades realizadas. O interessante desta metodologia é que as pessoas acompanham esse processo como observadoras, mas, caso sintam necessidade ou tenham alguma dúvida a respeito do que está sendo levantado, podem interferir, fazendo perguntas sobre as questões abordadas na reunião.

O impacto da oficina foi positivo, pois além da apreensão das metodologias, os 28 participantes destacaram características relevantes a serem consideradas para o sucesso de uma gestão participativa, tais como a busca do diálogo, envolvimento, não preconceito, construção de vínculos sociais, abertura a novas ideias e aprender a ouvir o outro.




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio