Instituto 5 Elementos e as Crianças: separação de resíduos sólidos

Ao longo deste mês falamos sobre diversas atividades e projetos que podem ser realizadas com crianças e seu envolvimento e pertencimento a natureza, oferecendo diversos exemplos de atividades ecopedagógicas. A ecopedagogia busca evitar que agressões sejam feitas contra o meio ambiente, sua fauna e flora, além de conscientizar sobre a manutenção e preservação de nossos biomas e de nosso planeta.

A primeira atividade que iremos sugerir neste último post, é o ensino da separação de resíduos sólidos em casa. Peça para que a criança fale tudo aquilo que ela considera como lixo. Após a resposta, explique que lixo é tudo aquilo que não pode ser reciclado mas praticamente todos os resíduos sólidos podem ser reciclados se descartados da maneira correta – e o que mais temos em nossas casas são resíduos sólidos.

Após essa breve explicação, utilize embalagens já utilizadas e peça que a criança as separe em metais, plásticos, vidro e papel, já com a finalidade de serem enviados ou descartados de maneira correta. Também veja se os produtos tecnológicos ou de difícil separação de materiais possuem logística reversa, algumas empresas já trabalham com esse sistema.

Depois de tudo isso, comece a pedir a ajuda da criança em suas compras para que ela também possa avaliar se as embalagens poderão ser recicláveis ou não, passe a incluí-la nas decisões que irão impactar o meio ambiente.

Já para aqueles que querem trabalhar a separação de resíduos sólidos em escolas, nós recomendamos a leitura da atividade “Linha do Tempo: do Lixo ao Resíduo”, que se encontra no livro do Professor da Coleção Consumo Sustentável e Ação. A atividade pode ser encontrada aqui.

E assim terminamos essa série! Fiquem de olho nas próximas séries que serão lançadas ao longo deste ano!




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio