Instituto 5 Elementos apoia a realização do Projeto Agroecologia sem Plástico, que reinicia suas pesquisas em 2023

Agroecologia Sem Plásticos é um projeto desenvolvido pelo coletivo Embala Agroecológicas, que visa estudar e substituir embalagens plásticas por opções compostáveis e reutilizáveis na rede de agroecologia de São Paulo. O objetivo principal do projeto é reduzir o uso de embalagens contaminantes na produção e comercialização de alimentos agroecológicos.

 

 

Em 2021, Camila Peters Ferrão, fundadora do projeto, em parceria com a Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB) e Global Alliance for Incinerator Alternatives (GAIA). Para o projeto se reuniram 25 coletivos da rede de agroecologia de várias regiões do país. Os encontros enfatizaram a importância da origem dos materiais das embalagens, bem como seu destino final e impactos na saúde ambiental e contaminação dos produtos agroecológicos. Nos 3 encontros online, em formato de webinário, chegaram na conclusão de que existem, essencialmente, 2 caminhos para as embalagens agroecológicas: compostáveis ou reutilizáveis.

 

 

Em parceria com os coletivos, que envolviam consumidoras, agricultoras e pessoas envolvidas na comercialização de produtos agroecológica, o projeto buscou soluções baseadas nos conceitos da economia circular e no design “berço ao berço” para substituir embalagens plásticas. Foram realizadas discussões aprofundadas sobre os desafios enfrentados na gestão de resíduos, e a problemática das embalagens de plástico, considerando a saúde planetária e humana. A partir dos produtos comercializados entre os grupos presentes, foram definidos 9 desafios para a busca de soluções: sacola plástica, sacos plásticos para grãos e farinhas, bandejas de isopor, sacos plásticos para pães, sacos para saladas, sacos para frutas, embalagens de ovos, sacos para congelados, embalagens de bolos e doces em plástico duro. 2 grupos tiveram a oportunidade de testar soluções, comprando materiais alternativos.

 

 

A sacola plástica e o isopor foram substituídos por alternativas compostáveis e reutilizáveis de palha e celofane. A comunicação desse experimento também foi comunicado às consumidoras para possibilitar a logística reversa dos materiais.

 

 

Os encontros continuaram em forma de grupo de estudos com encontros online mensais em 2022.

Em 2023, de março a maio, o projeto Agroecologia Sem Plásticos esteve em residência artística na Casa do Povo, adquirindo formato de gestão coletiva pelo grupo “Embala Agroecológicas”. Durante a residência, foram realizadas oficinas abertas de capacitação e educação ambiental abordando temas como materiais e resíduos, logística reversa, confecção de embalagens e a partir de fibras naturais e precificação. O grupo também aprimorou a sistematização de conhecimentos e ofereceu consultorias individuais para produtoras e consumidoras para substituir embalagens a partir de uma metodologia que olha para soluções específicas para cada produto.

 

Beatriz Navarro, Manoella Mignone, Camila Peters Ferrão

 

Atualmente, o projeto continua em parceria com o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e GAIA, buscando aprimorar e sistematizar materiais alternativos ao plástico no circuito agroecológico, em colaboração com grupos de consumo responsáveis de São Paulo e comunidades agroecológicas do Vale do Ribeira.

 

Resultado da oficina de confecção de embalagens com fibras naturais

 

Resultado da consultoria para embalagem de café com papel anti-gordura e kraft




Rua Catão, 1173 – Lapa – São Paulo/SP | CEP:05049-000

55 11 3871-1944

comunicacao@5elementos.org.br

 

Política de Privacidade

Copyright © 2019 5 Elementos - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio