Instituto 5 Elementos e Instituto Internacional de Educação do Brasil estabelecem cooperação técnica para realizar o Projeto Marajó Socioambiental 2030

O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade junto com a EcoFazenda Patú Anú da Awí Superfoods e o Instituto Internacional de Educação do Brasil-IEB estabeleceram uma parceria para realizar o projeto Marajó Socioambiental 2030, iniciativa financiada pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. 

 

O projeto tem como principais atividades regenerar e formar florestas em reservas extrativistas potencialmente manejáveis para práticas agroflorestais sustentáveis, plantando de 500.000 mudas, fortalecendo institucionalmente as cooperativas e associações locais, para promover formação de uma economia circular e práticas agroflorestais, além de disseminar práticas e cultura de sustentabilidade junto aos jovens e professores das escolas locais.


Neste sentido as ações educativas ganham um papel fundamental no projeto visando efetivar os objetivos, numa perspectiva que envolve os agricultores, bem como os jovens da região da Ilha de Marajó, especificamente nos municípios de Portel, Breves e São Sebastião da Boa Vista, área de influência direta do projeto. O projeto Marajó Socioambiental 2030 teve seu início em novembro de 2021 e tem duração de 36 meses, com seu término previsto para outubro de 2025. 

 

O Plano de Educação Ambiental do projeto Marajó Socioambiental 2030 irá desenvolver um eixo estruturante iniciando com formações semestrais tendo como sequência oficinas mensais integradas ao monitoramento das ações nas comunidades, realizando mutirões de plantio, e campanhas de comunicação socioambientais envolvendo nossos públicos prioritários: os agricultores das cooperativas locais e agentes socioambientais. Como desdobramento do eixo estruturante serão realizadas diversas atividades envolvendo alunos das escolas das cidades de abrangência do projeto, com liderança dos agentes socioambientais formados nas atividades do eixo estruturante.

 

 

A formação de Agentes Socioambientais e Agricultores para atuarem enquanto mobilizadores das ações de montagem e manejo de viveiros e plantios de mudas em SAFS – Sistemas Agroflorestais junto às cooperativas e associações, além da produção coletiva de fotos e vídeos desses aprendizados e saberes é o principal objetivo do projeto.

 

 

 

 

Nesta perspectiva, os processos educativos das atividades partem do princípio metodológico com foco no diálogo, que potencializa as rodas de conversa para revelar as identidades e valorização dos saberes locais associados a Agenda 2030, na perspectiva de envolver todos os participantes de forma significativa, estimulando novas ideias e práticas ligadas a sustentabilidade e fortalecendo processos de regeneração social e ambiental nas comunidades de abrangência do projeto. 

 

Em abril a equipe do Instituto 5 Elementos – Mônica Pilz Borba fundadora e diretora executiva e Eduardo Vitale estiveram presentes em Belém para reunião com equipe do EIB e em Marajó no município de Breves na fazenda da AWI, conhecendo os sistemas agroflorestais já formados, viveiro e equipe.

   

Monitoramento das atividades e integração com a equipe da Ecofazenda Escola Patú Anú em Breves. Abril/2022

Viveiro de Breves em Abril de 2022.

Também ocorreu a visita na comunidade Acoti Pereira, próxima de Portel, que mantém uma forte organização social com autonomia e propósito. Lá existe um lindo espaço comunitário, onde nos apresentamos e trocamos ideias sobre educação, meio ambiente, comunicação, assuntos de interesse mútuo. Participaram cerca de 40 pessoas, senhores(as), adultos, jovens e crianças, além da equipe do IEB, 5 Elementos e AWI. Foi visitada a área onde será o viveiro, que já tem uma estrutura básica com algumas mudas plantadas.  

 

Reunião de integração do Projeto Marajó Socioambiental 2030 na comunidade Santo Ezequiel Moreno em Portel. Abril/2022

 

 

Reconhecimento do Viveiro em ativação na comunidade Santo Ezequiel Moreno em Portel. Abril/2022

 




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio