Turismo de Base Comunitária será fortalecido na região norte do estado do Rio de Janeiro

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade tem o prazer de anunciar que foi selecionado para a Chamada de Projetos n° 11/2022 – Turismo de base comunitária no RJ, promovido pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para Biodiversidade. Essa ação terá 18 meses de duração (out/22 a mar/24) e será desenvolvida em parceria com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA) junto às comunidades caiçaras da Praia do Sono, Ponta Negra, Pouso da Cajaíba e Trindade, no município de Paraty/RJ. 

 

Mapa de influência do projeto – Da Floresta ao Mar

 

O projeto “Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara” irá realizar um trabalho em quatro vertentes para e com as comunidades. A primeira delas se chama e “Espia Só” contará com oficinas e encontros presenciais com moradores e líderes caiçaras para a realização de diagnóstico socioambiental participativo e registro de falas. Em um segundo momento, serão desenvolvidas as atividades do “Tô Dizendo”, que irá promover a formação de jovens e incentivo ao protagonismo das mulheres para o fortalecimento dos laços comunitários, através de ciclo de cursos e ciclo de palestras sobre o tema de meio ambiente e turismo, colaborando para uma atuação crítica e autônoma por parte da comunidade.

 

A terceira vertente do projeto, “Bamo”, irá realizar e desenvolver oficinas de construção coletiva e participativa para a definição junto aos comunitários dos roteiros e produtos de cada comunidade para o atendimento ao Turismo de Base Comunitária. Por fim, teremos a promoção e organização de evento tradicional caiçara para comunhão e celebração da cultura nas comunidades para os comunitários, sendo essa a ação e vertente final do projeto. 

 

Na 1ª fase do projeto vem sendo realizadas ações de contratação de equipe e planejamento geral, capacitações internas da equipe, e em novembro de 2022, o grupo gestor do projeto se encontrou presencialmente na Praia do Sono, no município de Paraty/RJ com lideranças locais, para desenvolver, integrar e entender melhor as realidades presentes na costa norte fluminense. Durante essa integração, foi possível perceber a peculiaridade e as diferenças entre as quatro comunidades caiçaras a serem impactadas pelos projetos, cada uma com sua própria identidade, desafios, mas sempre inseridas num contexto de beleza ambiental e fragilidades sociais, ambientais e econômicas.

 

As intercorrências do clima presente na região, devido às altas chuvas características da Mata Atlântica, também não passaram despercebidas por nossa equipe. Os desmoronamentos e as tragédias deixadas por eles foram notados, além de termos conversado com os comunitários para entender melhor suas situações e como estão suas vidas após as fatalidades e perdas geradas durante as fortes chuvas do início do ano de 2022. 

 

Placa localizada na comunidade de Ponta Negra – Paraty/RJ

 

Neste encontro, além das visitas as comunidades foram compartilhados o planejamento geral do projeto, bem como apresentados como serão efetivados os processos administrativos financeiros, ações de mobilização, articulação, comunicação. Importante ressaltar que durante as visitas as 4 comunidades foram detectadas atividades da cultura caiçara principalmente pelos mais velhos, encontrando diversos artesanatos que remetem as canoas e aos remos caiçaras, além de uma grande valorização natural e o desejo de manter e melhorar a qualidade da vida socioambiental de todas as comunidades ali presentes.

 

Praia do Sono – Paraty/RJ

Enfim, o projeto terá seu inicio junto às comunidades em fevereiro de 2023 e terá como objetivo apoiar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária, valorizando a Cultura Caiçara local. 

Caso haja interesse em participar, apoiar, divulgar nosso projeto entre em contato com comunicacao@5elementos.org.br.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio