Instituto 5 Elementos integra Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo
Desde 2012 o Instituto 5 Elementos compõe o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, uma parceria entre o Instituto Ethos e a Rede Nossa Paulo, no âmbito do Projeto Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo, criado em 2010.
O Grupo de Trabalho integra representantes de empresas e organizações da sociedade civil que atuam com a temática de resíduos sólidos na cidade de São Paulo.
A primeira contribuição do Instituto 5 Elementos ao grupo foi o apoio na elaboração do questionário de pesquisa sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e a logística reversa, junto às empresas associadas ao Instituto Ethos. A pesquisa está em fase de sistematização e a publicação de seus resultados está prevista para a Conferência Ethos 2012.
No dia 17 de novembro de 2011, o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), realizou o seminário “Resíduos Sólidos e a Cidade: os Desafios para São Paulo”, na sede da entidade na capital paulista.
No momento, o Grupo de Trabalho abre espaços de diálogo com as Secretarias Municipais de Serviços e de Meio Ambiente da cidade. O objetivo, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é participar e contribuir com as discussões para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Também se pretende construir conjuntamente com o poder público municipal um grupo de indicadores de referência que se apliquem aos resíduos de São Paulo, de modo que a cidade possa caminhar para atingir as metas previstas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que determina apenas rejeitos em aterros sanitários até agosto de 2014.
Entendemos que a Política Nacional de Resíduos Sólidos quebra antigos paradigmas sobre o lixo, propõe uma nova lógica e se configura como uma oportunidade para a cidade. Ela se relaciona à possibilidade de rever e adequar o contrato de concessão firmado com as empresas Loga e Ecourbis em uma relação de ganha- ganha para as empresas, para o poder público e para a sociedade paulistana.
Criar espaços de transparência e controle social na questão dos resíduos da cidade de São Paulo é necessário e urgente, o momento é esse, sob pena de construirmos um Plano Municipal de gabinete que não atenda de fato a Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e os anseios da sociedade.
Por Gina Rizpah Besen – Coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos