Introdução
A Política Nacional de Educação Ambiental, orienta a criação CEAs – Centros de Educação Ambiental, e de em 2011, o Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA publicou a Recomendação número 11 ratificando e orientando a criação desses espaços educadores, atendendo a educação formal, não formal e informal dispondo de espaços, equipamentos educativos, equipe educativa e projeto político-pedagógico, considerando as características socioambientais da região, o seu histórico e suas potencialidades e estimulando a construção de sociedades sustentáveis. Nesta perspectiva segundo o Ministério da Educação (MEC), os CEAs devem buscar dialogar com professores sobre como a educação pode contribuir para a construção de sociedades sustentáveis.
Sendo assim, a Educação Ambiental parte de uma pedagogia da práxis e da participação, concebendo como instrumento para a construção de princípios emancipatórios e valores de sociedades sustentáveis, considerando as dimensões da sustentabilidade social, ambiental, política, econômica e cultural; estimulando à mobilização e à participação em ações cidadãs em prol da sustentabilidade, superando a ênfase individualista na esfera comportamental.
Breve Histórico do Proponente
O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade I5E, fundado em 1993, com 32 anos de atuação na área de educação ambiental www.5elementos.org.br promove inúmeros projetos e publicações ao longo de seu percurso, destacando um programa específico com a criação e gestão pedagógica de Centros de Educação Ambiental nos parques Ibirapuera – Trilha Radical Verde (1998 a 2004), na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano – Trilha Morumbi Verde (2003 a 2006) e no Parque Villa Lobos, Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos (2006 a 2008), envolvendo escolas, universidades, associações educacionais, por meio de visitas monitoradas durante a semana recebendo grupos de crianças, jovens e professores e oportunizando aprendizagens de diversos temas ligados às questões socioambientais de interesse dos grupos.
Contexto CEAPLAM e Parcerias Estratégicas
O Parque Villa-Lobos pertence ao Estado de São Paulo, mais especificamente à SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e foi concedido à empresa Reserva Parques em abril de 2022, por 30 anos. Em novembro de 2024, o Instituto 5 Elementos elaborou uma proposta para reativar o Centro de Educação Ambiental e de Plantas Medicinais, solicitando uma concessão por 5 anos, e a Reserva Parques sinalizou positivamente a utilização deste espaço, desenvolvendo as atividades a partir do início de 2025.
A partir deste acordo firmado entre o Instituto 5 Elementos e a Reserva Parques, em março de 2025, o I5E articulou parcerias de cooperação técnica para apoiar a temática das Plantas Medicinais e já tem temos assinados termos de cooperação técnica com:
que vão apoiar a programação, bem como na difusão das informações e divulgação do CEAPLAM.
Objetivo Geral do CEAPLAM
Ser um espaço educador dedicado a Educação Ambiental e à promoção da Saúde e do Bem-estar, e demais temáticas da educação ambiental, por meio do conhecimento do uso consciente de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo ações dinâmicas e engajadoras que formem cidadãos mais conscientes e proativos na preservação socioambiental integrada à saúde individual e coletiva.
Objetivos específicos
Funcionamento
O CEAPLAM irá funcionar de 3ª a domingos e feriados os 12 meses do ano, das 8h às 17h.
Metas de atendimento anual
Nossa meta anual será de 50 mil beneficiados diretos gratuitamente por ano, lembrando que o público potencial de visitantes do Parque Villa-Lobos semanalmente 50.000 e por mês 200.000.
Teremos um sensor para medir o número de pessoas que visitem o espaço do CEAPLAM todos os dias.
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