Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade participa de manifesto do “Pimp My Carroça”

Carroças e catadores tornaram-se elementos quase indissociáveis no cenário urbano, com a atuação desse grupo na coleta de toneladas de materiais recicláveis desperdiçados diariamente. Agora, unindo arte, humor e cultura o movimento “Pimp my Carroça” vem promovendo a pintura das carroças e o aumento da interação das pessoas com esses trabalhadores, como forma de protesto e conscientização para o valor de seu trabalho.

Arte, humor e cultura: o movimento “Pimp my Carroça” promove a pintura das carroças e a interação da população com os catadores. (Imagem: Equipe Pimp my Carroça)

A Virada Sustentável realizada em São Paulo em 3 de junho, trouxe a primeira edição do “Pimp my Carroça”, com a presença de 50 catadores e mais de cem voluntários que celebraram a arrecadação coletiva de recursos para o projeto. O evento aconteceu no Vale do Anhangabaú, e além das carroças pintadas com frases de efeito, contou com a roda de conversa “Perspectivas futuras: desafios para a implantação de um sistema de coleta seletiva e reciclagem inclusivo e sustentável na cidade de São Paulo”.

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade participou do bate papo por meio de sua coordenadora de programas, Gina Rizpah Besen, contando ainda com a presença de Mateus Mendonça, do Giral Viveiro de Projetos, do urbanista Nabil Bonduki, e dos catadores Bispo, da Cooperglicerio, e Eduardo Ferreira, representando o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

“O Pimp chama a atenção para os catadores, que com suas carroças prestam serviço para o poder público, para as empresas e para a sociedade, sem nenhum reconhecimento ou remuneração por isso. O Instituto 5 Elementos vem cobrando da Prefeitura de São Paulo, em todos os fóruns de que participa, a elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos com efetiva participação da sociedade civil, ampliação das centrais de triagem e das organizações de catadores de forma remunerada, incluindo ações de apoio à integração dos catadores avulsos às cooperativas”, declara Rizpah.

Instituto 5 Elementos participou do bate papo e concepção do Manifesto que reforça a importância de reconhecimento do catador como um agente fundamental na coleta seletiva municipal.

Um dos principais resultados do encontro na Virada Sustentável foi a criação de um Manifesto para a valorização dos catadores, que contou com a participação direta do Instituto 5 Elementos. Hoje, são cerca de 16 mil catadores só em São Paulo, sobrevivendo da coleta de materiais recicláveis, coletando e destinando de forma eficiente os resíduos sólidos para reciclagem.

Entre outros temas, o manifesto reforça a importância de reconhecimento do catador como um agente fundamental na coleta seletiva municipal, a garantia de liberdade de circulação e a implantação imediata de ao menos uma central de triagem para cada uma das subprefeituras da cidade, além de contratação e remuneração justa pelos serviços prestados, garantindo melhores níveis de renda a essas pessoas.

Acesse o documento aqui: http://pimpmycarroca.blogspot.com.br/2012/06/manifesto-pimp-my-carroca.html#!/2012/06/manifesto-pimp-my-carroca.html

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio