Turismo de Base Comunitária será fortalecido na região norte do estado do Rio de Janeiro

O Instituto 5 Elementos tem o prazer de anunciar que foi selecionado para a Chamada de Projetos n° 11/2022 – TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Essa ação será desenvolvida em parceria com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), importante instituição local que atua no território caiçara com ações para a valorização da cultura caiçara e desenvolvimento de corridas de canoa de um pau só.

 

As ações do projeto serão desenvolvidas nas comunidades tradicionais caiçaras da Praia do Sono, Ponta Negra, Pouso da Cajaíba e Trindade, que compõem a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Reserva Ecológica da Juatinga com sobreposição a APA Cairuçu e REEJ. Além de tratar da região com um dos maiores remanescentes florestais contínuos de Mata Atlântica, as comunidades tradicionais caiçaras carregam um conhecimento empírico dos ciclos da floresta e do mar, além de manter a tradição da cultura de pesca, do cerco e de uma cultura enraizada na história do Brasil.

 

Mapa de influência do projeto – Da Floresta ao Mar

 

O projeto “Da Floresta ao Mar: Saberes da Canoa Caiçara” realizará ações organizadas em ciclos. O primeiro deles é o “Espia Só” que contará com oficinas e encontros presenciais com moradores e líderes caiçaras para a realização de diagnóstico socioambiental participativo e registros da cultura vivente. Em um segundo momento, serão desenvolvidas as atividades do “Tô Dizendo”, que irá promover a formação de jovens e incentivo ao protagonismo das mulheres para o fortalecimento dos laços comunitários, através de ciclo de cursos e ciclo de palestras sobre o tema de meio ambiente e turismo, colaborando para uma atuação crítica e autônoma por parte da comunidade.
A terceira vertente do projeto, “Bamo”, irá realizar e promover oficinas de construção coletiva e participativa para a definição junto aos comunitários dos roteiros e produtos de cada comunidade para o Turismo, com foco no atendimento de Base Comunitária.

 

Praia do Sono – Paraty/RJ

 

A valorização do conhecimento tradicional caiçara alinhado a conservação da biodiversidade regional torna se fundamental e emergencial para o desenvolvimento e incentivo a uma cultura de sustentabilidade. As comunidades tradicionais carregam a identidade da essência brasileira da forma como carrega em sua cultura as características da mescla na história do território nacional.

 

 

Contribuir com esses processos de valorização do ser humano através do protagonismo comunitária e economia solidária são os principais objetivos de nossas ações.

 

 

Acompanhe o desenvolvimento de nossas atividades nas redes sociais.

 

 

Seguimos, a Favor da Maré.

 

Placa localizada na comunidade de Ponta Negra – Paraty/RJ

 

Caso haja interesse em participar, apoiar, divulgar nosso projeto entre em contato com comunicacao@5elementos.org.br.

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio